Que tal colocar em prática aquele plano de aprender a cozinhar? Além de te dar um controle muito maior do que você coloca no prato, preparar o próprio alimento é mais econômico e muito mais divertido. Sem falar que a atividade também está associada ao combate da depressão – nada mau, né?
Por isso, o Guia da Semana te trouxe 10 motivos para você aprender a cozinhar! Confira:
É divertido
Cozinhar sozinho, com amigos, com filhos, com o mozão... Não importa com quem, a prática de colocar a mão, literalmente, na massa vai fazer você se sentir muito melhor ao criar receitas especiais e criativas. Sem falar da satisfação pessoal quando as pessoas elogiarem a sua comida, né?
Te dá independência
Cozinhar para si mesmo traz uma sensação de independência e tanto! Você não vai mais precisar esperar que outras pessoas preparem algo ou procurar telefone de restaurantes abertos na madrugada pra você matar a sua fome repentina às 3 da manhã.
Trabalha a intuição
Aprendendo a cozinhar e conhecendo os alimentos, você vai perceber como a sua intuição ficará cada vez mais apurada. Afinal, será mais fácil notar como cada ingrediente interage com outro. Decidir usar temperos diferentes ou preparar algo sem uma receita será muito mais fácil.
Você pode fazer um jantar romântico
Imagina chamar o mozão para um jantar romântico preparado por você? Melhor ainda se for preparado a quatro mãos, com você ensinando o passo a passo para a pessoa amada. Com certeza a refeição vai ficar ainda muito mais gostosa.
Cozinhar ajuda a combater a depressão
Um estudo publicado pelo Jornal da Psicologia Positiva em 2016, nos Estados Unidos, sugere que pessoas que cozinham tendem a se sentir mais realizadas, relaxadas e empolgadas com suas tarefas diárias. Além disso, quem tem o hábito de cozinhar tende a ter menos depressão.
É econômico
Você vai notar que a quantidade de dinheiro que você gastaria naquele almoço no restaurante vai render muito mais no mercado, possibilitando comprar ingredientes para preparar muitas outras refeições.
Ajuda com a dieta
Ao cozinhar o próprio alimento você tem total controle do que é colocado no prato. Desde a quantidade de sal até o óleo, que podem sabotar a sua dieta. A escolha dos alimentos será mais atenciosa e o preparo muito mais cuidadoso.
Amplia o seu repertório
Sabendo cozinhar você começa a soltar a criatividade, se aventurando em diversos tipos de culinárias, conhecendo novos ingredientes e novas técnicas. Além disso, você pode preparar comidinhas típicas de gastronomias como asiática, mexicana, italiana e muito mais. Um repertório e tanto para receber amigos e impressionar, né?
Você pode satisfazer todos os desejos
Está com vontade de comer cheesecake? Espaguete à carbonara? Salmão grelhado? Sorvete de chocolate? Não importa o quê. Ao saber cozinhar, você consegue matar a sua própria fome sem nenhum problema.
É saudável
Ao comer em restaurantes você não tem controle das receitas. Às vezes elas estão muito carregas de manteiga, óleo, sal ou ingredientes vilões para quem tem intolerâncias alimentares. Quando você cozinha sua própria comida, quem comanda o que vai na panela é você - e dessa forma fica muito mais fácil fazer escolhas mais inteligentes e saudáveis.
Atualizado em 19 Jun 2018.