Tem séries que começam sem nada de mais, algumas começam até muito mal mesmo, mas, por alguém acreditar nelas, elas tentam continuar e - milagrosamente - realmente conseguem se superar e conquistar o público e a crítica. É verdade que muitas conseguem piorar quando chegam novos episódios, mas o mundo da televisão está cheio de segundas temporadas que salvaram um show.
Para te convencer de que nem sempre vale a pena desistir de uma produção logo na primeira temporada, o Guia da Semana listou 10 séries que melhoraram na segunda temporada e merecem um esforcinho. Confira:
Parks and Recreation
Parks and Recreation teve um dos piores começos da lista, recebeu péssimas críticas e muita gente não acreditou que fosse continuar, mas hoje é uma das sitcoms mais amadas do mundo. A comédia acompanha um grupo de funcionários públicos cujo único desejo na vida é superar as burocracias da política estadunidense para fazer de sua cidade um lugar melhor.
Buffy: A Caça-Vampiros
Buffy também sofreu ao longo da primeira temporada, mas conseguiu se estabelecer na segunda e virou um dos dramas preferidos dos amantes de seres sobrenaturais. A trama, baseada em livros, conta a história de uma jovem mulher destinada a matar vampiros, demônios e outras criaturas infernais, sempre conta com a ajuda de seus amigos.
Grace and Frankie
Os maridos de Grace e Frankie decidem assumir, depois de dezenas de anos, o relacionamento amoroso que mantinham entre si. Com o divórcio, as duas antigas rivais se veem obrigadas a se tornarem amigas e, já com 70 anos, precisam aprender a viver uma nova vida enquanto lidam com diversos dramas dos filhos e ex-maridos. A primeira temporada não recebeu críticas lá muito boas, mas a série se superou e já chega na quinta firme e forte.
Breaking Bad
Breaking Bad é uma das séries mais populares de sua época e suas cinco temporadas colecionaram dezenas de prêmios e indicações, mas verdade seja dita: se tivesse continuado no ritmo da primeira temporada, talvez não tivesse dado tão certo. É muito pouco provável que você não saiba, mas a produção acompanha um professor de química do ensino médio que começa a produzir e vender metanfetamina.
The Office
The Office tem um estilo inusitado de documentário que acompanha a vida de um grupo de trabalhadores em um escritório, onde os dias de trabalho são cheios de batalhas de ego, comportamentos inadequados e tédio. A série também demorou para se estabelecer, mas conquistou o público e a crítica em sua segunda temporada.
Agents of S.H.I.E.L.D
A série foi a primeira a trazer o universo da Marvel do cinema para a televisão e conta a história de um grupo de agentes especiais enquanto eles tentam salvar o mundo e encontrar pessoas superpoderosas. Cada episódio na primeira temporada costumava contar uma história diferente. Assim como as outras da lista, não fez muito sucesso de primeira, mas acabou conquistando muitos fãs ao longo do tempo, inclusive mudando bastante seu formato, com arcos maiores que durassem mais tempo.
Star Trek: The Next Generation
Ficção científica não poderia ficar for a desta lista. O clássico mundo de Star Trek tem muitas séries que, se você realmente tiver bastante tempo, valem a pena. Mas The Next Generation é uma das mais longas – mais de 130 horas – e mais bem avaliadas. Os episódios acompanham a tripulação de uma nave espacial se atrevendo a explorar mundos onde ninguém havia chegado antes deles.
Lucifer
Lucifer acompanha propriamente Lucifer, que está cansado do inferno e decide passar um tempo vivendo na Terra para melhor entender a humanidade. Muita gente achou que Lucifer ia voltar para onde veio já na primeira temporada, quando não conquistou a crítica e nem muitos fãs, mas a série realmente conseguiu melhorar na segunda parte.
Person of Interest
Person of Interest acompanha a parceria de um programador rico e um ex-assassino que tem como objetivo salvar a vida de civis utilizando, para isso, uma inteligência artificial de vigilância que envia para eles a identidade de criminosos. A série pecou muito em qualidade em sua primeira temporada, mas realmente conseguiu melhorar e chegar até uma quinta, quando terminou.
The Good Wife
The Good Wife, uma premiada série de oito temporadas, conta a história de quatro amigas de classe média alta que começam a descobrir segredos e verdades umas das outras depois que um misterioso suicídio abala a vizinhança. Difícil acreditar que uma série que não fez tanto sucesso no começo tenha durado tanto tempo - prova de que as coisas realmente podem melhorar.
Atualizado em 16 Jan 2019.