Maniac é uma nova série de comédia e ficção científica da Netflix que estreia no dia 21 de setembro, sexta-feira. A trama vai acompanhar Owen Milgrim, um jovem que não se sente pertencente em nenhum lugar e já passou por um “ataque psicótico”, e Annie Landsberg, uma dependente química que não consegue lidar com um problema de família. Os dois aceitam participar do teste de um medicamento que promete eliminar todos os tipos de dor desnecessária em três dias. Mas não será tão fácil assim. Presos em uma clínica, vão acabar viajando por diversos mundos fantasiosos.
O conceito é um pouco difícil de entender, então confira o trailer:
Caso você ainda não tenha se convencido em assistir à produção, o Guia da Semana listou mais 5 motivos para você ver Maniac. Confira:
O elenco
Muitas séries da Netflix nos apresentam a artistas novos, mas Maniac chega com duas estrelas de peso interpretando seus protagonistas. Annie Landsberg é interpretada por Emma Stone, que já ganhou um Oscar por La La Land e foi indicada a muitos outros prêmios, enquanto Jonah Hill, também indicado para alguns prêmios, interpreta Owen Milgrim.
O diretor
O diretor da série é Cary Fukunaga, um premiado cineasta responsável por trabalhos que você certamente conhece. Fukunaga já fez parte de trabalhos muito variados, desde It: A Coisa até o documentário Beasts of No Nation. Ele levou ainda um Emmy para casa por seu trabalho como diretor do drama True Detective.
A inovação
Tem muita gente afirmando, inclusive a própria Emma Stone, que Maniac é diferente de tudo o que já foi feito na televisão – para o bem ou para o mal. Isso porque a série se propõe a explorar diversos mundos e histórias em apenas dez episódios, enquanto ainda desenvolve as tramas das vidas reais dos protagonistas e debate de forma humorada temas latentes como transtornos mentais.
É uma minissérie
A boa notícia para quem não tem paciência é que Maniac é uma minissérie, ou seja, não deve continuar depois da primeira temporada – ainda que haja casos de minisséries que fizeram tanto sucesso que continuaram. Pode assistir tranquilo porque, ao final do décimo episódio de uma hora, você certamente terá um final para se contentar - ou não.
A crítica
Maniac recebeu críticas muito boas e muitas delas abordam o fato de que a série consegue navegar entre gêneros de forma excepcional, consegue quebrar expectativas pré-concebidas, envolve pelos seus efeitos especiais e, claro, tem um elenco de peso. Ainda que alguns tenham até chegado a dizer que é a melhor série do momento, no entanto, outros disseram que não é tão boa, principalmente por se propor a uma trama de histórias muito complicadas. De qualquer forma, uma série que divide a crítica assim merece ser assistida.
Atualizado em 23 Set 2018.