É claro que no seu roteiro de viagem para Itália estão inclusos muitos pontos turísticos, museus e passeios interessantes. Mas uma hora você vai ter que comer – e que tal aproveitar esse momento para conhecer pratos típicos e suas histórias?
A culinária italiana é riquíssima e de dar água na boca, e quase toda a cidade terá um prato especial para você provar. Pensando nisso, o Guia da Semana preparou uma listinha com 10 comidas para você provar quando for à Itália. Confira:
Risoto alla milanese
O Norte da Itália é conhecido por suas receitas feitas com arroz. Este risoto cremoso tem origem em Milão e é preparado com açafrão, ingrediente que lhe dá essa cor amarela, e medula de boi. Ao conhecer a cidade, além de visitar o Duomo, você precisa incluir nos planos provar um risoto tradicional.
Bisteca alla Fiorentina
Esse prato típico italiano é feito na região da Toscana. O prato surgiu para comemorar a festa de São Lourenço, que era patrocinada pela Família Médici, que vivia em Florença. Durante o evento, eles patrocinavam essa bisteca para toda a população. Imagina só a festa?
Pizza Napolitana
A pizza napolitana talvez seja a comidinha italiana mais famosa do mundo. Bom, como o própio nome diz: nasceu em Nápoles. Além disso, você sabia que a primeira pizzaria do mundo é em Nápoles? E ainda está em funcionamento? Pois é, ela foi aberta em 1738. Uma vez em Nápoles, anote o endereço para visitá-la: Antica Pizzeria Port' Alba - Via Port' Alba, 18.
Pizza Marguerita
Em 1889, os reis italianos Umberto I e Margherita fizeram uma visita à Nápoles. Para a ocasião, os pizzaiolos criaram uma pizza especial. Coberta com muzzarela, tomate e manjericão - representando as cores da bandeira italiana. E ainda, para bajular os reis, deram à obra o nome da rainha.
Polenta
A polenta tem origem no norte da Itália e é um prato muito famoso em Veneza, onde é servido bem firme e frita. Mas em cidades como Friulli, você já vai encontrar o prato em versão mais cremosa.
Bife a milanesa
A origem desse prato também foi em Milão. Só para você ter uma ideia, o prato foi citado no livro "Storia de Milano", escrito por Pietro Verri em 1148. Contudo, existe uma polêmica envolvendo a origem do prato. Os italianos e os austríacos disputam por esse páreo. Isso porque a Áustria tem um prato muito parecido, mas é preparado com porco.
À Carbonara
Esse molho preparado com ovos, queijo pecorino, toucinho e pimenta preta é típico de Roma. Carvão em italiano se chama carbonara. E é por isso que especula-se que o prato foi criado pelos Carbonaris - trabalhadores das minas de carvão. Porém, a origem do nome do prato é nebulosa.
Panna Cotta
Esse doce nasceu na ragião de Piemonte. A receita preparada com leite, gelatina, baunilha e açúcar é chamada de Panna Cotta porque em italiano significa literalmente "creme cozido". É servido, geralmente, com calda de frutas.
Tiramisu
O doce mais famoso da Itália vem de Siena, na Toscana. Preparado com mascarpone, vinho, biscoito de champagne, café e cacau. Diziam que era uma sobremesa afrodisíaca e por isso era consumida antes de encontros amorosos.
Limoncello
Depois de tanta comilança, nada como um licor para digerir tudo, né? Senso assim, não deixe de provar o Limoncello, um licor feito com casca de limão. Dizem que sua origem vem da Ilha de Capri, mas também é uma bebida muito degustada na região da Toscana.
Atualizado em 22 Mai 2018.