As séries podem ser uma fuga da realidade, podem ser completamente fantasiosas e podem se passar num futuro distante, mas muitas vezes se passam em momentos do passado. Dentre séries biográficas sobre personalidades famosas e ficções ambientadas em grandes momentos históricos, é possível aprender muito sobre a história da humanidade enquanto você se diverte.
Na Netflix, você pode encontrar muito romance ambientado na Inglaterra do início do século passado com Downton Abbey, muita ação na Idade Média com Vikings e até um pouco de ficção científica capaz de abrir portais escoceses que conectam os séculos XX e XVIII com Outlander. Confira uma seleção com 10 séries para quem gosta de história:
Downton Abbey
A série acompanha a vida de diversas pessoas que vivem na propriedade do Lord Robert Grantham, um aristocrata inglês. Ao longo de seis temporadas, somos introduzidos a histórias de sua família e empregados. Apesar de os personagens serem fictícios, o drama resgata momentos históricos como a Primeira Guerra e recria um perfeito retrato de um momento complicado para a aristocracia inglesa, cujo estilo de vida estava se tornando insustentável no início do século 20.
Spartacus
A famosa série, que estreou em 2010, conta a história de Spartacus, o famoso escravo que se tornou gladiador e liderou a mais célebre revolução da Roma Antiga. Após ser tirado de sua terra natal, Spartacus é condenado a viver no mundo brutal da arena, onde o sangue e a morte são os principais entretenimentos do povo. Sem falar, é claro, das batalhas contra as traições e corrupções da elite romana.
The Crown
Os dez episódios acompanham as rivalidades políticas e o romance da Rainha Elizabeth II ao longo dos eventos históricos que moldaram a segunda metade do século 20. Cada detalhe dessa série foi perfeitamente pensado, desde figurino e um simples almoço até momentos marcantes do século passado – não é à toa que foi a série mais cara da Netflix até agora.
Call The Midwife
A série acompanha a vida da enfermeira de 22 anos, Jenny Lee, que atua como parteira junto a um grupo de freiras no East End, em Londres. Junto a detalhes da vida privada das protagonistas, que são fictícias, somos apresentados a uma Londres pós-guerra, nos anos 1950, e o drama retrata fielmente como era a vida das mulheres e das classes mais baixas que viviam em regiões periféricas da cidade na época.
The Last Kingdom
Os pais de Uhtred, ainda uma criança, são saxões que acabam assassinados por vikings invasores. O menino é adotado pelos vikings, que o criam como um deles. Já adulto, acompanhamos sua história em Wessex, um dos reinos que hoje compõe o que conhecemos como a Inglaterra, enquanto ele tenta descobrir a quem deve ser leal. É uma ótima série para aprender um pouco mais sobre vikings e a sociedade inglesa medieval.
Narcos
O drama acompanha dois agentes da DEA (Drug Enforcement Agency) em uma caçada pelos maiores traficantes de cocaína da Colômbia, entre eles o famoso Pablo Escobar. A série apresenta um fascinante retrato da Medellín, uma das maiores cidades colombianas, nos anos 1980 em diversos aspectos relacionados não somente às drogas.
Outlander
A protagonista da série, Claire, é uma mulher que, já à frente de seu tempo no início do século 20, é mandada 200 anos para o passado através de uma pedra escocesa. A inglesa está em lua de mel na Escócia quando volta no tempo e é obrigada a lidar com uma época completamente diferente da sua. A série, baseada no livro homônimo, é cheia de romance, intrigas políticas e muita história escocesa, inglesa e até francesa do século 18.
Vikings
Produzida pelo History Channel, Vikings apresenta os famosos exploradores, comerciantes, guerreiros e corsários nórdicos a partir do seu ponto de vista. A história é centrada em Ragnar Lothbrok, um agricultor e guerreiro que acredita ser descendente direto do deus Odin, que decide partir e lutar para conquistar novas terras. Apesar de ter algum folclore nórdico, a série retrata muito bem parte da história medieval europeia.
Juana Inés
A série mexicana retrata a vida de Juana Inês, uma escritora autodidata, freira, e figura política influente no México do século 17. A mulher é uma personagem importante na história do país e da América Latina, pois questionava dogmas religiosos, o patriarcado e o poder da Espanha sobre suas colônias. É uma ótima série para aprender um pouco sobre a América Latina colonial.
The Tudors
The Tudors conta a história do rei Henrique VIII. Além de mostrar a vida amorosa do famoso rei da Inglaterra, que foi casado com Catarina de Aragão e depois teve um romance com Ana Bolena, a série ainda explica como Henrique VIII rompeu os laços com a Igreja Católica. Além de trazer detalhes da vida da aristocracia inglesa, é uma boa série para se ter uma ideia de como nasceu a Igreja Anglicana.
Atualizado em 7 Mar 2018.