Todo ano, centenas de séries novas chegam aos vários serviços de streaming que estão a nossa disposição — número esse que também é cada vez maior. Inevitavelmente, algumas séries, como Westworld, Big Little Lies, Stranger Things, La Casa de Papel ou Boneca Russa, acabam dominando o debate público e ofuscando ótimas produções.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou algumas séries recentes, lançadas de 2017 para cá, que, apesar de terem sido aclamadas pela crítica e até terem vencido alguns prêmios, não fizeram tanto barulho em meio ao público e você pode ter deixado passar. Confira:
A Very English Scandal (2018) | BBC
Ambientada nas décadas de 1960 e 1970, o drama da BBC A Very English Scandal acompanha o parlamentar Jeremy Thorpe enquanto ele faz de tudo para tentar esconder o seu caso com outro homem, Norman Scott. A elogiada série estreou em 2018, mas chegou ao Brasil em fevereiro de 2019 pelo Globoplay, serviço de streaming da Globo.
Disponível em: Globoplay
Bodyguard (2018) | BBC
Bodyguard, uma série inglesa produzida pela BBC, chegou ao Brasil com o selo original Netflix sob o título Segurança em Jogo em outubro de 2018. A trama acompanha o veterano de guerra e agora policial Sargento David Budd, que é promovido a guarda-costas da Ministra do Interior Julia Montague. Ele não esperava, no entanto, que ia ter que lidar, logo depois da promoção, com um ataque terrorista, crime organizado e policiais corruptos.
Disponível em: Netflix
American Vandal (2017) | Netflix
American Vandal, ou Vândalo Americano, é uma elogiada série original da Netflix lançada em 2017 em formato de documentário criminal. A produção, fictícia, acompanha um grupo de alunos que decidem produzir um documentário para ajudar a desvendar os mistérios que envolvem um terrível acontecimento em sua escola: 27 carros de profissionais da instituição apareceram pichados com figuras fálicas.
Disponível em: Netflix
Legion (2017) | FX
Legion foi elogiada por inovar no formato de séries e filmes sobre super-heróis. Poderia ser mais um drama sobre um mutante que sofre por ser diferente como são todos os filmes e séries do universo dos X-Men, mas essa série consegue abordar temas extremamente relevantes como saúde mental, relações familiares, lealdade, fracasso e abuso de drogas, tudo em uma primeira temporada de apenas oito episódios, muito bem construídos.
Disponível em: FOX+
Barry (2018) | HBO
Essa série original da HBO estreou em março de 2018 e conta a história de Barry, um matador de aluguel que se muda para Los Angeles e acaba descobrindo uma nova paixão: atuar. Com novos amigos e novos amores, Barry tenta deixar para trás sua carreira criminosa, mas isso não será tão fácil. A comédia dramática recebeu elogios por seu elenco e pelo enredo que, no fundo, conta uma história identificável de alguém em busca por sentir algo.
Disponível em: HBO GO
Godless (2017) | Netflix
O primeiro seriado faroeste da Netflix estreou em novembro de 2017 e acumulou ótimas críticas por sua narrativa, fotografia e por inovar no gênero sem fugir dos seus clichês tão característicos. Godless é uma minissérie de seis episódios que conta a história de Roy Goode, um homem procurado pelo aterrorizante Frank Griffin. Em determinado momento, Roy chega à pequena cidade mineira de La Belle, onde, depois de um acidente que matou todos os homens, as mulheres se reorganizam para manter a comunidade viva. Uma delas, a misteriosa Alice Fletcher, vai decidir esconder Goode de seu inimigo.
Disponível em: Netflix
Anne WIith an E (2017) | Netflix
A série acompanha a história da órfã Anne no século 19. Sua vida muda completamente quando ela é adotada por um casal de irmãos e passa a viver em uma enorme fazenda que não impõe limites à sua imaginação. Apesar das adversidades, como sofrer preconceito por ser órfã, a menina sempre consegue se superar e provar para si mesma e para todos ao seu redor tudo o que ela pode ser.
Disponível em: Netflix
A Amiga Genial (2018) | HBO
Baseada nos livros de sucesso da italiana Elena Ferrante, a primeira temporada de A Amiga Genial estrou no fim de 2018 e conquistou a crítica. A série acompanha os relatos de uma mulher que decide contar tudo o que lembra sobre sua amizade de infância com uma menina que ela conheceu na escola primária na região de Nápoles, na Itália, na década de 1950.
Disponível em: HBO GO
Pose (2018) | FX
Pose é uma série estadunidense produzida pelo canal FX e lançada nos Estados Unidos em junho de 2018. No Brasil, chegou ao FOX+, serviço de streaming da FOX, em outubro de 2018. A trama se passa no fim da década de 1980, em Nova York, e foca em um grupo de pessoas LGBT que acompanham mudanças pelas quais passa a sociedade, abordando um universo de luxo em contraste com a vida no centro da cidade e a cultura de bailes que aflorava na época.
Disponível em: FOX+
Narcos: México (2018) | Netflix
Apesar de não ter feito tanto barulho quanto a série que a deu origem, Narcos: México recebeu ótimas críticas. A produção, do mesmo universo de Narcos, acompanha, ao longo de dez episódios, o desenvolvimento do Cartel de Guadalajara desde 1980, quando Félix Gallardo assume o negócio das drogas. Junto a isso, vemos o agente da DEA, Kiki Camarena, se mudar da California para o México para derrubar o novo traficante em ascensão.
Disponível em: Netflix
The Marvcelous Mrs. Maisel (2017) | Amazon
The Marvelous Mrs. Maisel acompanha Miriam, uma jovem que tem uma vida feliz e um ótimo relacionamento com o seu marido, até que ele a deixa. Depois de sofrer muito, uma série de eventos acaba levando a moça a se tornar uma comediante de sucesso. A série, que se passa na década de 1960 e é dos mesmos criadores de Gilmore Gilrs, recebeu ótimas críticas em 2017 e ficou um pouco mais famosa, em 2018, por conquistar o Globo de Ouro de melhor série de comédia e de melhor atriz em série de comédia para Rachel Brosnahan, que interpreta Miriam.
Disponível em: Amazon Prime Video
Olhos Que Condenam (2019) | Netflix
Baseada em fatos reais, Olhos Que Condenam acompanha a história de cinco adolescentes negros, que ficaram conhecidos como Os Cinco do Central Park, que foram acusados de um estupro que não cometeram. A minissérie de quatro partes se passa em três épocas diferentes, primeiro em 1989, quando são acusados pela primeira vez, depois em 2002 e 2014, quando nos mostram as consequências disso. A produção é dirigida por Ava Duvernay, indicada ao Oscar pelo filme A 13ª Emenda, sobre o sistema penitenciário nos Estados Unidos.
Disponível em: Netflix
Alias Grace (2017) | Netflix
Apesar de The Handmaid's Tale ter ficado com toda a atenção, Alias Grace foi outro livro de Margaret Atwood adaptado para a TV em 2017. O romance foi inspirado em fatos reais e a minissérie de seis episódios conta a história de Grace Marks, uma empregada doméstica e imigrante irlandesa que, no Canadá, é presa em 1843 pelo assassinato de seu patrão. A protagonista afirma que não tem lembranças do ocorrido e não se sabe se ela é realmente culpada. Uma década depois, a chegada de um médico que quer ajuda-la a resgatar suas memórias e descobrir se ela de fato cometeu o crime vai levantar ainda mais dúvidas.
Disponível em: Netflix
The Deuce (2017) | HBO
No mesmo ano da primeira temporada de Big Little Lies, a HBO foi responsável pela produção de outra série de sucesso que, apesar de ter sido indicada a um Globo de Ouro, não recebeu a atenção merecida. The Deuce conta com roteiro, elenco e produção impecáveis e aborda o desenvolvimento da indústria pornográfica na Nova York das décadas de 70 e 80.
Disponível em: HBO GO
Homecoming (2018) | Amazon
Homecoming acompanha a assistente social Heidi Bergman, interpretada por Julia Roberts, que trabalha em uma unidade secreta do governo para ressocialização de soldados de guerra — ou pelo menos é isso que contam aos soldados. Ao mesmo tempo, acompanhamos cenas de Heide quatro anos depois, enquanto um funcionário do Departamento de Defesa dos EUA a questiona sobre por quê ela deixou seu emprego para trás.
Disponível em: Amazon Prime Video
Sharp Objects (2018) | HBO
A minissérie da HBO, Sharp Objects, chegou ao canal em julho de 2018 e conquistou um Globo de Ouro em 2019. Com oito capítulos, a trama acompanha a repórter Camille Preaker, interpretada por Ammy Adams, que retorna à sua pequena cidade-natal, Wind Gap, no Missouri, para escrever uma reportagem sobre o desaparecimento de duas pré-adolescentes. Tentando descobrir o que aconteceu, fantasmas do passado ameaçam retornar, Camille passa a se identificar talvez um pouco demais com as vítimas e coisas estranhas começam a acontecer.
Disponível em: HBO GO
Atualizado em 12 Jul 2019.