Se você está em busca de dicas para fazer o brigadeiro perfeito, achou! Nós separamos alguns truques para você deixar o doce ainda mais saboroso! Mas antes disso, que tal saber um pouco mais sobre a história da famosa sobremesa?
O brigadeiro foi criado em 1945, em homenagem a um candidato à presidência do Brasil chamado Eduardo Gomes, que tinha patente militar de Brigadeiro. Com a intenção de angariar fundos para a campanha, algumas mulheres inventaram este doce, preparado com leite condensado e chocolate.
O sucesso da receita foi tanto que até hoje provamos esse docinho em festas de aniversários, enroladinhos ou no copinho, ou até direto da panela. Lá fora, o nosso doce é conhecido como trufas brasileiras por causa da textura macia que lembra as trufas francesas.
Agora que você já sabe algumas curiosidades sobre o famoso doce, que tal prepará-lo em casa? Confira 10 dicas para fazer o brigadeiro perfeito:
Escolha dos ingredientes
Para fazer um brigadeiro perfeito, você precisa escolher bons ingredientes. Opte por leite condensado da melhor qualidade e sem açúcar cristalizado, manteiga extra e chocolate em pó ou em barra. O achocolatado é uma mistura de chocolate e leite, o que dificulta que seu brigadeiro alcance o ponto certo.
Chocolate
Se escolher o chocolate em barra, vale misturar um pouco de cacau em pó para que o seu brigadeiro não fique muito doce. Ou, opte por opções de chocolate amargo ou meio-amargo para quebrar o adocicado do leite condensado.
Panela
A escolha da panela também é importante. Opte por uma com fundo grosso, pois distribui o calor uniformemente. Se ela for muito fina, o brigadeiro queima com mais facilidade. Outra boa dica é ter uma panela de ferro fundido ou de alumínio - são as melhores opções para preparar o seu doce.
Outros sabores
Brigadeiro de café, de amendoim, de pistache, de conhaque... Você pode soltar a criatividade para criar diversos sabores. Sempre lembrando que tem que ter chocolate. Se não tiver, não é brigadeiro. O momento certo de incluir os outros ingredientes é aquele quando o creme começa a desgrudar da panela. Se você quer algumas ideias, veja aqui 20 receitas de brigadeiros diferentes e inusitados.
O ponto
Você prefere o brigadeiro de colher ou enroladinho? Se prefere saborear o doce direto da panela ou no copinho, deixe ele no fogo por apenas 10 minutos. Assim, depois de descansar, o brigadeiro ficará cremoso. Mas se você prefere comer a bolinha, então é só seguir aquele velho segredinho: só tire do fogo quando o creme desgrudar do fundo da panela.
Para enrolar
Escolheu enrolar? Depois que tirou o doce do fogo, deixe descansar por pelo menos seis horas fora da geladeira. Ao enrolar, passe um pouco de manteiga nas mãos, assim a massa desliza melhor. Para que seus docinhos tenham o mesmo tamanho você pode investir em uma colher medidora de brigadeiro ou usar uma colher de sobremesa para pegar a mesma quantidade de massa da panela.
Creme de leite ou manteiga
Algumas receitas sugerem o creme de leite para deixar o doce mais cremoso. Se você optar por este ingrediente, não coloque manteiga. Assim, o brigadeiro ficará menos gorduroso.
Gema de ovo
Você sabia que algumas doceiras preferem usar uma gema de ovo peneirada no lugar da manteiga? Este é um truque para preservar o sabor do chocolate e deixar a massa mais brilhante, sedosa e menos gordurosa. Mas não pode esquecer de peneirar para tirar aquela película que fica ao redor da gema, pois é ela que deixa os doces com cheiro de ovo.
Não coloque na geladeira
Depois que o brigadeiro chegou ao ponto certo, o ideal é esperar ele descansar seis horas para enrolá-lo. Algumas pessoas deixam o doce na geladeira neste período. Porém, na geladeira ele vai suar, liberar água e isso vai interferir no sabor. Por isso, deixe o doce descansar fora da geladeira.
Coma no mesmo dia
O ideal é que você prepare e coma o doce no mesmo dia, pois a massa ainda estará cremosa e sedosa. De um dia para o outro, a massa já fica mais pesada. Mas aí depende do seu gosto, né? Se prefere ele mais durinho, então não tem problema. Se prefere ele cremoso e derretendo na boca, é bom consumir no dia em que ele foi preparado ;)
Atualizado em 18 Nov 2021.