Quando falamos em culinária russa, muita gente pode imaginar pratos exóticos e totalmente estranhos ao paladar brasileiro. Porém, a verdade é que, quando se trata de gastronomia, a Rússia tem muito mais em comum com os brasileiros do que se pode imaginar. Que tal o nome 'Stroganov'? Soou familiar?
Feitos para aguentar um rigoroso inverno, os pratos costumam ser cheios de nutrientes. Além do mais, são servidos beeem quentinhos. Ficou curioso(a) em conhecer as iguarias e receitas russas? Então confira uma galeria com 18 pratos apetitosos que são típicos da Rússia!
Shashlyk
Quem disse que só no Brasil tem espetinho? A Rússia também tem no seu menu típico um prato parecido com o nosso, mas o de lá está mais para um kebab. O Shashlyk trata-se de um pequeno espetinho de carne (geralmente, de cordeiro), em que também são acrescentados vegetais, como cebola, abobrinha e tomate. Ele também é um prato que costuma ser feito do lado de fora de casa, como nosso churrasco, e para comer com amigos ou a família. Geralmente, é servido com molho de romãs e um pão de massa fina.
Salada Olivier
Salada Olivier, ou salada russa, é hoje conhecida no mundo todo como salada de batata. Muito popular também aqui no Brasil, ela é ideal para acompanhar pratos de vários tipos, sendo composta por legumes misturados com maionese. Foi concebida no final do século XIX por Lucien Olivier, na cozinha de um restaurante em Moscou.
Borscht
Por conta das baixas temperaturas, as sopas estão muito presente no dia a dia dos russos. Esta é uma receita que leva tomate e beterraba, por isso traz essa cor característica. O Borscht surgiu, na verdade, na Ucrânia, mas se tornou popular em todos os países da região, inclusive na Rússia. A receita é bem nutritiva e é feita de ingredientes variados, podendo levar feijão, couve, cenoura, pepino, batata, cebola, tomate, cogumelos e carnes.
Solyanka
Mais uma opção para o cardápio de sopas típicas da Rússia. A Solyanka é uma sopa espessa, picante, feita a base de carnes ou peixes, com repolho e smetana (creme de leite azedo russo, semelhante ao americano sour cream). Ela leva também caldo de carne e pepinos salgados em picles, além de cogumelos, azeitonas, alcaparras, tomates, limão, entre outros temperos. A receita tem um sabor bem marcante, pela grande quantidade de ingredientes que leva, e é bem nutritiva para o rigoroso inverno do país.
Blini
Esta receita com certeza vai deixar todo mundo com vontade. Blini são panquequinhas russas, que aliás foram adotas pela culinária francesa. A massa é preparada basicamente com farinha, ovos e leite, depois são colocadas na frigideira e servidas com recheio, que pode ser salgado ou doce. Alguns exemplos de recheios comuns são cogumelos, carnes, frutas silvestres, creme de leite, cebola e batatas, peixe, mel, geleia, caviar, queijos, etc.
Golubtsi
Outro prato bem apetitoso e bem familiar é o Golubtsi, que é basicamente um charutinho russo. A iguaria é extremamente tradicional no país e consiste em folhas de repolho recheadas com carnes suína, bovina, arroz e legumes - bem parecido com o charuto da culinária árabe.
Pelmeni
Parecido com um ravioli, a diferença é que o Pelmeni leva muito mais recheio. Criado na Sibéria, o prato conquistou os russos e virou extremamente tradicional por lá. A massa é bem fina e feita com farinha e ovos, leite ou água, resultando em massinhas pequenas e recheadas com bastante carne picada e outros temperos.
Draniki
Mais uma opção bem saborosa de petisco! O Draniki é uma panqueca russa feita de batata e cebola, popular também nos países do leste europeu. Essa panqueca é feita com uma massa de ovo batido, batata roxa ralada, cebola e alho picados. Para engrossar a massa até o ponto desejado é acrescentada farinha de trigo. Diferentemente das panquecas tradicionais, ela não leva recheio e depois de frita é servida aberta acompanhada de Smetana - molho de creme de leite e iogurte desnatado.
Frango à Kiev
Um dos pratos mais famosos quando pensamos em gastronomia russa, o Frango à Kiev tem um resultado delicioso e prático de preparar. Ele é feito com o peito de frango, que é recheado com manteiga e ervas finas, e pode ser servido empanado, frito ou assado. A receita é considerada típica da Ucrânica, cuja capital é Kiev - por isso o nome, que remete à Rússia Czarista. O Frango à Kiev foi, por um bom tempo, um dos pratos mais sofisticados nos cardápios, e dava um toque de elegância aos eventos chiques da região. Já outra vertente de historiadores afirma que o prato não tem origem russa e, sim, francesa. E que a Imperatriz Elizabeth Petrovna, da Rússia, gostava tanto da culinária francesa que contratava cozinheiros franceses ou enviava os seus cozinheiros russos para aprender a culinária típica do país europeu.
Stroganov
Stroganov, soou familiar? Pois é, o prato que hoje conhecemos no Brasil como Estrogonofe tem origem russa, mesmo que tenha mudado muito até chegar aqui. O prato é composto de cubos de carne bovina servidos em um molho de creme de leite. Desde suas origens, no século XIX, o prato popularizou-se em muitos países da Europa
Khinkali
O Khinkali é um pastel feito de farinha de trigo, ovos, sal e água. Ele é cozido e pode ser recheado de carne ou cogumelos. O interessante deste prato é que não se come esta ponta do pastelzinho. Mesmo que ele também seja feito de massa e é comestível, os russos deixam ele de lado no prato.
Pirozhki
Pirozhkis são pãozinhos assados no forno e recheados de carne e ovos. A massa é bem macia e costuma-se comer como acompanhamento de algum prato principal.
Kholodets
Os Kholodets são pratos bem peculiares. Trata-se de uma gelatina... de carne. É um prato típico das festas de fim de ano e é preciso sete horas para ficar pronto. É servido geralmente gelado e como acompanhamento de uma boa vodca, é claro.
Vinegret
O nome é familiar, certo? A Vinegret é uma das saladas russas mais famosas. Lembra muito a nossa vinagrete, porém a de lá é preparada com beterraba, batata, cenoura, picles e ervilha.
Smetana
Smetana é um creme preparado com creme de leite azedo e que lembra muito o sour cream. É um acompanhamento para quase todos os pratos russos.
Pastilá
O Pastilá é um doce tradicional russo. Ele tem a consistência de um suspiro, mas pode ser preparado com diversos ingredientes como mel, amêndoas e frutas. É uma iguaria leve e areada.
Mushroom julienne
Com um sabor semelhante ao estrogonofe, mas sem carne, o Mushroom Julienne é um prato cremoso de cogumelos é encontrado em quase todos os menus como um aperitivo quente. É feito com cogumelos finamente fatiados, queijo, creme azedo e queijo gratinado em cima.
Halva
Apesar de ser um doce com origem no Oriente Médio, os russos adotaram a Halva como a queridinha da confeitaria. É um doce feito com sementes de girassol, chocolate e caramelo.
Atualizado em 25 Jun 2018.