Foi-se o tempo em que os homens eram o centro do universo, os únicos poderosos dentro e fora da ficção. Assim, com o passar dos anos, títulos com narrativas feministas ganharam espaço e relevância em canais e também em plataformas de streaming - produto de uma sociedade que exige histórias sobre mulheres diversas, pensantes e ativas.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 20 séries com mulheres fortes que você precisa assistir; Confira:
Casa de Papel
A série "Casa de Papel" tornou-se um fenômeno não apenas por seu enredo eletrizante e cheio de reviravoltas, mas também por conter personagens bem construídos e, sem dúvidas, mulheres fortes. Entre elas, está Nairobi que, empoderada, mostra atitude, segurança e está sempre colocando as mulheres a sua volta pra cima! Um verdadeiro mulherão da *&$#@, que se você não queria ser igual, com certeza gostaria de ter como amiga!
The Handmaid's Tale
Se você gosta de séries com mulheres fortes e ainda não assistiu "The Handmaid's Tale", passe o título na frente de todos os que você listou para assistir! A produção aborda uma temática intensa, forte e revolucionária no aspecto político, social e feminino. Assim, personagens como June, Emily, Moira e tantas outras nos deixam boquiabertos, impactados com cenas brilhantes, falas que arrepiam e posturas que nos inspira!
Stranger Things
É impossível não lembrar de "Stranger Things" quando pensamos em séries com mulheres fortes. Neste quesito, Eleven faz as vezes mesmo com a pouca idade, desde a primeira temporada. Mas, muito além do apelo da narrativa e da ambientação nos nostálgicos e maravilhosos anos 80, é notável o crescimento do protagonismo das figuras femininas na terceira temporada. Isso é visível na amizade de Max e Eleven, mas também no papel de Nancy, Joyce, Robin e até mesmo na pequena participação de Suzie.
Supermães
Em "Supermães", Kate, Anne, Jenny e Frankie se conhecem em um grupo de mães bastante críticas. Com o fim da licença maternidade, as amigas precisam aprender a conciliar filhos, trabalho e amor, enquanto vivem na agitada cidade de Toronto. A série, além de nos apresentar mulheres incrivelmente fortes, nos faz refletir a questão da pluralidade feminina e também no quesito maternar, tão importante numa sociedade repleta de julgamentos.
The Crown
"The Crown" traz a filha do rei George VI, Elizabeth II, como protagonista. Assim, a série traz questões interessantes que lhe causaram dificuldades desde seus primeiros passos em direção ao trono inglês, a começar pelas audiências semanais com os primeiro-ministros ingleses, até assumir a coroa, com apenas 25 anos de idade - com grandes compromissos e grandes responsabilidades.
Grace and Frankie
Depois de muitos anos, os maridos de Grace e Frankie decidem assumir o relacionamento amoroso que mantinham entre si. Com o divórcio, as duas antigas rivais se veem obrigadas a se tornarem amigas e, já com 70 anos, precisam aprender a viver uma nova vida enquanto lidam com diversos dramas dos filhos e ex-maridos. A série traz uma perspectiva diferente sobre a terceira idade, garantindo ótimas reflexões e risadas, além de nos agraciar com uma bela amizade entre duas mulheres, repleta de sororidade.
Gilmore Girls e Gilmore Girls - Um Ano Para Recordar
As garotas Gilmore não podiam ficar de fora! A icônica série ficou no ar durante 7 anos e recentemente, a Netflix lançou uma temporada especial, "Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar", que traz as novas questões de Lorelai, Rory e Emily. Juntas, elas nos inspiram ao tratar de assuntos como "crise de meia-idade", carreira profissional e superação; além, é claro, de trazer o drama e a diversão característicos.
Orange is The New Black
Piper Chapman é uma mulher por volta de seus 30 anos que é sentenciada a 15 meses de prisão após ter cometido crimes para sua ex-namorada, a traficante Alex — que não vê há mais de uma década. Assim, ela troca sua vida confortável de Nova York pelo macacão laranja e cumpre sua sentença na Penitenciária Feminina de Litchfield. Para sobreviver, ela precisa aprender a conviver com as outras detentas, como Red, Nicky, Taystee e Crazy Eyes.
How to Get Away With Murder
Michaela, Wes, Laurel e Patrick são ambiciosos calouros de Direito da prestigiada academia East Coast Law School, onde apenas os melhores alunos podem participar de casos reais. Eles competem entre si para conseguir a atenção da carismática e sedutora Professora Annalise DeWitt, interpretada brilhantemente por Viola Davis, na aula de Direito Criminal 1.
As Telefonistas
Ambientada na Madri da década de 1920, essa série espanhola conta a história de quatro mulheres muito diferentes que vão trabalhar na maior companhia de telefonia do país. Os capítulos acompanham cada uma delas na busca por independência, amor e justiça, enquanto lidam com novos sentimentos e descobertas.
Big Little Lies
A série foi muito elogiada por abordar e debater temas importantíssimos para o público feminino que, até pouco tempo, eram ignorados por Hollywood, como maternidade, estupro, violência doméstica e saúde mental. Nela, Nicole Kidman e Reese Witherspoon não só atuam na produção, mas também são produtoras executivas da trama. O motivo? Elas queriam que as personagens femininas fossem construídas como elas realmente são e que a trama retratasse o que elas realmente vivenciam como mulheres na sociedade atual – e só mulheres podem dizer pelo que elas passam. Na última temporada, Meryl Streep juntou-se ao time, que ficou ainda mais incrível!
Sex And The City
"Sex And The City" foi uma das primeiras séries feministas a ter grande audiência. Nela, quatro mulheres solteiras, bonitas e confiantes moram em Nova York, são melhores amigas e compartilham entre si os segredos de suas conturbadas vidas amorosas. Carrie é uma colunista e narra a história. Miranda é uma advogada determinada, que deseja sucesso na carreira e na vida amorosa. Charlotte é uma comerciante de arte vinda de uma família rica que é insegura sobre si mesma. E Samantha é uma loira fatal, que está sempre à procura de um bom partido.
Glow
Na Los Angeles de 1985, a atriz Ruth está desempregada e luta para conseguir um emprego. Como última tentativa de tornar-se uma estrela, ela arrisca participar de um programa de wrestling profissional, juntamente com outras doze mulheres, sob o comando do diretor de filmes "B" Sam Sylvia. Quando sua ex-melhor amiga Debbie Eagan chega ao ringue, o confronto entre as duas pode trazer fama à produção ou destruí-la de uma vez.
Anne With an E
A série acompanha a história da órfã Anne no século 19. Sua vida muda completamente quando ela é adotada por um casal de irmãos e passa a viver em uma enorme fazenda que não impõe limites à sua imaginação. Apesar das adversidades, como sofrer preconceito por ser órfã, a menina sempre consegue se superar e provar para si mesma e para todos ao seu redor que ela pode ser o que ela quiser.
Scandal
A série acompanha a ex-diretora de comunicação da casa branca, Olivia Pope, e sua própria empresa de gerenciamento de crise. A produção é de Shonda Rhimes, assim como How To Get Away With Murder, e, como na série irmã, conta com muitas mulheres fortes e independentes.
Coisa Mais Linda
Na São Paulo dos anos 50, Maria Luiza tem sua vida transformada quando seu marido desaparece. Assim, a moça segue os rastros do marido, mas acaba dando vida a um clube de música no Rio de Janeiro - onde descobre um novo mundo na companhia de mulheres feministas e liberais e ao som da Bossa Nova.
Valéria
Valéria é uma escritora em crise profissional e matrimonial. Mas ela não está sozinha: suas três melhores amigas estão prontas para acolhê-la e apoiá-la.
Fleabag
Fleabag é uma jovem adulta lidando com problemas quase universais sob o ponto de vista feminino. Apesar de ser uma comédia, a série debate temas realmente pesados, ainda que de forma delicada. A trama consegue passar por relações familiares, traumas, perdas, saúde mental, o início da vida adulta e muito mais, de forma divertida e inteligente.
Insecure
Issa e Molly podem ser fortes, mas precisam enfrentar muitos desafios pela frente. Por meio da amizade entre estas duas jovens negras, elas compartilham entre si o seu cotidiano, repleto de problemas e experiências desconfortáveis relacionadas à sua cor de pele.
The Marvelous Mrs Maisel
Em 1958, Nova York, a vida de Midge está nos eixos: marido, filhos e elegantes jantares em seu apartamento no Upper West Side. Mas quando a vida dela dá uma reviravolta, ela tem que decidir rapidamente o que mais ela sabe fazer. Se tornar uma comediante é uma escolha inusitada para todos, exceto para ela.
Atualizado em 24 Jun 2020.