Conhecidos por seus distúrbios de personalidade, falta de sentimentos e facilidade em persuadir as pessoas, os psicopatas são as grandes estrelas de diversos filmes do cinema mundial.
+ Conheça 8 séries de terror
+ Os 10 filmes de terror mais assustadores de todos os tempos
+ 13 filmes perturbadores para você (não) assistir
Mas durante todas essas décadas, alguns filmes se sobressaíram e conquistaram seu lugar entre as melhores obras com psicopatas. Vem descobrir quais são de acordo com o ObaOba:
Cabo do Medo (1991)
Dirigido por Martin Scorsese, o filme conta a história de um psicopata que foi preso e condenado por estupro. Ao cumprir sua pena e se ver livre da prisão, o personagem vai atrás de seu ex-advogado que omitiu fatos e acabou prejudicando o caso. Mas para dar o troco, Max (Robert De Niro) estudou as leis que poderiam puni-lo para aterrorizar o mais legalmente possível a família de Sam (Nick Nolte).
O Silêncio dos Inocentes (1991)
Hannibal foi sem dúvida um dos psicopatas mais consagrados do cinema internacional. Em "O Silêncio dos Inocentes", a agente do FBI, Clarice(Jodie Foster), se vê no meio de um caso onde precisa encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para conseguir concluir a busca o mais rápido possível, ela entra em contato com Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um famoso psicopata que pode ajudá-la a entender a mente do procurado. Após este sucesso, a sequência de filmes seguiu com "Hannibal", "Dragão Vermelho" e "Hannibal: A Origem do Mal".
Psicose (1960)
Ao roubar 40 mil dólares da imobiliária onde trabalhava para se casar e ter uma vida nova, Marion(Janet Leigh) se vê obrigada a fugir de sua cidade. No meio do caminho ela acaba se perdendo e vai parar em um velho hotel no meio de uma estrada. É lá que Marion conhece o dono do local, Norman Bates, que nutre grande respeito por sua mãe. Decidida a passar a noite no motel, ela mal sabe o que a espera ao longo da madrugada.
O Iluminado (1980)
O diretor Stanley Kubrick dá um show de suspense em sua produção "O Iluminado". A história fala sobre um pai de família que é contratado para cuidar de um hotel no Colorado e acaba levando sua família junto. Mas por estarem totalmente isolados da sociedade, o pai (Jack Nicholson) começa a ter problemas mentais que se veem ainda mais graves quando o filho do casal retrata as visões que anda tendo sobre o local.
A Orfã (2009)
Um casal traumatizado por um aborto acaba tendo a ideia de adotar mais uma criança para suprir a dor do bebê "perdido", isso mesmo a família já sendo composta por dois filhos. Ao visitarem um orfanato, ambos se veem encantados com Esther(Isabelle Fuhrman) e resolvem levá-la para casa. Mas com o passar do tempo alguns acontecimentos começam a mostrar que, talvez, Esther não seja quem eles pensam. O problema é que a mãe da família não consegue comprovar suas dúvidas por seu passado que envolve alcoolismo.
Psicopata Americano (2000)
O filme produzido em 2000 traz como tema principal o humor negro. Patrick Bateman(Christian Bale) é um jovem bem sucedido que se vê protegido por sua riqueza e privilégio. Extremamente vaidoso, materialista e invejoso, Patrick não consegue lidar com o fato de existirem pessoas melhores que ele. Por isso, ele sai matando pessoas e sua lista de vítimas só aumenta. A obra é uma grande crítica ao padrão de vida americano.
A Centopéia Humana (2009)
Certamente um dos filmes mais bizarros dos últimos tempos. "A Centopeia Humana" traz a história de um médico alemão que sonha em criar uma obra monstruosa. Para isso, ele sequestra algumas vítimas para colocar em prática seu plano de construir uma centopéia humana. Ao longo das duas sequências, as obras 2 e 3, as cenas nojentas só pioram.
Jogos Mortais (2004)
A obra que conta com 7 filmes é uma das mais adoradas entre os amantes de um bom filme de terror. Jigsaw ganhou a atenção do público com suas armadilhas aterrorizantes e muito bem executadas. Ao longo dos filmes é possível se deparar com muitas torturas onde as vítimas tentam escapar da morte resolvendo os "quebras-cabeças" que o psicopata prepara.
A Mão que Balança o Berço (1992)
Claire e Michael estão à procura de uma boa babá para cuidar de seu bebê quando se deparam com Peyton, uma mulher dedicada e simpática que se candidata para a vaga. Com o tempo, as coisas começam a ficar estranhas quando Peyton se torna muito amiga da filha mais velha e aparenta querer roubar o lugar de Claire. Curiosa, a mãe vai em busca do passado da babá e se depara com uma história assustadora.
Atração Fatal (1987)
Um renomado advogado resolve ter um caso com uma mulher enquanto sua esposa viaja, mas as coisas saem do controle quando a amante, Alex Forrest, se mostra uma pessoa obsessiva e perigosa que faz de tudo para continuar na vida dele.
Onde os Fracos Não Tem Vez (2007)
Na década de 80, um traficante é encontrado no meio do deserto por Moss, um caçador que, ao ver o homem com uma mala cheia de dinheiro, não perde tempo para conquistá-la mesmo sabendo que irão atrás dele. Mas o seu destino muda quando colocam Anton, um assassino louco, atrás dele.
Laranja Mecânica (1971)
O filme dos anos 70 é um grande clássico do diretor Stanley Kubrick. Alex, líder de uma gangue assassina, cai nas mãos da polícia e se vê como cobaia em um programa de experimentos para diminuir seu tempo na prisão. Mesmo tendo aceito a proposta, Alex se mostra impotente para lidar com a violência ao seu redor.
Elefante (2003)
O filme é um forte demonstrador do que o bullying pode causar. Enquanto uma escola convive com um cotidiano calmo, dois alunos se preparam para um grande massacre que ficará marcado para sempre. A obra é crítica e extremamente tocante.
Por Juliane Romanini
Atualizado em 14 Set 2015.