O azeite faz a diferença no processo de preparo da sua receita. Este óleo feito com azeitonas combina com diversos pratos, como carnes, peixes, entradinhas e até doces.
Para escolher o produto ideal, é preciso ficar de olho em algumas dicas. Por isso, o Guia da Semana te ensina como identificar o melhor azeite para o consumo! Confira:
Extra-virgem
O azeite extra-virgem contém muito mais nutrientes e menos acidez. Caso não consiga encontrar o extra-virgem, prefira o virgem que ainda assim é melhor do que o óleo de sementes tradicional culinário.
De olho na embalagem
Sempre prefira comprar azeite com embalagens escuras, afinal, elas impedem a entrada da luz. O vidro também dificulta que a iluminação entre.
De olho na acidez
Prefira azeites que tenham acidez até 0,8%. Isso porque quanto menor a acidez, significa que o azeite é mais puro. Procure esta informação na embalagem.
Azeite puro
Sempre leia os rótulos dos produtos, pois ali se esconde informações importantes. Alguns azeites são misturados a outros óleos. Por isso, prefira comprar os produtos puros. Sem nenhuma mistura.
Cuidado com a iluminação
O azeite precisa ser conservado em um lugar escuro, pois a iluminação oxida o azeite e faz com que o óleo perca a qualidade. No mercado, prefira pegar os produtos que estão no fundo da prateleira.
Data de validade
Opte por azeites que tenham sido produzidos recentemente, já que foram feitos a partir de um alimento fresco. Isso vai garantir a qualidade do produto.
Procedência
De novo, olhe o rótulo" Prefira os produtos que vieram com a informação DOP – Denominazione di Origine Protetta. Isso significa que o azeite foi produzido e embalado no mesmo local.
Atualizado em 31 Jan 2019.