A França é um país com um legado cultural extenso: desde cinema e música à literatura e, claro, comida! A gastronomia francesa é uma das mais tradicionais do mundo, por isso, em sua viagem ao país, não deixe de experimentar algumas de suas delícias.
O movimento “nouvelle cuisine” é uma maneira nova de cozinhar e apresentar a comida, que data dos anos 70. Desde então, os pratos franceses são cada vez mais leves, delicados e com apresentação impecável.
Quer conferir alguns dos pratos típicos franceses? O Guia da Semana separou uma lista de comidas que você não pode deixar de provar quando estiver na França. Confira:
Fondue
A origem do Fondue não é certa, mas acredita-se que tenha se originado na região dos Alpes, na fronteira entre França e Suíça. A história conta que os camponeses pegavam as cascas dos queijos e colocavam em uma panela com vinho para derreter e comer com pão. Hoje em dia, a receita já se popularizou no Brasil, e há variações com carne, queijo e chocolate. É perfeita para dias frios!
Petit Gâteau
Outra receita conhecida dos brasileiros e que também é uma delícia! O Petit Gâteau é uma sobremesa composta por um bolinho de chocolate mal passado e recheado co chocolate cremoso e acompanhado por uma bola de sorvete de baunilha.
Bœuf Bourguignon
Um prato muito tradicional e que possui receitas renovadas. Pode ser encontrado em restaurantes de cozinha mais típica. Trata-se de um ensopado de carne de vaca cozida em vinho tinto e legumes. Existe também a versão de origem burguesa, o Blanquette de Veau, que é um ensopado feito à base de carne de vitela, cenoura e com molho de natas. Existem ainda outros tipos de ensopados do mesmo gênero, por isso, a dica é experimentar qual vai agradar mais seu paladar.
Croissant
Este já é um velho conhecido dos brasileiros, mas que faz a cabeça de todos. O pão folhado tem seu charme e apetece o paladar de muitos. O croissant não pode faltar num bom café da manhã francês. Escolha um com crosta crocante, cor dourada e miolo aerado.
Quiche Lorraine
Originado na região de Lorena, na Alsácia, o Quiche Lorraine é uma "torta" feita com natas, ovos e bacon fumado. Hoje, sua receita foi aprimorada e há outras versões de sabores como com cogumelos, alho francês ou frango.
Escargots
O Escargots é um prato chic, e é consumido há muito tempo, como registram os achados arqueológicos do norte da África e Europa. Durante a Idade Média, o escargots era estocado para ser consumido nos períodos de escassez. Hoje, ele é normalmente servido como aperitivo ou entrada. Trata-se de um caracol cozido e servido com um molho à base de manteiga e alho. É um clássico na França que merece ser provado.
Ratatouille
E quem não lembra do filme da Disney quando se fala em culinária francesa? O Ratatouille é outro prato típico francês, da região de Provença, feito com legumes. Na receita, não pode faltar nem berinjela e nem tomate!
Fois gras
O Fois gras é o fígado de pato ou ganso que foi engordado. O prato é muito presente nas festas de final de ano e é uma iguaria francesa. Ele pode ser servido tanto como aperitivo, acompanhado de pão, por exemplo, quanto pode servir de ingrediente para outras receitas.
Cassoulet
Originário da região de Languedoc-Roussillon, na França, o Cassoulet é um prato feito com feijão branco, carne de pato e vários tipos de carne de porco. Ou seja, prepare-se, pois é um prato pesado! É ótimo para servir em encontros familiares ou em reuniões com muita gente.
Perninhas de Rã
Este é o prato que causa estranheza aos turistas, mas pode ser uma delícia. As perninhas podem ser fritas ou empanadas com um pouco de cebola. O gosto parece de frango, só que mais suculento.
Crepe
Outra receita que se espalhou pelo Brasil. O crepe é uma massa de panqueca bem fina, que pode ter recheio doce ou salgado. Sua receita é bem antiga e data do século I pelos romanos. O prato é muito comum e outros lugares da Europa, e possui variações de grãos: milho, trigo, arroz, etc. Ou seja: não deixe de experimentar o quitute com seu recheio favorito. Ah, e em Paris as receitas são variadas e muito deliciosas.
Steak tartare
O Bife tártaro, ou steak tartare, nasceu na Alemanha, mas se popularizou mesmo na França! Há quem diga que a origem é dos povos bárbaros que viviam na Europa Oriental. Hoje, ele é feito com carne crua bovina cortada em pedacinhos, com cebola, salsinha, pimenta do reino, sal, ovos e azeite, com acompanhamento de salada e fritas.
E aí, qual desses pratos te abriu o apetite?
Atualizado em 6 Dez 2019.