Graças a nossa colonização, vivemos até hoje com heranças culturais de Portugal. O idioma, as construções coloniais, os azulejos, festas típicas, como a de São João, e... comida – desde o Sonho fofinho e cremoso que você compra na padaria até aquela trabalhosa e apetitosa Bacalhoada do almoço de domingo. Ou seja, temos muito a agradecer aos portugueses, né?
Veja em nossa galeria 10 comidas presentes em nosso dia a dia que são heranças dos portugueses!
Sonho
O nosso querido e fofinho Sonho é inspirado na Bola de Berlim muito típica de Portugal. Espera... Mas Berlim não fica em Portugal... É que esse doce típico atravessou a Europa graças às famílias judaicas alemãs que fugiram para Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. Na Alemanha, o doce é recheado de frutas vermelhas. Em Portugal, onde ganhou sua fama, ele leva um recheio mais tradicional: o famoso creme de ovos. No Brasil, recheamos com creme de confeiteiro.
Arroz-doce
O arroz-doce foi criado no Oriente Médio, mas na época das navegações os portugueses aperfeiçoaram a receita incluindo leite e limão. Se tornou uma sobremesa típica, servida no dia a dia. É uma sobremesa do cotidiano por ser simples de prepará-la, com leite de coco, raspas de limão, gemas de ovos e canela.
Bolinho de bacalhau
A primeira receita de Bolinho de Portugal foi publicada em 1904 no livro "Tratado de Cozinha e Copa", de Carlos Bandeira de Melo, que era um oficial do exército português. Lá em Portugal, no entanto, os bolinhos são conhecidos como pastéis de bacalhau.
Caldo Verde
O Caldo Verde é uma receita típica do norte de Portugal e é consumido durante o inverno. É preparado com couve, batata e linguiça. Conta-se que a receita surgiu por causa das classes mais baixas que precisavam se esquentar no frio e enriqueciam a sopa colocando couve e batatas, ingredientes que era muito baratos.
Bacalhau
Há um ditado português que diz que existem mais receitas preparadas com Bacalhau do que dias do ano. E, bem, isso é verdade. As mais variadas opções de receitas que nós comemos vieram do país. Principalmente o clássico Bacalhau à Portuguesa.
Broa de Fubá
Com a chegada dos portugueses no Brasil, os índios começaram a utilizar fubá em suas receitas. E por mais que eles quem trouxeram o ingrediente, fomos nós quem preparamos a receita da Broa de Fubá. E, bem, eles amaram tanto que levaram ela para a Europa.
Pão de Ló
O Pão de Ló, esse bolo fofo e que vai muito bem com um cafézinho, é um dos bolos mais tradicionais de Portugal. Tem origem nos conventos, assim como a maioria dos doces do país. A inspiração do nome veio de "ló", um tecido da época que era muito fino e delicado, parecido com o véu.
Sardinha frita
Sabe aquele almoço despretensioso e rápido de sardinhas fritas que você costumava comer na casa da avó? Essa receita vem lá de Portugal. A sardinha é o peixe típico do país e é muito tradicional comê-la em restaurantes de Lisboa. Ela vem acompanhada de pimentões assados e batatas cozidas.
Pastel de Nata
Os famosos Pastéis de Nata também tiveram origem em convento. A receita original é um segredo guardado a sete chaves pelo Mosteiro dos Jerônimos, em Belém, em Lisboa. Tanto é que os "Pasteis de Belém" só pode ser chamados assim se forem preparados por eles. Caso contrário, são só Pasteis de Nata.
Bolinho de chuva
A receita simples apenas com açúcar, ovos, leite e farinha dos Bolinhos de Chuva nasceu em Portugal. Foram os portugueses que trouxeram a farinha de trigo para o Brasil no fim do século 18. Naquela época, ela ainda era chamada de Farinha do Reino. Junto com a farinha, vieram as receitas, é claro - como estas delícias que nos acompanham em dia frio.
Atualizado em 15 Jun 2018.