A mais nova minissérie da HBO, Sharp Objects, chega ao canal e ao seu serviço de streaming, HBO Go, no dia 8 de julho, domingo. Com oito capítulos, a trama companha a repórter Camille Preaker, que retorna à sua pequena cidade-natal, Wind Gap, no Missouri, para escrever uma reportagem sobre o desaparecimento de duas pré-adolescentes. Tentando descobrir o que aconteceu, fantasmas do passado ameaçam retornar, Camille passa a se identificar talvez um pouco demais com as vítimas e coisas estranhas começam a acontecer.
O Guia da Semana foi conferir os dois primeiros episódios liberados para a imprensa e listou 5 motivos para você assistir a Sharp Objects. Confira:
O elenco
A protagonista da série é interpretada por ninguém menos que Amy Adams, indicada cinco vezes ao Oscar e vencedora de dois Globos de Ouro. A carreira da atriz no cinema é extensa e inclui sucessos dos mais variados gêneros, como A Chegada, Julie & Julia e A Trapaça.
Na televisão, Sharp Objects marca sua estreia em um papel importante – e ela mostra que dá conta do recado! Adams convence em seu papel de jornalista desleixada e traumatizada e oferece um personagem completamente diferente de tudo o que ela fez antes.
Além dela, Patricia Clarkson, também vencedora de diversos prêmios, se destaca no papel da mãe que perdeu a filha preferida e tem que suportar a que sobreviveu. Chris Messina não teve tempo de se mostrar muito, mas parece ser capaz de convencer no papel do detetive um pouco desacreditado da vida.
A direção
A série é dirigia pela mesma mente brilhante que dirigiu Big Little Lies, uma das séries de maior sucesso de 2017. Também da HBO, a trama de dez episódios dirigida por Jean-Marc Vallée recebeu quatro Globos de Ouro e oito Emmys. Não é difícil notar os dedos de Vallée em Sharp Objects, nos personagens desequilibrados, nos planos que constroem suspense ou nas significativas cenas da protagonista dirigindo um carro e ouvindo músicas no último volume.
Assim como Big Little Lies, o primeiro episódio da série pode parecer muito expositivo e se arrastar demais, e o fato de que os flashbacks apontam um trauma, mas não dizem muita coisa, pode incomodar um pouco. Mas logo no segundo episódio a série já começa a envolver, pega um ritmo melhor e revela um pouco mais para o telespectador. Os fãs da trama que se passa em Monterrey vão precisar dar uma chance para o drama de Wind Gap.
O livro
A série é baseada no primeiro livro da carreira de Gillian Flynn, Objetos Cortantes. O livro de maior sucesso da autora foi o segundo, Garota Exemplar, que figurou na lista dos best-sellers do New York Times e ganhou uma adaptação para o cinema. Flynn também é roteirista tanto da versão para o cinema de Garota Exemplar, indicado a um Oscar e um Emmy, quanto da versão para televisão de Sharp Objects e não decepciona. Apesar da exposição e da velocidade lenta do primeiro episódio, o segundo já começa a revelar um roteiro muito bem construído.
A cidade pequena
Monterrey de Big Little Lies, Riverdale da série de mesmo nome, Hawkins de Stranger Things e agora Wind Gap – as cidades pequenas são o lugar ideal para o desenvolvimento de uma boa trama de suspense. É claro que essa ideia não é nova, Twin Peaks está aí para provar isso, mas as cidadezinhas têm crescido na televisão, e não é difícil entender o motivo.
Wind Gap nos traz mais um clássico das cidades pequenas – todos se conhecem, todos parecem guardar segredos, todos parecem estar julgando as vidas uns dos outros e todos têm fortes opiniões sobre os crimes que têm acontecido na cidade. Pelo menos nos dois primeiros episódios, Sharp Objects parece acertar na dose de cidade pequena e prepara o terreno para um bom suspense policial – inclusive com umas pitadas de terror, com um susto ou outro.
É da HBO
Caso nenhum dos motivos acima não tenha te convencido, vamos apelar para o fato de que a série é da HBO, responsável por grande parte das séries mais comentadas da história da televisão. Estamos falando de Família Soprano, A Sete Palmos, Game of Thrones, e, mais recentemente, Big Little Lies e Westworld. E aí, vai dar uma chance?
Atualizado em 25 Jun 2018.