Mais um ano está chegando ao fim e é hora de fazer o balanço dos melhores filmes que o ObaOba assistiu - e é claro que ficamos de olho no cinema gay!
+ Os melhores filmes gays
+ Os melhores filmes lésbicos
+ Os 50 filmes mais esperados de 2015
Quer saber quais foram os nossos favoritos? Se liga nesta galeria!
Verão
Anne é uma garota de 16 anos que passa o dia andando com os amigos na pacata cidade holandesa aonde vive. Com chegada de Lena no local, Anne é confrontada com o que acreditava ser até então. As duas meninas rapidamente se apaixonam, e o amor se desdobra em toda a sua delicadeza. O filme foi exibido na última Mostra Internacional de Cinema e não tem previsão de estreia no Brasil.
O Amor é Estranho
A comédia de Ira Sachs, famoso por sua filmografia recheada de filmes gays, as aventuras de Ben e George quando o casal decide, finalmente, se casar. "O Amor é Estranho" chega ao Brasil em 25/12.
Yves Saint Laurent
O filme é uma cinebiografia do estilista que vai desde os primeiros anos de sua carreira até o seu auge como uma das maiores figuras da moda. "Yves Saint Laurent" não deixa de lado os amores e demônios do francês. O filme chegou ao Brasil em 24/4 e já está disponível em DVD.
Sete Anos Depois
Sete anos depois do lançamento do curta "Alguma Coisa Assim", os cineastas Esmir Filho e Mariana Bastos juntam-se mais uma vez para a continuação da história. O filme estreou no último Cultura Inglesa Festival.
Gazelle - The Love Issue
O filme retrata a vida de Paulo, famoso pelo seu alter-ego artístico Gazelle, um verdadeiro mito da cena underground brasileira. "Gazelle - The Love Issue" será exibido no Festival Mix Brasil.
O Círculo
O longa retrata o dia-a-dia na revista Der Kreis, publicação alemã que formou a única organização gay a sobreviver no regime nazista. É neste ambiente de vanguarda e segurança que o tímido professor Ernst Ostertag se apaixona pela drag queen Röbi Rapp. O filme foi exibido na última Mostra Internacional de Cinema e não tem previsão de estreia no Brasil.
Mommy
O quinto e mais elogiado longa de Xavier Dolan retrata a relação conturbada entre mãe e filho. "Mommy" estreou em Cannes e, no Brasil, será exibido no Festival Mix Brasil.
Cuba Libre
Através do retorno da atriz transexual cubana Phedra de Córdoba à Havana, depois de 53 anos sem pisar no seu país, "Cuba Libre" coloca em discussão a luta pelos direitos dos homossexuais num ambiente extremamente machista como a ilha governada durante décadas por Fidel Castro. O filme estreou no Brasil em 18/9.
Eu não quero voltar sozinho
Depois do sucesso do curta "Eu Não Quero Voltar Sozinho", Daniel Ribeiro resolveu continuar a sua história transformando o filme em um longa-metragem. O filme ganhou o prêmio Teddy na Berlinare e já está disponível em DVD.
Pride
"Pride" se passa na Inglaterra de Margaret Tacher, quando os mineiros estão em greve. Após o orgulho gay chegar em Londres, um grupo de ativistas decidem arrecadar dinheiro para ajudar os grevistas - acontece que eles acabam se sentindo constrangidos com a doação. Mesmo assim, começa uma improvável história entre dois grupos completamente diferentes em prol da mesma causa. O filme estreia no Brasil no dia 25/12.
Saint Laurent
O segundo filme sobre o icônico estilista lançado em 2014 apresenta uma outra faceta do francês, focando o roteiro nos seus anos anos dourados e hedonistas. "Saint Laurent" estreia nas salas brasileiras em 13/11.
Praia do Futuro
No novo filme de Karim Ainouz, Wagner Moura vive um salva-vidas que se apaixona por um alemão. Anos depois, morando em Berlim, ele deve confrontar as decisões que tomara no passado. O filme estreou no Brasil em 15/5 e já está disponível em DVD.
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 6 Nov 2014.