Guia da Semana

Com o fim do ano logo ali, é natural que a ansiedade aumente, trazendo dúvidas sobre a preparação da tão esperada ceia de Natal. Uma das principais preocupações nessa época é saber qual a quantidade ideal de comida para servir na noite do dia 24, garantindo que não falte nem sobre demais.

Existe uma maneira muito prática para entender a quantidade de comida que você precisa preparar. Para isso, o ideal é dividir os pratos em subcategorias: entradas, prato principal, acompanhamentos e sobremesas.

Ao contrário de outras datas, no jantar de Natal as pessoas tendem a comer um pouco mais devido por causa da variedade de opções. Porém, é importante não exagerar para evitar o desperdício de comida. Entenda qual é a melhor maneira de calcular cada uma das refeições.

Entradas de Natal

As entradas de Natal são petiscos e aperitivos servidos antes da ceia, para ir alimentando o estômago enquanto o jantar não está pronto ou no horário. A quantidade de comida vai depender do horário da celebração com a família e amigos.

Se a confraternização começar mais cedo, à tarde, o ideal é calcular de 6 a 10 salgadinhos ou canapés por pessoa. Além disso, você pode adicionar pastinhas como patê de atum, de frango, de queijos, e mais. Nesse caso, calcule de 3 a 4 colheres (sopa) por pessoa.

Quanto às conservas, como ovo de codorna, azeitonas e picles, sirva aos poucos, conforme for acabando. São petiscos pequenos que não costumam satisfazer completamente, mas são muito adorados. Queijos e embutidos também são excelentes opções, e o ideal é calcular cerca de 80 g por pessoa no total.

Para finalizar, torradas, biscoitinhos e pães podem ser servidos à vontade, já que podem ser guardados e consumidos depois, inclusive no café da manhã do dia 25, evitando desperdício.

Pratos principais

Quando se trata dos pratos principais de Natal, como pernil, chester, lombo, bacalhau ou peru, a questão fica mais séria. A quantidade pode variar bastante dependendo do público, especialmente entre crianças e idosos. Em média, o ideal é calcular entre 180 g a 250 g de carne por pessoa. Assim, 2,5 kg de carne (sem ossos) é suficiente para servir de 10 a 12 pessoas.

Acompanhamentos

São tantos acompanhamentos essenciais para o cardápio de Natal que pode parecer difícil controlar esse preparo. Porém, é importante lembrar que nem todos irão consumir todas opções.

Pensando nisso, o ideal é calcular de 200 a 250 g de acompanhamentos por pessoa, o que é praticamente a mesma quantidade das carnes. Mas atenção: esse valor é o total, não é por item.

Na prática, 500 g de salada de batata, 500 g de macarronese, 500 g de salpicão, 500 g de arroz, 500 g de farofa e as saladas e molhos são suficientes para servir entre 12 a 15 pessoas.

Sobremesas

Os doces de Natal geralmente devem ser feitos em menores quantidades, o que facilita o preparo e ajuda a economizar. O ideal é calcular 2 porções de sobremesas por pessoa, caso sejam servidas individualmente. Se forem sobremesas de travessa, como pavê, bolos ou tortas, calcule cerca de 2 fatias ou 160 g por pessoa.

Desta maneira, fica muito fácil se organizar para preparar a sua ceia de Natal para toda a família. Vai dar certo!

Veja também:

Por Luíza Fernandes

Atualizado em 23 Dez 2024.