Guia da Semana

Na última semana, a Netflix lançou mais um filme que está fazendo sucesso no streaming. "Não Se Mexa" se destaca pela sua trama aterrorizante, sendo irresistível para quem aprecia dramas psicológicos com pitadas de suspense.

Apesar de estar bombando , o que mais tem intrigado o público é o desfecho da história, que deixou muitos espectadores em dúvida sobre o verdadeiro significado das cenas finais.

Para entender o contexto: Isis vs. a paralisia

A perda de seu filho mergulha Iris em uma depressão intensa e apatia devastadora, deixando-a aprisionada em seu próprio sofrimento. Esse estado de dor se torna ainda mais palpável quando Richard a imobiliza, fazendo com que a sensação de confinamento se estenda tanto ao corpo quanto à mente.

A atriz Kelsey Asbille descreve o papel como um "diálogo interno sobre a vontade de viver", refletindo a batalha interna de Iris. Mesmo diante do avanço paralisante que enfrenta, ela busca formas de resistir, agarrando-se a qualquer vestígio de esperança, por menor que seja.

"Ela passou por muita coisa e sente como se estivesse no fim da linha. Acredito que, através da interação com o personagem de Finn durante o filme, mesmo sendo um suspense, também é um filme de personagem, e ela recupera aquilo que havia perdido, o desejo de viver", disse o produtor Sam Raimi ao Tudum.

No clímax da trama, Richard leva Iris ao lago com a intenção de afogá-la. No entanto, à medida que recupera o controle sobre seu corpo, ela encontra uma força inesperada para lutar, reagindo com golpes e disparos contra ele.

Esse confronto em uma pequena embarcação simboliza sua trajetória de autossuperação, na qual Iris desafia não apenas o agressor, mas também a própria vontade de viver, antes sufocada pela dor.

"O roteiro descreve os estágios da paralisia, mas há uma experiência emocional e uma luta interna que você precisa transmitir, mesmo estando fisicamente limitada", comentou Asbille ainda em entrevista ao Tudum.

O polêmico "obrigada" na cena final

No desfecho de Não se Mexa, Iris, agora vitoriosa, assiste Richard morrer e lhe diz um "obrigada". Essas palavras, uma ironia e um reflexo do último suspiro que ele direcionou à ex-namorada Chloe, revelam que, mesmo em sua crueldade, ele a fez reencontrar o desejo de lutar. Finalmente livre do peso da perda, Iris se abre para um novo começo, deixando para trás a dor que a aprisionava.

Confira o trailer de "Não se Mexa":

Você também pode gostar:

A princesa Mia Thermopolis está de volta!

Anne Hathaway confirmou que está em andamento a produção de 'O Diário da Princesa 3', dando continuidade aos eventos do segundo filme.

Confira todos os detalhes e novidades que já foram anunciados e prepare-se para momentos mágicos e nostálgicos:

Por Giulia Frazão

Atualizado em 29 Out 2024.