No topo das produções mais assistidas da Netflix, "Dahmer: Um Canibal Americano" conta a história de Jeffrey Dahmer, serial killer que matou 17 homens nos Estados Unidos, a maioria negros, entre as décadas de 1970 e 1990.
Essa, porém, não é a única série do serviço de streaming dedicada ao true crime. O que não falta, aliás, são títulos que exploram assassinatos em série e crimes reais que entraram para a história. Os sucessos "Conversando com um Serial Killer" e "Você" são alguns exemplos.
É fã do gênero? Confira 15 séries na Netflix para quem gostou de "Dahmer: Um Canibal Americano":
Moradores Indesejados
A série documental em cinco partes reúne quatro histórias assustadoras de pessoas que dividem a casa com colegas aparentemente tranquilos, mas que logo se revelaram mal-intencionados e até violentos. Estas histórias reais mostram a ameaça que pode se esconder na sua própria casa e transformar a vida em um verdadeiro pesadelo.
Os Crimes da Nossa Mãe
Lori Vallow era vista pelos amigos e familiares como uma mãe dedicada, uma esposa amorosa e uma mulher fiel a Deus. Agora está presa, aguardando seu julgamento por conspirar o assassinato de seus dois filhos mais novos, de seu quarto marido e da mulher de seu quinto marido. Esta série em três partes traz o questionamento: como uma mulher aparentemente comum se tornou a mãe mais conhecida dos Estados Unidos?
The Confession Tapes
Todos foram condenados por assassinato, mas agora alegam que suas confissões foram forçadas, involuntárias ou forjadas. Ao longo dos episódios, são entrevistados familiares de acusados, investigadores, advogados de defesa e jornalistas envolvidos nos casos, com o objetivo de refazer o passo a passo das investigações e pontuar possíveis falhas que corroborem com as versões dos réus confessos de que houve práticas policiais reprováveis.
O Estripador
Por cinco anos, entre 1975 e 1980, os assassinatos do Estripador de Yorkshire assombraram a vida das mulheres no norte da Inglaterra. Ao contar as curiosidades e reviravoltas da maior caçada da história da polícia britânica, esta série de quatro partes reexamina os crimes.
Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime
Em um crime que chocou o Brasil, Elize Matsunaga mata e esquarteja o marido. Agora, ela dá sua primeira entrevista nesta série documental que explora o caso.
O Assassino Confesso
Dirigida pelo indicado ao Oscar Robert Kenner e Taki Oldham, a minissérie documental relembra a história de Henry Lee Lucas, famoso serial killer norte-americano que confessou ter assassinado mais de 300 pessoas durante as décadas de 70 e 80.
Bandidos na TV
Conheça a história do apresentador brasileiro que literalmente matou pela audiência. Wallace Souza, político e personalidade da televisão, é acusado de planejar os crimes violentos que denunciava e investigava em seu programa.
Sou Um Assassino
A série apresenta entrevistas exclusivas com assassinos no corredor da morte ou que irão passar a maior parte da vida na prisão. A cada novo episódio, um indivíduo narra a história de seu crime em detalhes. Os assassinos compartilham como é a vida em cárcere, explicam a motivação por trás do assassinato que cometeram e, mais importante, como eles enxergam o que fizeram após receberem a sentença final.
Quem Matou María Marta
A minissérie documental investiga a misteriosa morte de María Marta García Belsunce, que se tornou um dos casos policiais mais chocantes e controversos da Argentina. Socióloga da alta sociedade, María Marta foi encontrada sem vida na banheira de casa, em 27 de outubro de 2002. A partir de imagens inéditas e entrevistas exclusivas, a produção levanta novas hipóteses sobre o crime, buscando responder à pergunta que não quer calar: quem matou María Marta?
Eu Matei Meu Pai
"Eu Matei Meu Pai" é centrada na história de Anthony Templet, que em 2019 protagonizou os noticiários dos Estados Unidos com a confissão de que havia atirado e matado seu pai. Com três episódios com média de 40 minutos, a minissérie se desenrola em diversos de relatos e revelações surpreendentes, tanto de Antony quanto de outras pessoas envolvidas no caso.
Você
O que você faria por amor? Quando o brilhante gerente de uma livraria conhece uma aspirante a escritora, ele não tem a menor dúvida: faria qualquer coisa. Para conquistar a mulher de seus sonhos, ele está disposto a remover todos os obstáculos – e pessoas – de seu caminho.
Night Stalker - Tortura e Terror
A minissérie documental da Netflix Night Stalker: Tortura e Terror conta a fascinante história real da caçada a um dos mais famosos serial killers da história dos EUA para entregá-lo à justiça. No sufocante verão de 1985, uma onda de calor tomou conta de Los Angeles, junto com uma série de assassinatos e agressões sexuais que, a princípio, não pareciam ter relação entre si.
Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy
"Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy" coloca pela primeira vez sob os holofotes a mente doentia do assassino Ted Bundy. A inquietante série documental apresenta de forma inédita entrevistas assustadoras com o criminoso apelidado de "Jack, o Estripador dos Estados Unidos".
Making a Murderer
As cineastas ganhadoras do Emmy Laura Ricciardi e Moira Demos voltam ao Meio-Oeste americano, onde obtêm acesso exclusivo a Steven Avery e seu corréu e sobrinho, Brendan Dassey, às suas famílias e advogados. Ao longo de 10 novos episódios, Making a Murderer Parte 2 traz um olhar profundo sobre o duro processo pós-condenação, explorando o peso emocional que afeta todos os envolvidos.
The Keepers
The Keepers é uma envolvente série documental em sete capítulos sobre o assassinato não solucionado de uma freira de Baltimore e os segredos terríveis que perduram por quase cinco décadas após a sua morte. A série começa retratando a história da irmã Cathy Cesnik, uma amável freira e professora de um colégio católico que desapareceu em 7 de novembro de 1969.
Gostou das dicas?
Confira também 8 filmes e séries recentes baseados em livros para assistir no streaming!
Por Ricardo Martins
Atualizado em 3 Out 2022.