O figurino de um personagem é muito mais do que uma roupa. Através da caracterização, viajamos ao passado, ao futuro ou a outros mundos – sejamos sinceros, eles são tão importantes quanto a trilha sonora, o cenário e locação e, por que não, até à própria trama?
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 séries que valeriam a pena só pelos figurinos – mas, para sermos justos, precisamos dizer que elas têm muitas outras qualidades. Confira:
Game of Thrones
É improvável que você não saiba o que é Game of Thrones, mas só para confirmar, aqui vai uma breve sinopse – a série basicamente acompanha a luta das grandes casas de Westeros pelo Trono de Ferro. Inspirados em trajes medievais, mas com um forte toque de fantasia, os figurinos da série são de cair o queixo. Entre os vestidos de Sansa e Daenerys, as roupas contam histórias de vida dos personagens que as vestem – eles são de Winterfell ou de Dorne? Ricos ou pobres? Além disso, é legal observar como os figurinos evoluem junto ao personagem.
The Crown
The Crown acompanha as desventuras políticas e o casamento da Rainha Elizabeth II ao longo dos eventos históricos que moldaram a segunda metade do século 20. Os figurinos são excepcionais e, em geral, são réplicas de roupas que realmente foram usadas. O vestido de casamento da Rainha, por exemplo, custou 30 mil libras – mais de 140 mil reais – para ser reconstruído. É de se esperar que uma produção que gasta tanto em figurino se destaque nessa área. Sem falar, que, por estar planejada para vir até os dias atuais, a série vai cobrir décadas de moda.
Outlander
Outlander é uma série escocesa que conta a história de Claire, uma mulher que, já à frente de seu tempo no início do século 20, é mandada 200 anos para o passado através de uma pedra na Escócia. A inglesa está em lua de mel no país ao norte quando volta no tempo e é obrigada a lidar com uma época completamente diferente da sua. Os figurinos dos dois séculos são fidedignos e os de Claire ainda arrancam suspiros.
Gossip Girl
Gossip Girl foi uma série extremamente popular que acompanhava um grupo de jovens da alta sociedade que tinham seus segredos revelados por uma misteriosa blogueira. Alguém duvida que entre jovens tão riquíssimos existissem tantos looks excepcionais quanto segredos cabeludos? As patricinhas do Upper East Side lançaram moda durante as seis temporadas em que a série esteve no ar. Destaque para Blair Waldorf e Serene van der Woodsen.
Sex and The City
Ícone feminino nos anos 2000, Carrie Broadshaw ditou moda e mostrou que é possível ser bonita, inteligente, bem sucedida profissionalmente e ainda amar sapatos! No filme inspirado na série de TV, Carrie e suas amigas tentam se equilibrar entre a vida atarefada e seus relacionamentos amorosos – única área em que elas parecem não ser tão bem sucedidas assim.
Mad Men
Mad Men narra o dia-a-dia de uma importante agência de publicidade na Nova York dos anos 1960, focando em Donald Draper, um misterioso, mas extremamente talentoso executivo da empresa. Os figurinos compõe um retrato fiel da década de 1960 e são essenciais para a evolução da trama, uma vez que ilustram as mudanças pelas quais a sociedade passava na época.
The Get Down
A série de duas temporadas se passa na década de 1980 e acompanha um grupo de garotos cujo sonho é fazer música. Os protagonistas ainda dividem espaço com Mylene Cruz, uma diva pop em ascensão. As músicas são muito diversificadas e passam pelo hip hop das periferias, o gospel das igrejas e o pop das drag queens. Para completar a lista de qualidades da série, o figurino pinta perfeitamente os guarda-roupas da época – desde a periferia de Nova York às drag queens em ascensão.
Glow
Glow se passa na Los Angeles de 1985, a atriz Ruth luta para conseguir um emprego e acaba se tornando a vilã em um show de luta livre para televisão. A série entra na lista pelas roupas de ginástica da década de 1980 em uma das cidades com maior velocidade de ascensão dos Estados Unidos. Prepare-se para ver muitas polainas, maiôs e calças que brilham.
The Marvelous Mrs. Maisel
Extravagante e de bem com a vida, Miriam tem uma vida feliz e um ótimo relacionamento com o seu marido, até que ele a deixa. Depois de sofrer muito, uma série de eventos acaba levando a moça a se tornar uma comediante de sucesso. A premiada série ainda ganhou destaque pelos espetaculares e hipnotizantes looks de Miriam, mas em geral todos os figurinos compõem um belo retrato da época e de classes sociais.
Atualizado em 15 Jul 2018.