A série Game of Thrones, que estreou na TV em 2011, finalmente chega ao fim em 2019. A trama, que se passa em um mundo de fantasia de inspiração medieval, acompanha diversas famílias lutando pelo Trono de Ferro, o famoso assento do poderoso governante dos Sete Reinos. A última temporada da trama chega ao fim no dia 14 de abril, mas ainda dá tempo de correr atrás e ver as temporadas anteriores para, então, acompanhar os últimos episódios da famosa trama.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 motivos para ver a série Game of Thrones. Confira:
Os prêmios
Game of Thrones recebeu nomeações a mais de 800 prêmios desde que começou a ser exibida. Entre as vitórias, estão um Globo de Ouro e nada menos que 47 Emmys, atrás somente do talk show Satuday Night Live, o que faz de Game of Thrones a série dramática mais premiada na história do evento. Isso já não é motivo suficiente para dar uma chance?
Os livros
Todos sabemos que as melhores séries costumam ser aquelas baseadas em livros. Isso porque é muito melhor construir um show com base em algo que já existe. Game of Thrones é baseado na série As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Maritin. O primeiro livro da saga, A Guerra dos Tronos, foi lançado em 1996 e os dois últimos ainda não estão prontos. Isso significa que as tramas da TV e do livro acabaram se afastando - quem sabe você não acaba querendo ler os livros também?
O universo
Justamente por ser baseado em uma saga de livros enormes, que apostam nos detalhes à exaustão, o universo da série é extremamente complexo. Essa complexidade vai desde a geografia do mundo onde a trama se passa, com direito a mapas detalhados já na abertura da série, até às línguas que são faladas, para além do inglês, como é o caso do valariano, idioma criado pelo linguista David J. Peterson especialmente para a produção. Você pode até aprender o Alto Valiriano na internet.
Os personagens
Um dos principais motivos para ver Game of Thrones é a forma cuidadosa como são construídos os personagens, assim como a forma como eles evoluem. Aqueles que assistiram a todos os episódios atentos sabem como os personagens mudaram ao longo das temporadas. Ver seu personagem preferido crescer, amadurecer e virar o jogo é certamente uma das melhores partes de um bom drama.
O orçamento
Fazer figurinos elaborados, castelos espetaculares e, claro, dragões, certamente não é nada barato, e Game of Thrones não economizou. Cada episódio da série custou, em média, 10 milhões de dólares. Vale, no mínimo, dar uma chance para uma das séries mais caras já produzidas.
Vários pontos de vista
A série toma muito cuidado para não valorizar mais um personagem frente ao outro, tanto que é impossível citar apenas um personagem como o principal. Todos, dentre os principais, têm seu tempo de cena. Isso soma à série justamente porque leva o telespectador a acompanhar os acontecimentos sob diversos pontos de vista, o que fortalece a ideia sugerida pelo próprio nome da produção, de que estamos assistindo à um jogo, com um tabuleiro, que no caso é o continente fictício de Westeros, e diversos jogadores.
A imprevisibilidade
Poucas coisas são mais entediantes do que assistir a uma série na qual é sempre possível prever a próxima cena. Felizmente, Game of Thrones é cheio de reviravoltas - nem todas positivas, é verdade, rs.
A complexidade do gênero
Game of Thrones é, a princípio, uma série de fantasia, e não é difícil para um amante de Harry Potter gostar dela, mas, com suas tramas políticas, é capaz de conquistar também fãs de House of Cards, e com a complexidade de seu universo, também os fãs de Senhor dos Anéis. No fim, não é difícil entender o motivo pelo qual Game of Thrones tem fãs tão diferentes entre si.
As locações
As principais locações da série incluem Espanha, Irlanda do Norte, Croácia e Malta, além da Islândia, Marrocos e mais. Isso garante ao show um conjunto de cenários únicos e espetaculares. Não é à toa que hoje você pode encontrar diversos tours guiados pelas locações de Game of Thrones nesses países.
FoMO
Os falantes de inglês têm uma ótima expressão para se referir ao terrível sentimento de que você está perdendo algo importante enquanto todos ao seu redor curtem ao máximo, é o Fear of Missing Out, ou FoMO, medo de estar perdendo algo, em tradução livre. A partir de 14 de abril, e pelos meses que se seguirem, todos vão estar falando sobre o fim de Game of Thrones.
Você não vai querer ficar de fora e ser assombrado pelo FoMO, vai?
Atualizado em 8 Fev 2019.