Às 22h30 desta terça-feira, 3 de outubro, estreia na FOX mais uma série Marvel: The Gifted. A produção, que é ambientada no mesmo universo dos mutantes superpoderosos de X-Men, fala sobre pessoas comuns que acabam desenvolvendo superpoderes e precisam lutar para sobreviver. Nada dos ideais inabaláveis e sobre-humanos do Super Homem – Jessica Jones, David Haller e Luke Cage são gente como a gente, cheios de crises e complexidades.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 7 séries sobre superpoderes que você vai querer assistir – nos títulos listados, a temática dos superpoderes é abordada como forma de debater questões como empatia, respeito e autocompreensão, celebrando a individualidade e a diversidade e mostrando que super-herói não é coisa de criança.
The Gifted
A grande estreia do mês vai contar a história de dois adolescentes: Lauren (Natalie Alyn Lind), que já sabia que era mutante há dois anos, mas escondeu da família por medo do que poderia acontecer, e seu irmão Andy (Percy Hynes White), que está descobrindo agora seus superpoderes. Devido a políticas de perseguição aos mutantes, toda a família decide fugir com a ajuda de outros superpoderosos. A série estreou esta semana nos Estados Unidos e já acumula ótimas críticas pelo elenco e os efeitos especiais.
Onde assistir: FOX e FOX Premium
Legion
Ambientada no mesmo universo de X-Men e The Gifted, a série conta a história de David Haller (Dan Stevens). Diagnosticado como esquizofrênico, o jovem passa sua infância e adolescência em um hospital psiquiátrico até que a chegada de Syd (Rachel Keller) muda tudo – juntos eles vão descobrir que as vozes e visões em sua cabeça talvez não sejam fruto de sua mente. Visualmente envolvente, as cenas cheias de efeitos especiais tornam difícil parar de assistir.
Onde assistir: FOX Premium
Jessica Jones
Uma das mais elogiadas produções da Marvel para a televisão, a série acompanha a vida da detetive Jessica Jones (Krysten Ritter). Traumatizada devido a um passado terrível, Jessica vive seus dias fazendo apenas o suficiente para sobreviver, até que precisa usar seus superpoderes e se unir a outros personagens para derrotar seu maior inimigo. Tanto a complexidade quanto a diversidade dos personagens são admiráveis e foram extremamente elogiadas pela crítica.
Onde assistir: Netflix
Luke Cage
Luke Cage (Mike Colter) nutre uma relação amorosa com Jones, mas ganhou também seu próprio seriado. Depois de passar por um experimento que deu errado, o protagonista ganha superforça e pele indestrutível, mas retorna a Harlem, o bairro de Nova York onde cresceu, e tenta reconstruir sua vida ali, enquanto luta para salvar a sua cidade. A série recebeu ótimos elogios por, entre outros motivos, sempre exaltar a importância da cultura afroamericana nos Estados Unidos.
Onde assistir: Netflix
Demolidor
Dos itens da lista, Demolidor é o mais tradicional na forma como apresenta seu protagonista – advogado pela manhã e justiceiro pela noite, ele vive duas vidas assim como Batman e Super Homem. Um único detalhe o destaca do resto – ele é cego. Com trama complexa e clima mais obscuro, a série é a sugestão certa para quem prefere aquela clássica ação às intrigas psicológicas de Jessica Jones.
Onde assistir: Netflix
Agents of S.H.I.E.L.D.
A série foi a primeira a trazer o universo da Marvel do cinema para a televisão e conta a história de um grupo de agentes especiais enquanto eles tentam salvar o mundo e encontrar pessoas superpoderosas. O tema principal da produção se parece um pouco com o da saga dos X-Men, acompanhando os personagens enquanto eles percebem que aqueles que têm superpoderes podem não ser ameaças, mas apenas pessoas que precisam de ajuda e compreensão como qualquer outra.
Onde assistir: Netflix
Misfits
A única série não produzida pela Marvel na lista conta a história de um grupo de adolescentes condenados a prestar serviço comunitário devido a delitos – nem todos intencionais – cometidos no passado. Em um dia de tempestade, os cinco são atingidos por um raio e ganham superpoderes. A produção britânica é extremamente original e concede a seus personagens – já desequilibrados pela puberdade – poderes um tanto inusitados como manipulação de lactose.
Onde assistir: Netflix
Atualizado em 1 Nov 2017.