O filme "7 Prisioneiros", protagonizado por Rodrigo Santoro e Christian Malheiros, estreou na Netflix recentemente e já é um grande sucesso. O longa, que tem um roteiro incrível e conta com atuações impecáveis, é uma das grandes surpresas brasileiras que chegaram ao streaming este ano.
No entanto, as plataformas contam com outros filmes nacionais igualmente imperdíveis e, pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 filmes brasileiros para assistir até o fim do ano no streaming. Confira:
Bacurau
Num futuro recente, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?
Onde assistir: Telecine Play
Estômago
De um boteco simples a um restaurante renomado... à cela da prisão. A jornada de um talentoso cozinheiro em São Paulo é cheia de surpresas.
Onde assistir: Netflix
Aquarius
Clara, 65 anos, mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, Recife. Jornalista e escritora, viúva e mãe de três filhos adultos, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que quer ver o Aquarius demolido para dar lugar a um novo empreendimento. Dona do seu passado, presente e futuro, Clara irá encontrar nesse conflito uma energia nova e incomum na sua vida.
Onde assistir: Globoplay, Netflix e Amazon Prime Video
Cidade de Deus
O principal personagem do filme Cidade de Deus não é uma pessoa, o verdadeiro protagonista deste filme é o lugar. Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro no começo dos anos 80. Para contar a história deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto de vista do narrador, Buscapé. Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. Apesar de sentir que todas as chances estavam contra ele, descobre que pode ver a vida com outros olhos: os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional, assinando sua libertação.
Onde assistir: Telecine Play e Globoplay
Bicho de Sete Cabeças
Um adolescente é internado em um hospital psiquiátrico após seu pai descobrir um baseado em seu casaco e passa por situações abusivas na instituição. Estrelado por Rodrigo Santoro.
Onde assistir: Netflix
Três Verões
A cada verão, entre Natal e Ano Novo, o casal Edgar e Marta recebe amigos e família na sua mansão espetacular à beira mar. Em 2015 tudo parece ir bem, mas em 2016 a mesma festa é cancelada. O que acontece com aqueles que gravitam em torno dos ricos e poderosos quando a vida deles desmorona? Através do olhar de uma empregada e de um velho patriarca, ambos vítimas do sonho neoliberal, vemos um retrato do Brasil contemporâneo, imediatamente antes de 2018.
Onde assistir: Telecine Play e Looke
7 Prisioneiros
Para melhorar a vida da família no interior, o jovem Mateus aceita um trabalho em um ferro-velho em São Paulo, mas acaba envolvido no perigoso mundo do tráfico de pessoas. Agora, ele terá que decidir entre continuar trabalhando para o chefe criminoso ou colocar o futuro da família em risco.
Onde assistir: Netflix
Como Nossos Pais
Rosa é uma mulher que quer ser perfeita em todas suas obrigações: como profissional, mãe, filha, esposa e amante. Quanto mais tenta acertar, mais tem a sensação de estar errando. Filha de intelectuais dos anos 70 e mãe de duas meninas pré-adolescentes, ela se vê pressionada pelas duas gerações que exigem que ela seja engajada, moderna e onipresente, uma super-mulher sem falhas nem vontades próprias.
Onde assistir: Netflix e Looke
Marighella
1969. Marighella não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Em “Marighella”, filme dirigido por Wagner Moura, o inimigo número 1 do Brasil tenta articular uma frente de resistência enquanto denuncia o horror da tortura e a infâmia da censura instalados por um regime opressor. Em uma experiência radical de combate, ele o faz em nome de um povo cujo apoio à sua causa é incerto — enquanto procura cumprir a promessa de reencontrar o filho, de quem por anos se manteve distante, como forma de protegê-lo.
Onde assistir: Globoplay
A Vida Invisível
Rio de Janeiro, anos 1940. Eurídice (Carol Duarte), uma jovem talentosa mas bastante introvertida, e Guida (Julia Stockler), o oposto de seu temperamento, são duas irmãs inseparáveis que moram com os pais em um lar conservador. Mesmo tendo um forte elo que as une, elas trilham caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier).
Onde assistir: Telecine Play e Globoplay
Democracia em Vertigem
Em tempos de democracia em crise, o documentário retrata um dos períodos mais dramáticos da história brasileira, com a ascensão e queda de um grupo político e a trágica polarização do país. Com seu olhar pessoal, a cineasta Petra Costa (Elena) combina relatos do complexo passado político e industrial da própria família e o acesso sem precedentes a lideranças antigas e atuais — entre elas, os ex-presidentes Dilma Rousseff e Lula.
Onde assistir: Netflix
Atualizado em 10 Dez 2021.