Você já está programando as férias de 2019 e ainda não sabe qual destino será o escolhido? Já pensou na nossa vizinha Argentina? Além de ser uma viagem rápida e não precisar de visto, você poderá se deliciar com uma das mais ricas culinárias do mundo.
Duvida? Para te inspirar, o Guia da Semana preparou uma lista com 10 motivos gastronômicos para você conhecer a Argentina em 2019! Confira abaixo:
Vinho
A Argentina é o sexto maior produtor de vinho do mundo. Por lá você vai aproveitar rótulos de diversas partes do pais e desfrutar a bebida com deliciosos acompanhamentos, como os queijos feitos na região. Mas já que estamos falando de vinho, precisamos falar de uma região específica...
Mendoza
Imagina beber um delicioso vinho produzido em uma vinícola onde você pode se hospedar aos pés da Cordilheira dos Andes? Se esta ideia te animou, então você precisa incluir no roteiro a cidade Mendoza. Localizada no oeste da Argentina, a região é responsável por 80% dos vinhos produzidos no país. Por lá, você poderá visitar mais de 100 vinícolas, se hospedar em algumas e provar os rótulos mais famosos da Argentina.
Doce de leite
O doce de leite argentino é mais cremoso e saboroso porque é feito com baunilha. Por isso, a Argentina é a maior exportadora de doce de leite do mundo. Ou seja, um baita motivo para desbravar o destino!
Alfajor
Um doce típico argentino que merece ser provado e levado para casa é o alfajor. Uma bolachinha tradicionalmente recheada de doce de leite e coberta de chocolate. Mas no país você encontrará outras versões menos famosas, como a recheada de chocolate branco e coberto de açúcar ou outras invenções que também merecem ser experimentadas. Vale provar o alfajor Jorgito, facilmente encontrado em vários lugares.
Carnes
A Parrillada é uma ótima opção para quem tem vontade de provar os tradicionais cortes argentinos. Isso porque o prato reúne diversas carnes feitas numa grelha especial inventada pelos argentinos e uruguaios. Também não deixe de provar o Chorizo, o miolo do contra filé, um dos cortes mais tradicionais do país. Servido com papas fritas, é um prato pra lá de saboroso.
Café Tortoni
Uma vez em Buenos Aires, não deixe de conhecer o Café Tortoni. É o café mais antigo da cidade, com um estilo do século 19 todo conservado. Por lá, você poderá provar delícias típicas argentinas, como empanadas, carnes com papas, massas e sorvetes. E ainda de quebra dá para assistir a um show de Tango. Se interessou? Então trate de colocar no roteiro o endereço: Av. de Mayo, 825.
Sorvetes
Os sorvetes argentinos são famosíssimos. Principalmente o sabor de doce de leite, já que, como falamos, é o doce mais famoso do país. No centro de Buenos Aires, por exemplo, você pode provar as delícias da sorveteria Abuela Goye.
Empanadas
Falar de Argentina e não se lembrar das empanadas é difícil, né? Trata-se de uma espécie de pastel, com uma massa saborosa assada e muitos recheios de dar água na boca. Na Argentina você encontrará esta delícia em quase todo lugar que visitar. Nós garantimos.
Medialuna em Buenos Aires
Depois de um dia de passeio, visitando cartões postais, museus, restaurantes e casas culturais, vale a pena dar uma descansadinha em um dos charmosos café espalhados pela cidade de Buenos Aires. Peça uma medialuna, um croissant típico argentino com doce de leite acompanhado de um café. Com certeza isso vai encerrar o seu dia de turismo com chave de ouro.
Chimichurri
Chimichurri é o molho mais famoso do país. Um molho verde feito de salsa picada, orégano, cebola, alho, flocos de pimenta, azeite e um toque de limão ou vinagre. O chimichurri na maioria das vezes aparecerá como acompanhamento, cobrindo carnes grelhadas e montes de outras comidas salgadas em todo o país.
Atualizado em 5 Fev 2019.