Não existe nada mais triste no mundo da televisão do que descobrir que a série que você está assistindo – e adorando – foi cancelada. Você passa pela negação, pela raiva, pela indignação, até que um dia segue em frente e encontra outra série para preencher aquele vazio. Mas no fundo você vai sempre se sentir injustiçado, afinal, por que algumas séries duram quatorze temporadas e a sua, que era sabidamente melhor, não durou nem três?
O Guia da Semana separou 10 séries que não mereciam ter sido canceladas para você assistir – afinal, elas receberam ótimas críticas e até alguns dos prêmios mais bem-conceituados do mundo televisivo. Quem sabe você não se junta a nós na esperança de que algum estúdio decida revivê-las. Confira:
Pushing Daisies | 2007 - 2009
Nesta série, acompanhamos um homem que tem uma loja de tortas e o incrível dom de trazer mortos de volta à vida com apenas um toque. Um dia, ele recebe a chance de reviver seu primeiro amor, uma bela jovem que foi assassinada. O problema é que ele não pode tocá-la de novo, ou ela morre – dessa vez para sempre. Juntos, eles, um investigador particular e uma cativante garçonete desvendam mistérios envolvendo outros assassinatos. Produzida pelo canal americano ABC, o show recebeu somente críticas positivas dos grandes jornais, ganhou sete Emmys, mas foi cancelada após somente duas temporadas, sem dar um final digno aos fãs.
Sense8 | 2015 - 2018
Oito pessoas de diferentes nacionalidades, etnias, crenças, orientações sexuais e identidades de gênero têm suas mentes conectadas e, aos poucos, vão se aproximando e entrando em harmonia – mas a ligação entre eles torna-se um risco quando descobrem que estão sendo caçados. Essa querida produção original da Netflix, que foi nomeada ao Emmy e conquistou fãs apaixonados ao redor de todo o mundo, durou apenas duas temporadas. Depois de uma grande comoção dos fãs nas redes sociais – e até nas ruas –, a Netflix anunciou que faria um filme especial para dar um final à trama.
The Get Down | 2016-2017
A série se passa na década de 1980 e acompanha um grupo de garotos cujo sonho é fazer música. Os protagonistas ainda dividem espaço com Mylene Cruz, uma diva pop em ascensão. As músicas são muito diversificadas e passam pelo hip hop das periferias, o gospel das igrejas e o pop das drag queens. A série foi muito elogiada por suas músicas e a representatividade que deu a grupos que geralmente não aparecem na televisão, mas, talvez por ser cara demais, também durou somente duas temporadas.
Freaks and Geeks | 1999
Lindsay e seu irmão mais novo Sam frequentam a mesma escola no início dos anos 80, nos subúrbios de Michigan, nos Estados Unidos. Depois da morte de sua avó, a nerd Lindsay começa a sair com uma nova turma de amigos, que não se importam com convenções sociais. Ao mesmo tempo, Sam e seus amigos tentam se encaixar em um novo universo social. Apesar de só ter uma temporada, a série foi muito bem avaliada pela crítica e certamente teve o seu impacto cultural, sendo pioneira na forma como retratou os adolescentes na televisão, além de lançar a carreira de diversos atores.
Agent Carter | 2015 - 2016
Agent Carter acompanha as aventuras da única funcionária mulher de uma agência secreta de espionagem durante a Segunda Guerra Mundial. A série mostra como ela sabe viver sua carreira de sucesso em um mundo dominado pelos homens, por vezes fazendo o que muitos deles nem são capazes de fazer. Agent Carter foi uma das séries mais bem criticadas da Marvel, atingindo altas pontuações em sites como Metacritic – algo não muito comum quando o assunto é série de super-herói – e foi cancelada com apenas duas temporadas.
Enlightened | 2011 - 2013
Amy Jellicoe era uma empresária de sucesso até que surta e precisa ir passar um tempo em um centro de reabilitação e tratamento havaiano. Quando sai de lá, Amy retorna para a companhia em que trabalhava antes, mas para um cargo inferior ao seu anterior. Agora, com uma nova forma de enxergar o mundo, busca mostrar a seus relutantes colegas de trabalho como realmente aproveitar a vida. A série chegou a render um Globo de Ouro de melhor atriz em série de comédia para Laura Dern, que interpretou Amy, mas foi cancelada no final da segunda temporada.
Deadwood | 2004 - 2006
Deadwood foi uma premiada série da HBO que se passava no fim do século 19 e acompanhava diversos moradores da cidade de Deadwood, na Dakota do Sul, EUA – uma cidade cheia de crime e corrupção. Apesar dos prêmios que recebeu – entre eles, um Globo de Ouro e oito Emmys -, ela foi cancelada com apenas três temporadas, ainda que tivesse muita trama para ser explorada e resolvida.
The New Normal | 2012
The New Normal era uma leve comédia em estilo Modern Family que acompanha a vida de uma mãe solteira que se muda para Los Angeles com sua filha para fugir de sua avó conservadora e aceita ser barriga de aluguel de um casal gay. Apesar da qualidade do elenco e das boas críticas, a série não durou nem duas temporadas.
Terra Nova | 2011
A série acompanha a família Shannon, um grupo normal de pessoas que vive em 2149, um momento crítico para o planeta Terra, que está morrendo. Graças a uma tecnologia que permite abrir um portal no tempo capaz de leva-los para 85 milhões de anos atrás, eles se mudam para o passado, quando o planeta ainda era habitável, e precisam erguer uma colônia – em meio a dinossauros. Segundo a crítica, a série tinha potencial e conquistou alguns fãs, mas não foi renovada para uma segunda temporada. É possível que ela tivesse feito sucesso, caso tivesse recebido uma segunda chance.
Arrested Development | 2003 – 2006; 2013 – Hoje
O calmo e despretensioso filho de Michael Bluth assume os negócios da família depois que seu pai é preso. Mas o resto de seus parentes mimados e disfuncionais acabam fazendo com que o trabalho seja muito mais complicado do que ele imaginava. As primeiras três temporadas da série receberam nada menos que seis Emmys e, mesmo assim, ela foi cancelada pela Fox. Felizmente, a Netflix decidiu trazê-la de volta à vida – a justiça neste caso foi feita, e a verdade é que todos que já tivemos algum show favorito cancelado temos um pouquinho de esperança de que a Netflix o traga de volta. A quarta temporada produzida pelo serviço de streaming foi lançada em 2013 e a quinta deve ser lançada em 2018.
Atualizado em 6 Set 2018.