São Paulo é uma cidade recheada de bares, restaurantes, padarias, mercadinhos e diversos estabelecimentos que focam numa saborosa culinária. Por isso, trata-se de um lugar ideal para aqueles que são amantes de boa gastronomia.
Além disso, Sampa também conta com quitutes típicos que todo paulistano nunca se cansará de provar. Quer saber mais? O Guia da Semana reuniu 10 motivos para você amar a gastronomia de São Paulo! Confira a seguir:
Confira

Pizza
São Paulo é responsável por incrementar a tradicional receita italiana da pizza e acrescentar molho e inventar novos sabores. A receita típica da cidade é a Calabresa sem queijo e a Portuguesa. Ainda, diversos estabelecimentos espalhados por Sampa fazem questão de servir opções vegetarianas e veganas.

Brigadeiro
Se você ama brigadeiro e quer provar diferentes sabores, então vai adorar passear pelas ruas de São Paulo. Isto porque a cidade conta com diversas especializados exclusivamente nesta receita, vendendo saborosas porções com sabores diferenciados.

Sanduíche de pernil
Se você curte andar pelas ruas de São Paulo e experimentar deliciosas comidinhas de rua, então precisa colocar na sua lista provar o Sanduíche de Pernil. Esta delícia é servida com queijos variados, temperos ou molhos que mudam de estabelecimento para estabelecimento. Porém todos focam no pão francês com a carne de porco saborosamente assada. Nada mau, né?

Pastel de feira
Nas feiras livres espalhadas pelas ruas de São Paulo você poderá provar o delicioso e crocante pastel. Com diversos recheios, até uns inusitados como o de strogonoff. O que importa é que trata-se de uma comidinha típica das ruas paulistas.

Virado a Paulista
Pode perguntar para qualquer morador de São Paulo qual é a comida mais típica da cidade e a maioria deve responder Virado à Paulista. Trata-se de uma refeição completa composta por arroz, feijão, ovo, banana, bisteca e linguiça. É tão especial que ganhou até um dia. Todas as segundas-feiras você pode se deliciar com este saboroso prato em restaurantes da cidade.

Picadinho
O Picadinho é um prato com filé cortado em cubos e servido em seu próprio caldo, acompanhado de arroz branco, farofa de banana e ovo frito. Deu água na boca, não é? A boa notícia é que em São Paulo este prato é servido desde o botequim da esquina até os restaurantes mais gourmet. Vale fazer um tour para provar só os Picadinhos espalhados pela cidade, que tal?

Sonho de Padaria
O Sonho de Padaria tem origem na Alemanha. Só que por lá este doce era chamado de Bola de Berlim. Como diversas receitas que conhecemos, esta delícia viajou e chegou a São Paulo por volta dos anos 1920, quando virou uma febre. Hoje em dia, este saboroso pão doce recheado de creme, doce de leite ou chocolate é vendido em quase todas as padarias da cidade.

Cuscuz Paulista
O Cuscuz Paulista surgiu no século 18 quando os tropeiros carregavam alimentos como farinha, ovos cozidos, miúdos, torresmo e banha de porco em um lenço e levavam estes alimentos em suas viagens. No caminho, a farinha absorvia a umidade dos outros ingredientes, formando uma espécie de bolo. Era a primeira versão do Cuscuz que evoluiu com o tempo e continua a ser servido em casas e restaurantes paulistas até hoje.

Coxinha
Sim, é verdade, você vai encontrar esta maravilha que é a Coxinha em diversos lugares ao redor do país. Mas em São Paulo a ode a Coixinha é realmente séria. Vai ser muito difícil encontrar algum restaurante que não siva esta delícia, mesmo que em receitas repaginadas e com novas versões. Qualquer botequim de esquina contará com este salgado nas vitrines. Além disso, vegetarianos e veganos também estão bem amparados com lugares que tratam de preparar este quitute com ingredientes especiais para este público.

Sanduíche de Mortadela
Não dá para conhecer São Paulo sem dar uma passadinha no Mercadão e provar o delicioso e pra lá de caprichado Sanduíche de Mortadela. Trata-se quase de um ponto turístico por si só. Se for preparar em casa, é só lembrar que o lanche precisa contar com muuuitas fatias de mortadela, combinado?
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 6 Jun 2019.