Você é uma pessoa curiosa e sempre se pergunta sobre a origem daquela comidinha que está comendo? Afinal, a receita fica ainda mais saborosa quando acompanhada de história, né?
Para abrir seu apetite e matar a sua curiosidade, o Guia da Semana preparou uma lista com a origem de 12 sobremesas que com certeza você adora. Confira:
Mousse de Chocolate
Proveniente do francês "mousse", que quer dizer "espuma", conta-se que esta sobremesa surgiu em 1894, inicialmente como uma receita salgada. Sim, a mousse era feita de legumes ou peixes. Foi só em 1900 que o artista francês Henri Toulouse-Lautrec decidiu preparar com chocolate e a chamou de Maionese de Chocolate. Para a nossa sorte, o nome foi alterado e conhecemos esta delícia até hoje como Mousse de Chocolate.
Torta de Maçã
A Torta de Maçã é um dos símbolos tradicionais da gastronomia americana. Isso porque o país se tornou um dos maiores produtores de maçãs do mundo. A receita é tão tradicional que existe até uma expressão "As american as an apple pie", ou seja, "tão americano quanto uma torta de maçã".
Sorvete
No século I, o imperador romano Nero comia uma mistura feita com a neve e frutas, algo que seria a percussora do sorvete. Tempos depois, entre 618 e 697, o imperador chinês King Tang usava um método semelhante, mas passou a misturar leite com o gelo. Este hábito de misturar gelo com as sobremesas foi levado para a Europa pelo explorador veneziano Marco Polo, quando voltou da sua famosa viagem ao Oriente com uma receita para fazer sorvetes de água.
Cocada
A cocada marca um período triste de nossa história. As mulheres negras escravizadas preparavam estes doces com ingredientes que eram abundantes na época: coco e açúcar.
Sagu
O Sagu tem origem na Serra Gaúcha. Ele é preparado através do processo de transformação da mandioca em bolinhas. Esse processo foi desenvolvido por imigrantes alemães no início do século 20. O interessante é que foi uma sobremesa criada para representar as duas culturas: a mandioca do Brasil e o vinho europeu.
Brigadeiro
O Brigadeiro surgiu na década de 1940, em São Paulo, em uma campanha política com a intenção de promover a eleição do Brigadeiro Eduardo Gomes à presidência da República. O doce foi ganhando destaque e logo começou a ser vendido para arrecadar fundos à campanha. Desta forma, até hoje este doce se tornou referência para celebrar grandes acontecimentos e festas.
Pão de Ló
O Pão de Ló, esse bolo fofo e que vai muito bem com um cafézinho, é um dos bolos mais tradicionais de Portugal. Tem origem nos conventos, assim como a maioria dos doces do país. A inspiração do nome veio de "ló", um tecido da época que era muito fino e delicado, parecido com o véu.
Leite Condensado
O leite condensado surgiu como uma forma de preservar o leite. Isso foi em 1827, na França. Nesta época, ainda não existia geladeiras e, por isso, criaram um leite encorpado através da técnica de evaporação para aumentar a sua durabilidade. Durante 1861 e 1865, o leite condensado ficou famoso por causa da Guerra de Secessão nos EUA. Isso porque foi um alimento dado aos soldados, por se tratar de algo que não estragava facilmente e ainda dava muita energia para os combatentes.
Pavlova
A sobremesa de merengue e frutas frescas foi inventada em homenagem a Anna Matveyevna Pavlova, uma famosa bailarina que em 1926 estava fazendo uma turnê em diversos países como França, Suíça, Grã-Betanha, Nova Zelândia e Austrália. A origem do doce, no entanto, é nebulosa. Austrália e Nova Zelândia brigam até hoje para se apropriar da criação.
Bolo de Rolo
O Bolo de Rolo, doce típico de Recife, é uma variação do Colchão de Noiva, um doce português de pão de ló recheado com amêndoas. Porém, como não era fácil encontrar amêndoas no Nordeste, os portugueses aproveitaram a goiaba, que era uma fruta abundante, e rechearam o bolo com uma geleia da fruta.
Sonho
O nosso querido e fofinho Sonho é inspirado na Bola de Berlim muito típica de Portugal. Espera... Mas Berlim não fica em Portugal! É que esse doce típico atravessou a Europa graças às famílias judaicas alemãs que fugiram para Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. Na Alemanha, o doce é recheado de frutas vermelhas. Em Portugal, onde ganhou sua fama, ele leva um recheio mais tradicional: o famoso creme de ovos. No Brasil, recheamos com creme de confeiteiro.
Bolo Floresta Negra
O bolo Floresta Negra foi criado em homenagem à Floresta Negra, que fica em Baden-Württemberg, no sudoeste da Alemanha. Vale dizer que esta floresta deu origem a muitos contos de fadas famosos que conhecemos até hoje, caso de ‘Branca de Neve’, ‘Cinderela’, ‘Bela Adormecida’ e ‘Chapeuzinho Vermelho’.
Atualizado em 19 Nov 2019.