Quem é fã da culinária asiática sabe que a febre dos izakayas chegou a São Paulo. Conhecidos por explorar um lado mais dinâmico e inusitado da culinária oriental, esses tradicionais botecos japoneses fazem sucesso entre os bons apreciadores de combinações inusitadas.
Os famosos botecos são a opção ideal para quem quer provar algo exótico, cheio de sabor, mas com clima despretensioso. Confira 10 izakayas imperdíveis em São Paulo.
Izakaya Matsu
Os bons pratos de um verdadeiro boteco japonês passam pelo balcão do Izakaya Matsu. O salão é bem intimista - pra não chegar a falar apertado -, mas a proximidade com a cozinha e os atendentes tornam a experiência ainda mais interessante. No menu, opções de carnes, como coxa e sobrecoxa de frango em tiras, e molhos exóticos para ressaltar o sabor. As cervejas da carta de bebidas não podem ficar para trás.
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 403 – Pinheiros
Horário: De segunda a sexta, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 23h | Sábado, das 18h às 23h
Izakaya Toki
O ambiente descontraído do Izakaya Toki acaba se tornando um ótimo lugar para colocar o papo em dia e experimentar boas criações que mesclam o clássico da cozinha japonesa com pinceladas contemporâneas. O cardápio da casa é especializado em pequenas porções, desse modo, os clientes têm a chance de degustar um pouco de tudo. A panqueca e a berinjela japonesa são excelentes recomendações da parte gastronômica. Para beber, se aventure entre os drinks feitos com gin.
Endereço: R. Artur de Azevedo, 986 – Pinheiros
Horário: De segunda a quinta, das 11h30 às 23h | Sexta, das 11h30 à 0h | Sábado, das 12h à 0h
Yorimchi Izakaya
Ao sentar no balcão do Yorimchi Izakaya, o público pode apreciar com maestria o trabalho dos cozinheiros na chapa. Dali saem os famosos espetinhos, que vão de barriga de porco ao tarê a frango com cebolinha e quiabo. O sucesso da casa não para por aí: do bar saem muitos drinks, saquês e boas opções de cerveja.
Endereço: R. Otávio Nébias, 203 – Paraíso
Horário: De segunda a sábado, das 18h30 à 0h
Quito Quito Izakaya
Não é difícil se deslumbrar com as combinações criadas pela chef Kaori Muranaka, japonesa que está à frente do Quito Quito Izakaya. O menu reúne pratos com carne, broto de feijão, sopa vietnamita e uma lista extensa de sashimis. Cervejas chegam para somar à experiência do boteco, que está sempre renovando seu cardápio com criações inéditas.
Endereço: Alameda Campinas, 1179 - Jardim Paulista
Horário: Segunda, das 18h às 22h30 | Terça a sexta, das 12h às 22h30 | Sábado, das 18h às 22h30
Minato Izakaya
Pequenas porções quentes e frias se juntam ao saboroso sabor do tofu caseiro para tornar o Minato Izakaya um tempo gastronômico de primeira qualidade. O ambiente descolado do boteco é puro charme e é um dos pontos fortes que transformam a casa em um autêntico 'fervô' - isso porque seu espaço está sempre lotado. Por lá, não há espaço para a mesmice e o cardápio do izakaya sempre recebe novidades.
Endereço: R. dos Pinheiros, 1308 – Pinheiros
Horário: De segunda a sábado, das 18h30 à 0h
Taka Daru
O confortável izakaya ocupa um belo espaço na região de Pinheiros. O ambiente rústico e ao mesmo tempo descolado do Taka Daru conquistou um amplo público, mas claro que sua gastronomia ainda é a melhor parte. Espetinhos, barriga de porco e bons saquês transportam os clientes para uma experiência imersiva da cultura oriental. O cardápio de cerveja não deixa a desejar: a casa conta com ótimas sugestões de marcas artesanais.
Endereço: R. Costa Carvalho, 234 - Pinheiros
Horário: De segunda a sexta, das 11h30 à 0h | Sábado e domingo, das 12h à 0h
Hirá Ramen
O lado B da gastronomia oriental ganha forças na cozinha do Hirá Ramen. O izakaya trabalha com pratos diários, que se alteram, com o famoso ramen. Para o almoço, os clientes ainda podem escolher entre yakisoba, bowls e peixe grelhado. Não deixe passar batido o menu de drinks, que toma forma com sugestões clássicas e criações próprias da casa.
Endereço: R. Fradique Coutinho, 1240 - Vila Madalena
Horário: De segunda a quinta, das 12h às 23h | Sexta, das 12h à 0h | Sábado, das 12h30 à 0h | Domingo, das 12h30 às 23h
Izakayada
O Izakayada é um verdadeiro "boteco japonês" ao estilo retrô em meio à Liberdade. Aberto em 2015, o estabelecimento é todo decorado com elementos da cultura japonesa, como bonecos de ação antigos do Ultramen e do Godzilla. Mas não é só disso que é composta a decoração do bar: cartazes de pin-ups americanas e elementos roqueiros também tomam conta das paredes. No cardápio existe um mix de petiscos japoneses, norte-americanos e mexicanos, que podem ser acompanhados por uma boa gelada ou um drink. O boteco abre a partir das 18h, de terça a sábado.
Endereço: Praça Carlos Gomes, 61 - Liberdade, São Paulo - SP,
Horário: De terça a sexta, das 18h às 23h | Sábado, das 12h às 16h e das 18h às 23h | Domingo, das 12h às 16h
Bueno Izakaya
Charmoso, o Bueno Izakaya segue uma linha mais comportada em comparação às características clássicas dos botecos japoneses. Situado na região dos Jardins, a casa permite que os clientes explorem bastante a culinária oriental, com pratos que mergulham na gastronomia chinesa, japonesa e coreana. Entre os pedidos tradicionais que saem da cozinha estão o 'Chiken Katsu', frango frito, e os deliciosos espetinhos variados.
Endereço: Alameda Santos, 835 - Cerqueira César
Horário: Segunda e terça, das 12h às 22h30 | Quarta a sexta, das 11h30 às 22h30 | Sábado, das 12h às 22h30
Izakaya Issa
Autêntico boteco japonês no coração da Liberdade, quem vê o ambiente intimista e discreto do Izakaya Issa não imagina que a casa seja uma referência na culinária oriental paulistana. O bar é comandado pela senhora Margarida Haraguchi, esposa do chef Masanobu Haraguchi, e ideal para petiscar e bebericar. No cardápio, mais de 10 rótulos japoneses estão disponíveis e são divididos em suaves, secos, premium e superpremium. Para acompanhar o elixir, o takoyaki, porção de bolinhos com gengibre e polvo; o dashimaki, omelete à moda japonesa; e o okonomiyaki, uma espécie de pizza com polvo e frutos do mar.
Endereço: Rua Barão de Iguape, 89 - Liberdade, São Paulo - SP
Horário: De segunda a sexta, das 18h30 às 23h30 | Sábado, das 11h30 às 15h30 e das 18h30 às 23h30 | Domingo, das 11h30 às 15h30 e das 18h às 23h
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 27 Nov 2018.