Os filmes de guerra costumam ser cheios de cenas do campo de batalha e contam histórias de um acontecimento específico. As séries, no entanto, têm espaço para abordar muito mais daquilo que constrói as guerras – como espionagem, tramas políticas e trabalho no campo –, além de suas consequências.
Pensando nos fãs de história, o Guia da Semana preparou uma lista com as melhores séries ambientadas em tempos de guerra para ver na Netflix. Confira:
O Tempo Entre Costuras
Sira é uma jovem espanhola que vive com a mãe em um bairro periférico de Madri e lá trabalha com ela como costureira. Um dia conhece um homem sedutor e, com ele, se muda para Marrocos pouco antes do início da Guerra Civil Espanhola. O homem, entretanto, não é quem ela esperava e, depois que ele some, uma série de eventos vai levar a protagonista a trabalhar como espiã para a Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. Agora uma costureira da alta sociedade, Sira vai descobrir todos os segredos de suas clientes alemãs.
Land Girls
A série acompanha a vida de quatro personagens fictícias que foram trabalhar na fazenda da Mansão Hoxley durante a Segunda Guerra, como parte do Woman’s Land Army, organização responsável por substituir o trabalho braçal dos homens que foram para o campo de batalha. Cada uma das mulheres lida com alguma questão pessoal enquanto tem que trabalhar para garantir comida e recursos para o Reino Unido em guerra.
Rebellion
Ambientada na Dublin do início do século 20, a série se inicia em uma comemoração de três irlandesas, Frances, Elizabeth e May, quando são interrompidas pela notícia de que o Reino Unido, do qual a Irlanda ainda fazia parte, havia acabado de entrar em guerra. Com o cenário da Primeira Guerra ao fundo, os cinco episódios contam a história dos irlandeses que se rebelaram contra o poder britânico, afirmando que aquela guerra não precisava ser lutada pelo povo irlandês.
Outlander
A série conta a história de Claire, uma jovem nascida no início do século 20 que é mandada 200 anos para o passado através de uma pedra escocesa. A inglesa acaba se envolvendo com diversos escoceses no século 18 e se vê no meio dos conflitos entre a Escócia e a Inglaterra. Durante a primeira e segunda temporada são travadas diversas batalhas e apresentados vários acontecimentos que, por fim, levam à famosa Batalha de Culloden, marco da derrota dos rebeldes escoceses.
Kurt Seyit ve Şura
Baseado em uma série de livros de mesmo nome, esse drama turco conta a difícil história de amor entre o militar Kurt Seyit e a aristocrata Şura, de uma rica família russa. Durante a Primeira Guerra Mundial, os dois são obrigados a fugir da Rússia quando se inicia a Revolução Russa. Enquanto torcemos para que os dois fiquem juntos, somos apresentados a diversas questões relacionadas à guerra.
Vikings
A história é centrada em Ragnar Lothbrok, um agricultor e guerreiro viking que acredita ser descendente direto do deus Odin e decide partir e lutar para conquistar novas terras. Ao longo das temporadas acompanhamos as batalhas dos vikings contra alguns países europeus e a guerra empreendida contra os reinos que ocupavam a Grã-Bretanha, o que resultou na conquista de várias das terras da região.
Spartacus
A famosa série, que estreou em 2010, conta a história de Spartacus, o famoso escravo de guerra que se tornou gladiador e liderou a mais célebre revolução da Roma Antiga. Após ser tirado de sua terra natal, Spartacus é condenado a viver no mundo brutal da arena, onde o sangue e a morte são os principais entretenimentos do povo. Sem contar, é claro, nas batalhas contra as traições e corrupções da elite romana.
Atualizado em 19 Out 2017.