Você é do tipo de pessoa que costuma congelar alimentos? Se sim, saiba que existem formas corretas de congelamento. Segundo a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, de São Paulo, "para congelar qualquer alimento é necessário estar atento à dois importantes itens: temperatura, que deve ser de pelo menos -18ºC, e ao tempo que os produtos ficam no freezer", ressalta.
Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana, com, a ajuda da médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, reuniu algumas dicas de como congelar alimentos e evitar o desperdício. Confira:
Arroz
O arroz pronto, em recipiente de plástico, com total vedação da tampa, pode durar tranquilamente até 3 meses.
Carnes e aves cruas
Carnes e aves cruas podem ser conservadas em recipientes de plástico, específicos para congelamento de alimentos, ou nas próprias bandejas do mercado e armazenadas sem tempero. E duram por 12 meses.
Carnes cozidas
Carnes cozidas congeladas em embalagens ou saquinhos sempre de plástico duram de 2 a 3 meses.
Molhos e sopas
Molhos e sopas congelados em recipientes de vidro bem tampados duram de 2 a 3 meses.
Peixes
Peixes magros podem ser armazenado em potes de plástico com tampa e pode ser mantido no freezer por um período de quatro a seis meses. Já os mais gordurosos, como o salmão, duram menos tempo, cerca de 2 meses.
Massas prontas
Massas prontas duram por três meses congeladas, mas precisam ser congeladas em embalagens de plástico. Já o molho, o ideal é uma embalagem de vidro.
Leite
Se for retirar o leite da embalagem original, ele deve ser colocado em um recipiente que possa ir ao freezer e que seja grande o suficiente para deixar espaço para a expansão do leite ao congelar. O leite congelado pode ficar no freezer por até 4 meses, e para descongelar, o recomendado é fazer isso lentamente na geladeira. Assim, ele pode ser consumido sem problemas e é tão nutritivo quanto o leite fresco.
Aves cozidas
Aves cozidas armazenadas em recipientes de plástico com vedação completa, para evitar a entrada de bactérias, duram tranquilamente por 4 meses.
Queijo
Os queijos frescos não devem ser congelados pois contêm muito líquido. Os demais, embora sejam mais consistentes, têm uma durabilidade curta devido à facilidade de entrada de bactérias. Por isso, devem ficar congelados por no máximo um mês.
Atualizado em 3 Abr 2020.