A América do Sul, conhecida por suas paisagens exuberantes, rica cultura e sabores únicos, também se destaca pelas bebidas que encantam tanto os locais quanto visitantes de todo o mundo.
O TasteAtlas, um guia mundial de comidas e bebidas tradicionais, divulgou recentemente sua lista das melhores bebidas da região, rankeando desde fermentados antigos até destilados sofisticados.
Conforme afirma o Estadão, a Colômbia e Chile aparecem em destaque na seleção das melhores bebidas sul-americanas, com seus representantes figurando entre os mais bem avaliados pelos usuários da plataforma.
No topo do ranking, a Lulada, bebida colombiana feita com lulo, uma fruta cítrica, lidera a preferência. Logo em seguida, outra criação da Colômbia, o Cholado, mistura refrescante de frutas e gelo raspado, garantiu a segunda posição.
O Chile, por sua vez, completa o top 3 com o Melão com Vinho, uma combinação de vinho branco servido dentro de um melão fresco, que conquistou o terceiro lugar.
Embora o Brasil não tenha figurado entre os dez primeiros, o país teve forte presença na lista geral, com 17 menções entre as 100 bebidas citadas. A icônica Caipirinha, por exemplo, é uma das mais lembradas, ao lado de outras como a Batidinha, a refrescante Limonada Suíça, o doce Bombeirinho, e o exótico Macunaíma.
Confira o top 10 de melhores bebidas da América do Sul:
- Lulada, Colômbia
- Cholado, Colômbia
- Melão com Vinho, Chile
- Papelão com Limão, Venezuela
- Malbec Argentina, Argentina
- Carmenère (Chile), Chile
- Guarapo, Colômbia
- Cola de Mono, Chile
- Leite com Plátano, Chile
- Colada Morada, Equador
A diversidade de bebidas da América do Sul reflete a riqueza cultural e geográfica da região. Ao visitar qualquer país sul-americano, uma coisa é certa: há sempre uma bebida especial esperando para ser descoberta.
Por Gabrielly Bento
Atualizado em 8 Out 2024.