Quem é que não adora um bolinho de carne seca ou um escondidinho de carne de sol? Ou quem sabe um arroz com charque? Você é daqueles que acha que é tudo a mesma coisa? Então, você vai se surpreender.
Isso porque carne seca, carne de sol e charque são carnes que passam por processos diferentes de produção. Além disso, são originárias de regiões diferentes. Quer saber mais? Entenda a diferença entre carne de sol, carne seca e charque:
Carne seca
A carne seca é típica da região norte e nordeste do Brasil. Trata-se de uma carne curada em muito sal e pendurada em varais ao sol para secar. Dos três tipos de carnes, é a que fica mais seca e mais escura, e também a que tem um maior prazo de validade. Na região nordeste, a carne seca é conhecida como jabá.
Charque
A charque é típica do Rio Grande do Sul e das três carnes é a que leva menos sal em seu preparo. Por isso, é mais clara e mais úmida. O processo é feito com sal fino jogado na carne que, em seguida, é deixada para secar - não necessariamente no sol. O preparo é mais demorado e leva cerca de 10 dias até que a carne esteja curada.
Carne de sol
A carne de sol, assim como a carne seca, é originária da região norte e nordeste do país. Como o nome diz, é uma carne que era salgada e deixada ao sol para secá-la. Hoje em dia não se costuma mais curá-la ao sol, mas o nome pegou. Ela é feita em um clima seco e é pendurada na sombra para que seque. Este processo deixa a carne úmida e modifica pouco sua textura original. Geralmente é a que mais consumimos e chamamos erroneamente de carne seca.
Atualizado em 8 Mar 2019.