A airfryer se tornou uma garnde aliada na cozinha moderna, revolucionando a forma como preparamos alimentos. Além de fritar com pouco ou nenhum óleo, esse eletrodoméstico versátil oferece uma função que poucos conhecem: o descongelamento rápido de alimentos.
Muitas pessoas ainda recorrem ao método tradicional de deixar os itens fora da geladeira ou no micro-ondas, que podem afetar a textura e o sabor das refeições. Com a airfryer, você pode descongelar carnes, legumes e até pães de maneira prática, mantendo a qualidade dos alimentos.
Como descongelar?
Esse método é simples e eficiente: para descongelar alimentos na airfryer, comece pré-aquecendo o aparelho a uma temperatura de cerca de 100ºC por alguns minutos, seguindo o recomendado para suas receitas.
Em seguida, organize os alimentos na cesta, de maneira que o ar quente consiga circular livremente ao redor de cada item.
Reduza a temperatura da fritadeira e deixe o alimento por um período de até 10 minutos, lembrando que o tempo pode variar conforme a espessura e o tamanho dos itens — os mais grossos requerem mais tempo.
Durante o processo, é importante verificar a cada poucos minutos o estado do descongelamento; basta tocar (pode ser com um garfo) nos alimentos para sentir se já estão aquecidos por dentro.
Quando estiver quase pronto, aumente a temperatura para iniciar o cozimento e garantir que o resultado final seja saboroso.
Que alimentos posso descongelar na airfryer?
A airfyer é super versátil, e pode fazer com que você economize um bom tempo na cozinha. Vários alimentos e ingredientes podem ser descongelados nela, como pães congelados, frango, peixe, verduras e legumes, lasanha, carne moída, pizzas, marmitas e salgados.
Por Giulia Frazão
Atualizado em 15 Out 2024.