Você é daquele tipo de pessoa que programa uma viagem de férias pensando em todas as coisas gostosas e típicas que poderá comer no destino escolhido? Se sim, você está no lugar certo =)
Preparamos uma galeria com muitas delícias típicas espalhadas ao redor do mundo. De Fish and Chips até a delicada sobremesa Pavlova, confira 12 comidas típicas pra você provar ao redor do mundo!
Stroopwafel na Holanda
Esse biscoitinho recheado com caramelo é chamado Stroopwafel e se pronuncia Sprôpváfel. É um dos quitutes mais famosos da Holanda e encontrado em qualquer café que você visitar por lá. Os holandeses costumam colocar o biscoito em cima da xícara para que o calor do café derreta o caramelo. Não dá água na boca só de pensar?
Daal Chawal na Índia
Uma vez na Índia, você vai precisar provar o Daal Chawal. Trata-se de uma sopa de lentilha bem condimentada, cozida com alho, gengibre, tamarindo e muitos outros temperos. A sopa é acompanhada de arroz. E, claro, come-se com a mão.
Laksa na Malásia
A Laksa é uma sopa típica da Malásia preparada com massa de arroz e folha de laksa, uma espécie de coentro. O prato ainda é reforçado com leite de coco, hortelã, massa de tamarindo e flor de gengibre. Ainda, pode conter frutos do mar como o camarão.
Paella na Espanha
Comer uma Paella na Espanha é quase uma obrigação no seu roteiro de viagem. O prato nasceu em Valença, na costa leste do país, como um alimento dos camponeses entre os séculos 15 e 16. O guisado de arroz com muitos temperos e frutos do mar era cozido numa panela grande de alças largas chamada Paella. Por isso, o nome pegou.
Pastel de Belém em Portugal
Em Portugal você poderá provar muitos pasteis de nata, mas Pastel de Belém, só em Belém, em Lisboa. O doce virou patrimônio histórico e cultural do país e é preparado até hoje pelos monges do Mosteiro de São Jerônimo. Ali, o quitute é servido quentinho e acompanhado de uma boa xícara de café.
Fish and Chips na Inglaterra
O Fish and Chips é um prato típico inglês que costumava ser vendido enrolado em folhas de jornais. Trata-se de um pedaço de peixe frito empanado, acompanhado de batatas-fritas. Era um prato feito especialmente para a classe operária, que comia rapidamente nas ruas, antes de voltar ao trabalho. É claro que com o tempo a vigilância sanitária impediu o costume de ser vendido em jornais, mas a iguaria continua sendo uma comidinha típica das ruas, principalmente de Londres, enrolada em papel.
Pavlova na Austrália e na Nova Zelândia
A Pavlova é uma sobremesa em forma de bolo, feita com merengue e chantily. O doce foi inventado em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, que fez turnê pela Austrália e Nova Zelândia entre 1926 e 1929. E é justamente por isso que os dois países ainda brigam para reivindicar a origem do doce. Bom, independente da briga, o que importa que este doce maravilhoso pode ser desfrutado em ambos os países.
Pizza Marguerita na Itália
A Pizza Marguerita foi inventada em Nápoles, no sul da Itália, em 1899 para homenagear a rainha Marguerita de Saboia que visitava a cidade. Os ingredientes usados foram escolhidos de uma forma que a pizza tivesse as cores da bandeira da Itália: mussarela de búfala representando o branco, molho de tomate para o vermelho e verde para o manjericão. A iguaria fez tanto sucesso que se espalhou pela Itália e pelo mundo como uma legítima comida típica italiana.
Lechon nas Filipinas
Anthony Bourdain ao visitar a Filipinas para sua série de reportagens de gastronomia feitas pela CNN falou sobre o Lechon. Trata-se de uma paixão nacional mais ou menos como a feijoada é para os brasileiros. É um porco assado na brasa por horas com tomates e vinagre.
Ceviche no Peru
Não dá para visitar o Peru sem provar o famoso Ceviche, né? O prato é feito com peixe branco cru marinado, suco de limão, laranja, algas, cebolas, legumes, pimenta aji, salsa e coentro. E ainda outros ingredientes como camarão, batata doce e milho, dependendo da receita. O prato foi inventado há mais de 2 mil anos antes de Cristo por um povo chamado Mochica, que ficava no litoral norte do Peru. Ou seja, mais tradicional impossível, né?
Poutine no Canadá
O Poutine é um prato obrigatório para quem visita o Canadá, principalmente o Quebec. Trata-se de batatas-fritas cobertas de queijo coalho derretido e molho marrom feito com filé mignon. O prato se chama poutine, uma gíria francesa para "confusão". Confuso ou não, parece uma delícia, né?
Koshary no Egito
Uma vez no Egito você terá que provar o Koshary. É um prato muito gostoso e completo que te sustenta ao longo do dia todo. Bom, também pudera: trata-se de uma mistura de arroz, lentinhas, macarrão, grão de bico, cebolas fritas e molho de tomate com muita pimenta.
Atualizado em 28 Jun 2018.