Como se faltassem motivos para conhecer a França, nós do Guia da Semana decidimos reunir algumas razões gastronômicas para você marcar sua viagem ao país em 2019. Só para abrir o seu apetite, adiantamos que na lista você vai encontrar queijos, vinhos e croissant – tá bem, sem mais spoilers, rs!
Confira abaixo 10 motivos de dar água na boca para você visitar a França em 2019!
Queijo
Quem ama queijo precisa viajar para a França assim que possível. Por lá, você vai encontrar delícias como Brie, Comte, Camembert, Red Leicester e outros... E, claro, todas essas iguarias acompanhadas de vinho, né?
Falando em vinho...
Vinho
Imagina um passeio bucólico por Côtes du Rhône com paradas em vinícolas com vista para uma paradisíaca colina e a incrível oportunidade de fazer um brinde em Champagne? Na França há mais de 2900 rótulos originários de diversas regiões do país. Nada mau fazer uma viagem para conhecer o máximo possível destes rótulos, não é? Ou... por que não todos?
Croissant
O croissant é uma criação austríaca e foi Maria Antonieta, originária de Viena, quem popularizou o quitute na França. Hoje em dia faz parte da rotina diária de qualquer francês parar em algum momento do dia para comer um croissant quentinho e tomar um capuccino.
O restaurante mais antigo da França
Procope é o restaurante mais antigo da França. Ele foi inaugurado em 1686, mas ainda serve ótima comida com preços razoáveis - e ainda exibe o chapéu que Napoleão deixou no local e a mesa na qual Voltaire bebeu muitas de suas 40 xícaras diárias de chá. O local fica na Rue de l'Ancienne Comédie, em Paris.
Pratos típicos
A cozinha francesa conta com diversos pratos típicos que vão agradar a todos os gostos. Quem curte comida caseira vai amar o Cassoulet, uma espécie de feijoada francesa. Já quem gosta de algo diferente pode provar os icônicos Escargots. Já os fã de doces vão amar os Macarons.
Dijon
Se você ama gastronomia, então precisa conhecer Dijon, uma cidade da região de Borgonha. Como o nome diz, é de lá a famosa mostarda de Dijon.
Lyon
Uma vez em Lyon, você conhecerá os Bouchons, que são restaurantes muito pequenos espalhados pela cidade. Estes estabelecimentos surgiram na cidade em 1930 quando uma recessão econômica fez com que proprietários despedissem a equipe e abrissem lugares menores em que eles mesmos cozinhavam para um pequeno público. As casas continuam fazendo sucesso na cidade, mas não mais por causa da crise e sim por causa da tradição.
Bouillabaisse em Marselha
Você pode comer bouillabaisse em qualquer lugar da França. Mas a verdade é que um lugar ideal para experimentar a iguaria é em Marselha. Afinal, foi ali que esta sopa de peixe foi criada. Os pescadores inventaram um cozido com as partes dos peixes que eles não vendiam. Antigamente era um prato para pessoas pobres. Hoje em dia ele é bem caro e merece ser ponderado no orçamento- mas você verá que vale a pena.
Festival da Pimenta
Se você pretende viajar para a França em outubro vale programar uma visita para a cidade de Espelette, uma pequena vila de dois mil habitantes na região basca. Mais especificamente entre os dias 28 e 29 de outubro acontece o famoso Festival de Pimenta. E não é qualquer pimenta não, é a pimenta que dá nome à cidade: a espelette, a mais utilizada na gastronomia francesa. Além de poder comprar a iguaria, você ficará encantado(a) com a cidade toda decorada com as pimentas.
Sopa de cebola
Aproveite para provar a tradicional sopa francesa feita com cebolas e caldo de carne, servida com queijo derretido por cima. Você vai encontrar esta delícia na maioria dos restaurantes espalhados pela cidade. E o melhor é que não é algo típico do inverno: a sopa de cebola também é servida como entradinha até nos dias quentes.
Atualizado em 29 Jan 2019.