Com episódios independentes entre si, Black Mirror questiona, através da sátira, do drama psicológico e da ficção científica, os caminhos que estamos tomando como sociedade, principalmente no que se refere à comunicação e tecnologia. É muito difícil assistir a um episódio da série sem se deixar abalar, sem parar para refletir sobre o que estamos fazendo com a nossa vida.
Pensando no sucesso que a série tem feito, o Guia da Semana separou 10 filmes e séries que são muito Black Mirror. Se você adora um produto televisivo que faça questionar o que você está fazendo em frente à televisão - ou se não era melhor que não existisse televisão, rs -, com certeza você vai curtir a nossa lista. Confira:
Rede Sombria | Série Documental
A série de documentários chega a ser mais assustadora que Black Mirror - pois é real. Os episódios exploram tanto os pontos positivos da tecnologia, quanto os mais obscuros, desde crimes cometidos online até a impressão de armas com impressoras 3D.
Orphan Black | Série
Depois de presenciar o suicídio de uma mulher em uma estação de trem, Sarah Manning faz o que qualquer um faria: assume a identidade da suicida para tentar resolver os próprios problemas financeiros. Mas logo ela descobre que está no centro de um mistério que vai mudar sua vida, quando se vê cara a cara com mais três mulheres idênticas a ela - todas suas clones. A série discute ética e questiona os limites da ciência e tecnologia.
Residue | Série
A série de apenas 3 episódios acompanha uma fotojornalista tentando descobrir o que gerou uma explosão em um clube que mudou a vida de toda a cidade. Nessa investigação, ela acaba se deparando com uma rede de conspiração e elementos sobrenaturais. Tudo acontece em um futuro distópico, que talvez não seja assim tão diferente do nosso presente.
Ex Machina - Instinto Artificial | Filme
O filme questiona os limites da inteligência artificial quando um homem é convidado a participar de uma experiência para testar o funcionamento de uma garota robô. A trama então introduz uma batalha psicológica quando o protagonista acaba se vendo envolvido com aquele não-humano.
Her | Filme
Outra produção que questiona os limites da inteligência artificial. Desta vez, o protagonista é um homem desiludido que, depois de um término, compra um novo computador com um sistema operacional extremamente desenvolvido que realiza as mais diversas funções, inclusive sociais, como conversar. Com a famosa paleta de cores ironicamente tranquilizantes, assistimos desesperados ao despertar de uma paixão entre homem e computador. Mas o segundo evolui mais rápido que o primeiro.
Matrix | Filme
É muito pouco provável que você não tenha sequer ouvido falar de Matrix. A trama acompanha um hacker que, ao lado de um grupo misterioso de rebeldes, acaba descobrindo a verdadeira natureza da sua realidade - ela não é real. O filme, assim como Black Mirror, nos faz pensar sobre o que é verdade e sobre o quê temos real controle.
Advantageous | Filme
No episódio San Junipero, de Black Mirror, é possível transferir consciências. Essa não é uma ideia nova e muitas produções já se aproveitaram dela. Neste filme, garotas se submetem a um fortíssimo padrão de beleza a ponto de transferirem sua consciência para um corpo mais novo. Gwen, a protagonista, é uma mulher que acaba de ser demitida por ser velha demais e precisa descobrir o que fazer para sustentar sua filha.
3% | Série
Essa série brasileira apresenta um mundo pós-apocalíptico onde a maioria da população vive em situação miserável e têm uma única oportunidade de mudar de vida. Quando completam 20 anos, todos os cidadãos têm direito de participar do Processo, uma seleção composta por provas que testam os limites físicos, emocionais e intelectuais dos participantes. Apenas 3% das pessoas conseguem passar e recebem o direito de viver em Maralto, um lugar de abundância de recursos, onde todos vivem uma vida digna. A série se assemelha a Black Mirror - menos pela questão tecnológica e mais pelos questionamentos sociais feitos a partir de um futuro distópico, que se aproxima em diversos aspectos ao nosso presente.
Nerve | Filme
Em um futuro próximo, um jogo de celular incentiva pessoas a realizarem desafios. Existem três tipos de usuário no jogo: os que aceitam os desafios, os que filmam aquelas que estão realizando o desafio e os que assistem e desafiam os outros participantes. Em frente aos smartphones vemos pessoas se expondo e colocando suas vidas em risco - nada muito diferente do que já acontece hoje em dia.
O Preço do Amanhã | Filme
Para evitar a superpopulação, uma manipulação genética fez com que o tempo fosse a principal moeda de troca da humanidade. Todos nascem com um relógio em seus pulsos e, aos 25 anos de idade, uma contagem regressiva começa. Quando o tempo no seu braço acaba, você morre. Você pode conseguir mais tempo trabalhando, roubando ou, claro, já nascendo filho de pais com muito tempo para dar. O filme tem tudo o que os fãs de Black Mirror adoram: crítica social, tecnologia duvidosa e um futuro completamente atual.
Atualizado em 7 Dez 2017.