As flores dão um perfume a mais no ambiente, são ótimas opções de presentes especiais e grandes aliadas na decoração. Além disso, você sabia que elas ainda podem ser incluídas em cardápios? Recurso que a alta gastronomia usa e abusa.
As flores dão um ar sofisticado na finalização de alguns pratos e podem ainda influenciar no sabor. No entanto, é preciso se ligar em algumas dicas: primeiramente, compre as flores em lugares de confiança e que você sabe que não utilizam pesticidas. Depois de compradas, você pode armazená-las por cerca de duas semanas no refrigerador – isso vai ajudar para que elas não murchem.
Porém, não são todas as flores que podem ser ingeridas. O Guia da Semana preparou um a listinha com 8 flores comestíveis que você pode incluir em suas receitas. Confira:
Flores com comida
Use as flores em comida do mesmo jeito que você usa as ervas aromáticas. Com parcimônia. As flores em excesso podem deixar o seu prato com gosto amargo.
Flor de alho
As flores de alho acrescentam um sabor de alho mais delicado que o do próprio bulbo. Estas flores são ótimas para fazer caldo de legumes ou jogar em cima da receita para embelezar seu prato, afinal, estas florzinhas roxas são um charme, né?
Lavanda
Você com certeza já viu a lavanda ser utilizada diversas vezes na culinária. Chás, bolos, sorvetes... A espécia mais utilizada na gastronomia é a lavanda inglesa. O sabor é adocicado, mas é preciso utilizar esta florzinha com cuidado, pois em excesso a comida pode ficar amarga.
Amor Perfeito
Amor Perfeito tem um sabor levemente adocicado e por essa razão costuma ser utilizada no preparo de drinks e sobremesas. Também é bastante usada para enfeitar pratos, dando um ar mais alegre na finalização da sua receita.
Violeta
Violetas também têm um gosto adocicado e costumam fazer parte de receitas de doces e drinks. Algumas pessoas também utilizam elas em saladas, pois acrescentam ao prato um visual mais bonito. Como se não bastasse, a violeta ainda tem efeito anti-inflamatório.
Rosas
As pétalas de rosas são usadas na gastronomia com frequência, principalmente na cozinha árabe que utiliza de água de rosas em suas comidas. Costumam fazer parte de receitas de doces, caldas, sorvetes, geleias, sucos e na finalização dos pratos.
Hibisco
Graças ao seu sabor cítrico, o hibisco pode ser utilizado em drinks, saladas e xarope. No entanto, use com moderação, pois em exagero pode deixar a sua receita muito ácida. O chá de hibisco é uma ótima pedida. Além de ajudar no emagrecimento, combate a retenção de líquidos.
Dente de leão
As pétalas da flor Dente de Leão têm um sabor parecido com o mel. São ótimas opções de ingredientes para sobremesas, caldas e saladas. A dica é servir fresca, logo depois de colhida. O chá de suas pétalas costuma ser indicado para quem precisa de cálcio no organismo.
Malmequer
A Malmequer tem um sabor parecido com o do açafrão e, por isso, é indicada para temperos de carnes. Também costuma ser utilizada como corante para bolos. Só as pétalas podem ser utilizadas e deve ser evitadas durante a gravidez.
Atualizado em 20 Set 2018.