Quem é apaixonado por gastronomia e gosta de comer bem, sabe que os jantares secretos são uma ótima oportunidade de aguçar ainda mais o paladar. Em locais misteriosos, com vendas e até com cardápios que só são revelados na hora, esse tipo de jantar tem ganhado cada vez mais a atenção de quem adora uma experiência diferente.
Há diversos tipos de jantares secretos, mas em todos há uma regra clara: se divertir com experiências sensoriais únicas. Curtiu a ideia? Então confira um roteiro com 5 jantares secretos para se aventurar em SP!
Jantar Escandinavo
Além de ser uma food stylist e de um currículo incrível - que inclui passagem pelo restaurante D.O.M. - a chef Denise Guerschman é a autora do 'Jantar Escandinavo', que acontece de tempos em tempos em São Paulo. A profissional morou anos na Noruega e de lá trouxe inspiração para seus banquetes. Aos que frequentam o jantar, a chef promete uma experiência única, um banquete viking, regado a muita aquavit, hidromel e outras bebidas nórdicas.
Para descobrir as próximas datas dos jantares e participar de um, basta ficar de olho no Facebook do evento. As vagas costumam acabar rapidamente, então é bom sempre estar atento! O jantar costuma acontecer uma vez por mês em locais diferentes.
Jantar no Escuro
O 'Jantar no Escuro' promete uma experiência única aos seus comensais. Os convidados participam com os olhos vendados, o silêncio também é um grande condutor. Os pratos utilizam ingredientes que agradam ao paladar e à imaginação, com texturas e harmonizações originais que surpreendem. Sons, palavras, silêncio, aromas e texturas acontecem sempre, entretendo e desafiando os participantes a decifrá-los sem o auxílio da visão. A cada edição o evento traz temáticas diferentes, em espaços diferentes. O menu, obviamente, é uma surpresa e o participante pode dizer previamente se possui alguma alergia ou restrição a algum alimento.
Para participar, basta acessar o site do Ateliê no Escuro e ficar de olho na programação, os ingressos são sempre comprados com antecedência.
Jantar Secreto
Como o nome já diz, no 'Jantar Secreto' os participantes só descobrem o que irão comer na hora da refeição. Os pratos são criados exclusivamente para cada edição, sempre exaltando o que é fresco, sazonal e original. Além disso, o endereço também só é revelado na véspera do evento. Pode ser um estúdio de fotografia, uma barbearia, um ateliê de cerâmica, uma agência de design e por aí vai. Por trás do projeto está o chef Gustavo Rigueiral (já trabalhou em casas como o D.O.M e foi vencedor do programa "Que Seja Doce", do canal GNT) e a jornalista Larissa Januário, especialista em gastronomia.
Para participar dos jantares é só ficar de olho na agenda do site do projeto. Os jantares são sempre temáticos, acontecendo em diferentes dias da semana, e costumam esgotar rapidamente! Os ingressos devem ser comprados com antecedência e dúvidas podem ser tiradas através do e-mail [email protected].
Fechado para Jantar
O 'Fechado para Jantar' é um dos eventos mais badalados da tendência de jantares secretos. A experiência envolve gastronomia, arte e a descoberta surpreendente de lugares inusitados e escondidos. Na cozinha, o menu contemporâneo é elaborado pelo chef Raphael Despirite e seus convidados. Na sala, reúne música ao vivo e outras formas variadas de folclore. O cardápio costuma ser revelado antes do evento e cada edição busca uma experiência diferente. Já o local é informado apenas um dia antes do jantar.
Para saber a programação, basta acessar o Facebook do projeto. Os ingressos são vendidos antecipadamente e as vagas são limitadas.
Duas Terezas
O restaurante Duas Terezas, localizado na Vila Butantan (Rua Agostinho Cantu, 47), promove de tempos em tempos seu 'Jantar às Cegas'. O participante só descobrirá o cardápio na hora do jantar, mas poderá indicar suas preferencias ou se tem alguma alergia ou intolerância. Entre cada prato, intervenções sensoriais despertaram os sentidos para o próximo prato que está por vir.
Para saber a agenda dos jantares basta acessar o site do restaurante. Os ingressos são adquiridos antecipadamente e cada jantar tem um tema diferente.
Por Marina Marques
Atualizado em 9 Jan 2018.