O novo drama da Netflix, Olhos que condenam (When They See Us), acompanha a história de cinco adolescentes negros, que ficaram conhecidos como Os Cinco do Central Park, acusados de um estupro que não cometeram. A minissérie de quatro partes se passa em três épocas diferentes, primeiro em 1989, quando eles são acusados pela primeira vez, depois em 2002 e 2014, quando nos mostram as consequências disso.
Confira o trailer:
Para você saber se vale a pena dar uma chance à produção, o Guia da Semana listou 5 motivos para você ver Olhos Que Condenam. Confira:
A história
A série é baseada em uma história real que aconteceu há cerca de trinta anos. O ocorrido recebeu muita atenção da mídia e até ganhou um documentário. A série da Netflix promete se distinguir do que já foi feito por contar as histórias individuais de cada um dos cinco adolescentes, que até agora foram tratados como Os Cinco do Central Park, de forma única e humanizada.
Ava DuVernay
A série foi criada e dirigida por Ava DuVernay. A americana já foi indicada ao Oscar por seu documentário A 13ª Emenda, pelo qual conquistou dois Emmys, e já trabalhou em diversas outras produções de sucesso. Seu trabalho é conhecido por tocar em questões raciais e dar visibilidade a setores marginalizados da sociedade.
Elenco
A produção contou com o ótimo trabalho de um elenco de peso. Entre os nomes estão os vencedores do Emmy Felicity Huffman (Desperate Housewives), John Leguizamo (John Leguizamo: Freak) e Blair Underwood (Give), isso tudo sem falar das indicações ao Oscar e o Globo de Ouro.
Crítica
A série tem recebido ótimas críticas pela maneira humana como aborda uma história que foi de certa forma desumanizada pela mídia, à época, trazendo momentos realmente emocionantes. No Metacritic, site que reúne críticas especializadas, a série alcança 86 pontos, uma marca considerada altíssima.
O número de episódios
A produção tem somente quatro episódios de cerca de uma hora, que cobrem os principais momentos relacionados ao caso ao longo de 25 anos, de 1989 a 2014, e estreiam todos no dia 31 de maio. Então, tempo certamente não é um motivo para deixar de assistir à produção.
E aí, que tal dar uma chance para essa série que tem tudo para ganhar um — ou mais — Emmy?
Atualizado em 31 Mai 2019.