Cozinhar é um aprendizado sempre em processo. Quem gosta de colocar a mão na massa sabe que se aprende diariamente quais são as melhores combinações de ingredientes, a melhor forma de temperar e como os alimentos reagem aos diferentes tipos de preparo.
Mas é sempre bom se aprofundar nestes ensinamentos. E viajar para aumentar o repertório, conhecendo comidas típicas e outras culturas culinárias, nos deixa mais completos para encarar a cozinha.
Por isso, o Guia da Semana preparou uma lista com 8 lugares do mundo que você precisa conhecer para aprender a cozinhar! Confira:
Paris, França
Ah, Paris! Um dos melhores lugares do mundo para aprender confeitaria. É um dos destinos mais procurados por pessoas que querem aprender a cozinhar. Também porque é lá a sede da escola Le Cordon Bleu, fundada em 1895 e que até hoje é considerada a maior rede de escola de culinária do mundo. Porém, na cidade também há a escola de Nicolas Bernardé, uma referência quando o assunto é confeitaria.
Nova Iorque, Estados Unidos
Em Nova Iorque você poderá conhecer centenas de escolas de culinária, cada uma especializada em alguma cozinha, como oriental, francesa, mexicana... Vale conhecer a Institute for Culinary Education, considerada a melhor escola de gastronomia dos Estados Unidos. A unidade de Nova Iorque fica no Brooklyn.
Madri, Espanha
A viagem até a Espanha é um ótimo pretexto para aprender a cozinhar as delícias típicas. A Kitchen Club possui um curso de apenas quatro dias. Ideal para turistas, né? Por lá, você aprende receitas rápidas da culinária espanhola como tortilha, assados, molhos e ensopados.
Berlim, Alemanha
Que tal se aventurar pela gastronomia alemã preparando pratos como Currywurst e Schnitzel? Parece difícil, né? Mas, Currywurst é um prato feito com salsicha coberta de katchup e curry. Já o Schnitzel é um bife à milanesa. Você pode aprender a preparar essas delícias em escolas como a Volkshochschule.
Zurique, Suíça
Os pratos do dia a dia da Suíça geralmente são preparados com batata. Além disso, o país é conhecido por seus fondues e chocolates. Só para você ter uma ideia, marcas mundialmente conhecidas como Lindt, Nestlé, Cailer e Ovomaltine nasceram por lá. Você pode se tornar um expert na arte de produzir chocolate ao estudar na Chocolate Academy, em Zurique.
Roma, Itália
Já imaginou aprender a preparar massas frescas, molhos e pizzas típicas italianas? Vale a pena fazer algum curso da Italian Chef Academy, um espaço bem próximo ao centro que dá cursos de chef, confeitaria e até em arte culinária, para você preparar verdadeiras obras de arte em cima do prato.
Tóquio, Japão
Não dá para resistir às delícias gastronômicas do Japão, né? Agora, você já imaginou aprender a cozinhar essas comidinhas com quem realmente entende? O lugar ideal para viver essa experiência é a Mayuko's Little Kitchen Japanese Cooking Class. Mayuko recebe os alunos em sua própria casa e os ensina a preparar delícias típicas caseiras. Uma experiência que você precisa viver durante a sua viagem.
Lima, Peru
Uma vez em Lima, no Peru, você precisa conhecer a Urban Kitchen, um lugar especializado em cozinha participativa. Ou seja, não é uma escola. É um lugar onde as pessoas se reúnem para cozinhar juntas e, claro, aproveitar as comidinhas depois de prontas. Mas as sessões são sempre guiadas pelo chef Ignacio Barrios. Portanto, dá para aprender várias dicas por lá também. Além de ter a oportunidade de cozinhar pratos típicos como os famosos ceviches.
Atualizado em 30 Mai 2018.