A tradição de trocar ovos existe desde muito antes do nascimento de Cristo em algumas civilizações europeias. Isso porque é um sinal de bom agouro, já que o ovo representa o renascimento. É por esta razão que esta prática se tornou um símbolo da Páscoa, data do renascimento de Jesus Cristo, comemorado por países cristãos.
Ao redor do mundo, além da data ser um feriado religioso, muitas pessoas aproveitam a ocasião para comer muitas guloseimas e presentear os entes queridos com ovos de chocolates.
Ficou curioso(a) sobre o assunto? O Guia da Semana te conta como a Páscoa é comemorada em 10 diferentes países. Confira:
Páscoa no Brasil
No Brasil, temos o costume de criar bonecos de palha para representar Judas (o apóstolo conhecido por trair a Cristo) e enforcá-los nas ruas e espancá-lo. Esta prática se chama "Malhar o Judas" e acontece no Sábado de Aleluia. É claro que não temos só isso, já que nos lambuzamos de chocolates o fim de semana todo. No domingo, acontece a tradicional troca de ovos.
Páscoa no México
A Semana Santa representa a semana santa inteira, desde o Domingo de Ramos até o Sábado de Páscoa, enquanto a Páscoa é todo o período que vai do Domingo da Ressurreição até o Sábado seguinte. Todo este período envolve muitas festas com receitas feitas com ovos tradicionais e trocas de bolos de páscoa, feitos com amêndoas.
Páscoa na Rússia
A tradição de presentear as pessoas queridas com ovos também ocorre na Rússia. Para você ter ideia, o czar Alexandre III pediu a um joalheiro chamado Peter Carl Fabergé para criar um ovo de Páscoa imperial como um presente para a imperatriz a cada Páscoa. Cada ovo foi feito de pedras preciosas e metais, como ouro, prata, pérolas, rubis e diamantes e levava um ano inteiro para fazer. Como a maioria das pessoas não tem condições de trocar ovos desse tipo, por lá também são feitas trocas de ovos de chocolates.
Páscoa na Itália
A Páscoa é realmente levada a sério na Itália. Para você ter ideia, o mais alto ovo de páscoa de chocolate já fabricado na Itália foi em 2011. Com 10,39 metros de altura e 7.200 kg de peso, era mais alto que uma girafa e mais pesado que um elefante.
Páscoa nos Estados Unidos
Durante o feriado, mais de 90 milhões de coelhos de chocolate e 91,4 bilhões de ovos são produzidos a cada ano apenas nos Estados Unidos. Ao lado do Halloween, a Páscoa é a maior festa de consumo de doces do ano.
Páscoa na Ucrânia
A arte de pintar ovos é chamada pysanka, originária da Ucrânia. Envolve o uso de cera e corantes para colorir o ovo tradicional de galinha. Estes pequenos ovinhos são escondidos em jardins e as crianças participam de uma caça aos ovos. Só quem conseguiu encontrar mais ovos é quem ganha doces e guloseimas para aproveitar a data.
Páscoa na Alemanha
O domingo de Páscoa é conhecido como "Dia da Família". Lotes de doces são comidos, incluindo um bolo em forma de cordeiro, e ovos e biscoitos são escondidos no jardim. Muitos alemães também fazem uma "Fogueira de Páscoa", onde eles queimam a árvore de Natal para mostrar que o inverno acabou e a primavera está chegando.
Páscoa na Húngria
Na Hungria, a Páscoa é celebrada com o cozimento de deliciosos pastéis e a pintura de ovos cozidos. As pessoas no nordeste da Hungria comemoram com garotas e garotos usando roupas tradicionais. As meninas correm rua abaixo enquanto os meninos jogam baldes de água neles. Depois, as meninas recompensam os meninos com moedas ou ovos de Páscoa pintados com flores.
Páscoa na Grécia
Páscoa na Grécia é um momento muito religioso. Os ovos são pintados de vermelho para representar o sangue de Cristo. Tradicionalmente, quando as pessoas se encontram, eles batem os ovos e dizem "Christos anesti!", que significa "Cristo ressuscitou!".
Páscoa na Austrália
Na Austrália a celebração de Páscoa começa na sexta-feira e termina na segunda-feira. O fim de semana é recheado de caça aos ovos de chocolates e pães quentinhos açucarados em formato de cruzes.
Atualizado em 9 Abr 2019.