O drama House of Cards, a comédia Parks and Recreation e Game of Thrones – o que essas séries têm em comum? Todas se ancoram em tramas e intrigas políticas para construir a sua história. E esse tipo de série está fazendo cada vez mais sucesso entre o público que procura por histórias complexas que exigem atenção e raciocínio, ou que querem entender mais de política - daqui, dos Estados Unidos, da Itália ou até do monarquismo absolutista francês.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 15 séries sobre política para quem gosta de tramas envolventes. Confira:
House of Cards
A série que acompanha os planos de Frank e Claire Underwood para conquistar cada vez mais poder e influência dentro da Casa Branca chega ao fim este ano. Depois fazer muito sucesso e lançar a Netflix no mundo das produções originais, a série chegou à sua quinta temporada com uma grande quantidade de críticas negativas e permaneceu nas manchetes de 2017 devido às polêmicas envolvendo Kevin Spacey, que interpreta Frank. A sexta e última temporada vai ao ar este ano e não contará com a participação do ator. De qualquer forma, as quatro primeira temporadas conquistaram a crítica pela forma elaborada com retrata as tramas políticas nos bastidores do Governo Americano.
Onde assistir: Netflix
Veep
Lançada em 2012, a comédia acompanha o dia-a-dia da nova Vice-Presidente dos Estados Unidos, Selina Meyer, e sua equipe, enquanto ela descobre que o cargo não era nada do que ela esperava e luta para tentar se manter nele. O humor satírico da série chama a atenção para diversos problemas do sistema governamental estadunidense e garante ótimas risadas. A série conquistou Emmys em todos os seus anos de existência, sem falar de Globos de Ouro, e, já na sétima temporada, a produção decidiu que era melhor parar enquanto eles ainda estava no topo.
Onde assistir: HBO Go
The Man in the High Castle
Baseada em um romance de Philip K. Dick, responsável por obras que deram origem a filmes como Blade Runner e Minority Report, a série se passa em uma realidade alternativa na qual o Eixo, composto pela Alemanha e o Japão, ganhou a Segunda Guerra Mundial. Nesse cenário, os Estados Unidos foram divididos entre o Império Japonês e o Nazista, e um grupo de rebeldes tenta reunir misteriosos filmes para entregar ao ainda mais misterioso Homem no Castelo Alto, enquanto acordos políticos são feitos entre rebeldes e governos, japoneses e alemães.
Onde assistir: Amazon Prime Video
The Wire
A série discute a cena do tráfico e drogas em Baltimore a partir da perspectiva dos traficantes e agentes da lei. Cada temporada tem começo, meio e fim: a quarta conta a história de uma escola dominada pelo tráfico, apesar das tentativas de afastar os alunos das drogas. A série é uma das mais bem avaliadas da HBO e debate a políticas em suas diversas instâncias, passando pelas periferias, que muitas vezes são ignoradas em tramas políticas.
Onde assistir: HBO Go
Parks and Recreation
Essa premiada série aborda instâncias políticas menos grandiosas com as quais estamos acostumados. A série acompanha os servidores públicos de uma cidade em Indiana enquanto eles usam todas as suas habilidades para conquistar coisas pequenas, como um parque, e tornar sua cidade um lugar melhor para todos. Através do humor, a produção mostra como a burocracia da política e os interesses financeiros de alguns podem dificultar mesmo as coisas mais simples.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Game of Thrones
Poucas séries têm tantas tramas políticas sendo desenvolvidas ao mesmo tempo. Enquanto acompanhamos a luta das grandes casas pelo Trono de Ferro, vemos interesses individuais entrando no caminho e alianças políticas sendo formadas. Em meio a dragões, mortos-vivos e castelos grandiosos, vemos que a ficção acaba não sendo assim tão diferente da realidade.
Onde assistir: HBO Go
Designated Survivor
Quando o Capitólio é atacado e quase todas as pessoas que compõem o Governo dos Estados Unidos morrem, cabe ao “sobrevivente designado” ocupar o cargo de presidente do país e reconstruir os três poderes do zero. Durante a série, Tom Kirkman, antigo secretário de planejamento urbano e novo presidente, se vê obrigado a lidar com um grande esquema de traição enquanto tenta ser o presidente que o país precisa.
Onde assistir: Netflix
Suburra: Sangue em Roma
A primeira série original da Netflix na Itália estreou em outubro de 2017 e narra, nos dias de hoje, uma história que discute a já muito antiga decadência e corrupção que envolve Estado, Igreja e o crime organizado no país. Quem gosta de política, ação e de dramas policias vai adorar a série. De bônus, podemos apreciar as belas paisagens romanas.
Onde assistir: Netflix
Marseille
Ambientado na cidade francesa de Marselha, esse drama conta a história de um prefeito corrupto no fim de seu quarto mandato. Enquanto a população pobre da cidade sofre, a elite se envolve em tramas de busca por poder e traições na campanha para eleger o próximo prefeito.
Onde assistir: Netflix
The Crown
The Crown pode até ser a série mais cara da Netflix, mas todo esse dinheiro gasto valeu a pena - em sua segunda temporada a produção já conquistou estatuetas dos dois prêmios mais importantes da televisão e é uma das séries mais comentadas do serviço de streaming. O drama, cuja segunda temporada acabou de estrear, acompanha as desventuras políticas e o casamento da Rainha Elizabeth II ao longo dos eventos históricos que moldaram a segunda metade do século 20.
Onde assistir: Netflix
O Mecanismo
O Mecanismo é uma série dramática livremente inspirada nas investigações da Operação Lava Jato, que apura a extensa rede de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo algumas das maiores empresas e nomes importantes da política nacional. O protagonista é um delegado aposentado da Polícia Federal obcecado pelo caso que está investigando.
Onde assistir: Netflix
Versailles
Versailles narra as intrigas políticas que se passaram durante a construção do famoso Palácio de Versailles, de Luis XIV. Assistimos ao poderoso monarca forjando alianças para mover a corte e construir uma prisão onde pudesse assistir de perto aos movimentos da aristocracia.
Onde assistir: Netflix
The Good Wife
Nesse drama de sete temporadas, Alice, uma boa esposa e ex-promotora do Estado, se vê obrigada a retomar sua carreira depois que seu marido se envolve em um escândalo de corrupção e alegações sexuais e é preso. De volta à firma de direito, ela precisa provar quem ela é para sustentar sua família. Ao longo de seus sete anos, a série recebeu mais de 200 indicações, inclusive pela forma como retrata a política de bastidores.
Onde assistir: Netflix
Show Me a Hero
Baseado no livro homônimo de não ficção, o drama narra o momento em que o novo prefeito da cidade de Yonkers, nos Estados Unidos, tem lidar com uma decisão do Tribunal Federal que pode arruinar sua carreira política – a de construir moradias populares em um bairro branco de classe média da cidade. Tanto roteiro quanto elenco receberam ótimas críticas.
Onde assistir: HBO Go
Outlander
Essa série escocesa conta a história de Claire, uma mulher que, já à frente de seu tempo no início do século XX, é mandada 200 anos para o passado através de uma pedra em Inverness, na Escócia. A inglesa está em lua de mel no país ao norte quando volta no tempo e é obrigada a lidar com uma época completamente diferente da sua. Lá, ela vai conhecer Jamie e os dois vão enfrentar vilões, guerras, tempestades em alto mar e a própria História para ficarem juntos. Em um geral, a série é sobre amor, mas a segunda temporada é recheada de intrigas políticas na Paris do início do século XVIII.
Onde assistir: Netflix
Atualizado em 18 Out 2018.