Você se considera um amante do café, mas quando está na fila da cafeteria nunca sabe a diferença entre o Mocha, Macchiato e Latte? Bom, então é hora de aprender um pouquinho sobre essa histórica bebida para escolher realmente a sua favorita na hora do próximo cafezinho.
O café é uma bebida global, e por isso ganha infinitas variações por onde passa, mas algumas são marcantes e foram parar nas cafeterias do mundo todo. Sendo assim, cnheça 10 diferentes tipos de café:
Foto: Shutterstock
Submarino
Ingredientes: leite e chocolate.
Esse é liberado para as crianças, pois tem tudo o que elas gostam: leite e chocolate. Diferente do tradicional chocolate quente, esse é preparado da seguinte forma: o leite deve estar bem quente e basta jogar uma pequena fatia de barra de chocolate (ao leite ou amargo) dentro e mexer. O chocolate irá derreter e deixará a bebida com um sabor especial.
Foto: Shutterstock
Café Latte
Ingredientes: espuma, leite e café.
Este é um clássico, e a diferença para o Macchiato é que este leva não só a espuma, mas também o leite na receita, sendo um tradicional café com leite com o diferencial da espuma, que o deixa com consistência mais cremosa.
Foto: Shutterstock
Pingado
Ingredientes: leite com um pouco de café.
O mais tradicional e famoso café dos restaurantes e bares brasileiros leva muito leite e um "pingado" de café, daí vem seu nome. Para fazer um bom pingado, evite ferver ou aquecer muito o leite, para que ele não perca seu sabor. Depois, é só colocar o café moderadamente para que fique bem clarinho.
Foto: Shutterstock
Café Mocha
Ingredientes: Espuma de leite, leite, café e calda de chocolate.
Drink que conta com uma calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de expresso. A mistura pode ser tri-fásica ou uma mistura de café com a calda de chocolate com a crema do leite por cima. Além disso, Mocha é o nome dado a um tipo de grão de café com um sabor achocolatado, menor e mais redondo que a maioria dos outros tipos de grãos da espécie. O café recebeu esse nome devido à cidade de Mocha, no Iêmen, que foi um importante exportador de café.
Foto: Shutterstock
Café Panna
Ingredientes: creme de leite batido (panna) e café.
Muito comum na Itália, e pouco conhecido no Brasil, este café tem como ingrediente a Panna (creme de leite fresco batido ou feito na coqueteleira). Considerando que alguns estados brasileiros não permitem a comercialização de leite fresco, apenas pasteurizado, muitas cafeterias substituem a Panna por chantilly, por isso é dificilmente encontrado aqui.
Foto: Shutterstock
Capuccino italiano
Ingredientes: Espuma de leite, leite vaporizado e café.
O verdadeiro Cappuccino leva 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado, 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml. A espuma do cappuccino deve ser densa e cremosa.
Foto: Shutterstock
Macchiato
Ingredientes: Crema do leite (espuma) e café.
Geralmente é servido na xícara de expresso e consiste em um expresso “manchado” com a crema do leite. É o que nós conhecemos por “café com espuminha”. Macchiato significa "manchado" em italiano, aludindo à mancha de leite. O diferencial está no fato do sabor do leite amenizar o sabor forte do café, para quem prefere bebidas mais suaves.
Foto: Shutterstock
Café Breve
Ingredientes: leite vaporizado, café.
Muito comum nos Estados Unidos, trata-se de uma dose de expresso com creme half–and–half (composto de metade leite, metade creme de leite). Infelizmente, este café não é comercializado no Brasil, pois este tipo especial de creme não é comercializado.
Foto: SHutterstock
Irish Coffee
Ingredientes: creme (chantily), Whisky e café.
O mais exótico e forte de todos, o café irlandês leva whisky em sua receita. Ela foi criada com a intenção de aquecer passageiros dos flying boats que chegavam da América do Norte pelo Atlântico. O whisky e o açúcar são adicionados e misturados com o café. O açúcar ajuda a evitar que o creme se misture às bases, quando utilizado no lugar do chantilly. O chantilly (ou o creme) deve permanecer como uma fase distinta do corpo da bebida, com uma aparência semelhante ao de uma cerveja Guinness.
Foto: Shutterstock
Capuccino
Ingredientes: Espuma de leite, leite vaporizado, chocolate em pó/canela e café.
A receita é a mesma do Cappuccino tradicional italiano. Porém, os brasileiros, que são apaixonados por doce, costumam incluir na receita um pouco de chocolate em pó e, claro, a canela, que traz um sabor especial à bebida.
Por Redação Guia da Semana + Marina Marques
Atualizado em 1 Jun 2020.