A internet definitivamente mudou a forma de se produzir cultura e entretenimento – e isso inclui as produções seriadas. Antes da Netflix, o YouTube já estava cheio de séries e, ainda hoje, ele é mais democrático que o serviço de streaming – qualquer um pode postar suas produções ali. Na plataforma de vídeos você encontra desde séries feitas por uma pessoa só até spin-offs produzidos por grandes produtoras, em diversos formatos, gêneros e cobrindo infinitas possibilidades de temas.
Para ajudar nosso leitor fanático por séries a começar a explorar o mundo dos seriados no YouTube, o Guia da Semana listou 10 produções para você assistir. Confira:
Girls in the House | 2014 - Hoje
Uma das webséries mais famosas do Brasil fez tanto sucesso que ganhou até livro, Meu Livro. Eu Que escrevi. O primeiro episódio, lançado em novembro de 2014, já tem quase quatro milhões de visualizações. Ao todo, são três temporadas, mas uma quarta já está em produção. A comédia, que é inteiramente produzida no jogo The Sims 4 e dublada por Rao, o dono do canal - que consegue fazer um número impressionante de vozes diferentes -, conta a história da Pensão da Tia Ruiva, cheia de mistérios e pessoas das mais diversas.
Eighty-Sixed | 2017
Essa websérie foi criada por Cazie David, filha de Larry David, famoso produtor americano responsável por grandes sucessos como Seinfield e Curb Your Enthusiasm, da HBO. A produção de oito episódios acompanha Remi, interpretada pela própria Cazie, enquanto ela tenta superar o fim de um relacionamento com a ajuda de seus dois melhores amigos. Com um humor cínico que faz piada do vício dos jovens por tecnologia e redes sociais, é difícil não se identificar e acabar rindo de si mesmo.
Lado Nix | 2011
Lado Nix foi uma websérie brasileira voltada para o público nerd e lançada em 2011, em um momento em que o YouTube ainda não era o que é hoje, muito menos a Netflix, e o conceito de séries online ainda estava começando a ser explorado. Com efeitos especiais de qualidade, se comparado a outras séries do meio, a produção conta a história da jovem Nix, que trabalha em uma loja de quadrinhos ao lado de sua melhor amiga e precisa lidar com paixões platônicas, vilãs invejosas e seu sonho de lançar sua própria história-em-quadrinhos. Tudo isso com cenas de muita imaginação e referências geek – com direito até a sabre-de-luz.
Copan | 2015 - Hoje
Como o próprio nome já diz, a série se passa no famoso Copan, em São Paulo, e conta a história de cinco jovens amigos que moram no prédio e estão aprendendo o que é morar sozinho, pagar contas, se apaixonar pela pessoa errada, se descobrir e se aceitar. A série recebeu elogios pela diversidade – dentre os protagonistas, tem heterossexuais, bissexuais e homossexuais. Os produtores da série ganharam um edital de incentivo à cultura da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo e foi com essa verba que fizeram a primeira temporada – uma segunda pode acontecer quando houver mais verba.
Latitudes | 2013
Lançado em 2013, Latiudes foi um projeto transmídia – que transita por mais de uma mídia -, inédito proposto pela TNT. Produzido como um filme, o longa foi dividido em capítulos liberados semanalmente no YouTube antes da estreia na televisão. Premiada, a série é estrelada por Alice Braga e Daniel Oliveira, que interpretam uma executiva de moda e um fotógrafo que passam a noite juntos em Paris e, entre encontros e desencontros, acabam se entregando a uma paixão intensa.
The Walking Dead – Webisodes | 2011 - 2013
Se você gosta de The Walking Dead precisa saber que a própria FOX produziu websodes, ou episódios online, do seriado. Fora da linha narrativa da trama que se passa na televisão, esses capítulos exploram mais a fundo algumas histórias que não tiveram espaço na série principal, inclusive o passado de alguns zumbis.
Hiking with Kevin | 2017 – Hoje
Se você gosta de talk shows, Hiking With Kevin pode ser a opção ideal. Esse formato não é novo no YouTube, mas o talk show de Kevin Nealon, antigo anfitrião de Saturday Night Live (1975 – hoje), se destaca de muitos outros pelas ótimas críticas que recebe e pelos convidados ilustres – como Adam Sadler - com quem conversa enquanto faz alguma trilha no meio do mato semanalmente, às quintas-feiras.
The Gay and Wondrous Life of Caleb Gallo | 2016 - Hoje
Essa série de nome demasiadamente grande acompanha um grupo de amigos em Los Angeles que sonham em se tornar atores, mas não têm muito sucesso. Enquanto isso, vivem aventuras e desventuras amorosas. A produção poderia ser só mais uma sitcom sobre relacionamentos, mas ganhou destaque pela qualidade dos atores, da direção e da edição. Brian Jordan Alvarez, que interpreta o protagonista, também escreve, dirige e produz todos os episódios e garante uma trama com a qual é possível rir e se identificar, capaz de, muitas vezes, fugir do real e do plausível sem ficar completamente sem sentido.
Escape the Night | 2016 - Hoje
Ao contrário das séries anteriores, Escape the Night é uma produção original do YouTube. Em alguns países, é possível assinar o serviço YouTube Red, uma versão paga sem publicidade que dá acesso a conteúdos exclusivos. No Brasil, no entanto, o serviço não está disponível, mas é possível comprar cada episódio separadamente por R$3,90 – o primeiro é gratuito. A websérie é estrelada pelo famoso youtube Joey Graceffa, que convida dez pessoas do mundo moderno para um jantar em sua mansão na década de 1920, mas quando coisas misteriosamente assustadoras começam a acontecer, eles terão que lutar para ver quem será o último sobrevivente.
Mind Field
Essa perturbadora série documental acompanha Michael Stevens enquanto ele embarca em uma jornada para explorar os mistérios das profundezas da consciência humana e investigar os estranhos e surpreendentes terrenos da mente humana. No primeiro episódio, ele se tranca em uma sala sem nenhum contato com o mundo exterior para analisar os efeitos dessa experiência sobre sua mente e corpo. Assim como Escape the Night, Mind Field é uma série original do YouTube – e uma das mais bem avaliadas – e cada episódio custa R$3,90 – o primeiro é gratuito.
Atualizado em 13 Ago 2018.