Cada cultura tem os seus próprios costumes e é preciso estudá-los antes de visitar algum país para não cometer alguma gafe. Para você ter uma ideia, o hábito que nós temos de comer sanduíche com as mãos, por exemplo, pode ser considerado má educação na Espanha. Ou então... sabe aquela espiadinha que a gente costuma dar no prato do amigo? Nem tente fazer isso no Egito!
Para te ajudar a evitar possíveis constrangimentos em alguma viagem, o Guia da Semana te trouxe 10 hábitos alimentares ao redor do mundo que provavelmente você não sabia! Confira:
Talheres sempre - Espanha
Na Espanha, come-se até sanduíches com talheres. É considerado má educação se você pega a comida com a mão.
Vodka pura - Rússia
Uma vez na Rússia, nem tente sugerir para misturar a vodka com outra bebida. A vodka por lá é sempre consumida pura. Além disso, uma vez a garrafa vazia, ela precisa ser colocada no chão. Ser levada à mesa novamente é considerado sinal de mau agouro.
Raspe o prato - França
Na França é considerado má educação se você não come tudo o que tem no prato. A pessoa que preparou a comida pode entender que você não gostou da receita.
Não derrube sal - Itália
Se uma pessoa te pedir o sal na mesa, você nunca pode dar o saleiro diretamente para ela. É preciso colocar o saleiro na mesa, próximo a pessoa, e ela o pega. Além disso, deixar cair sal na mesa é considerado sinal de má sorte. Um jeito de reverter isso é jogar uma pitada de sal para trás.
Sem gorjetas - Coréia do Sul
Se você deixar gorjetas em restaurantes da Coréia do Sul o garçom pode se sentir extremamente ofendido. Por lá, essa prática, comum aqui no Brasil, é considerada uma atitude esnobe e desrespeitosa.
Chupe o macarrão - China
O chineses acreditam que cortar ou morder o macarrão pode trazer má sorte. Por isso, o jeito certo é sempre chupá-lo.
Não negue comida - Líbano
É bom se certificar de que está com bastante fome ao aceitar um convite para um almoço ou jantar na casa de alguém. No Líbano e em muitos outros países árabes, é considerado extremamente desrespeitoso negar alguma comida.
Não derrame bebida - Mongólia
Na Mongólia é preciso ter muito cuidado para não derrubar bebida. Se ela cair no chão, pode trazer má sorte para quem a derrubou.
Nada de espiar a comida do outro - Egito
No Egito você pode ser considerado uma pessoa má educada pelo ato de dar aquela espiadinha no prato da pessoa ao lado. As pessoas por lá costumam comer olhando para a própria comida e podem se ofender se flagrarem alguém de olho no prato delas.
Hashis sempre na horizontal - Japão
No Japão é preciso tomar cuidado ao repousar os hashis. Eles devem sempre ser colocados na horizontal. Nunca espete o hashi no arroz na vertical, pois este ato se assemelha a um ritual funerário e o cozinheiro pode se sentir ofendido, como se você desejasse mal para ele.
Atualizado em 23 Jul 2018.