Guia da Semana

A América do Sul, conhecida por suas paisagens exuberantes, rica cultura e sabores únicos, também se destaca pelas bebidas que encantam tanto os locais quanto visitantes de todo o mundo.

O TasteAtlas, um guia mundial de comidas e bebidas tradicionais, divulgou recentemente sua lista das melhores bebidas da região, rankeando desde fermentados antigos até destilados sofisticados.

Conforme afirma o Estadão, a Colômbia e Chile aparecem em destaque na seleção das melhores bebidas sul-americanas, com seus representantes figurando entre os mais bem avaliados pelos usuários da plataforma.

No topo do ranking, a Lulada, bebida colombiana feita com lulo, uma fruta cítrica, lidera a preferência. Logo em seguida, outra criação da Colômbia, o Cholado, mistura refrescante de frutas e gelo raspado, garantiu a segunda posição.

O Chile, por sua vez, completa o top 3 com o Melão com Vinho, uma combinação de vinho branco servido dentro de um melão fresco, que conquistou o terceiro lugar.

Embora o Brasil não tenha figurado entre os dez primeiros, o país teve forte presença na lista geral, com 17 menções entre as 100 bebidas citadas. A icônica Caipirinha, por exemplo, é uma das mais lembradas, ao lado de outras como a Batidinha, a refrescante Limonada Suíça, o doce Bombeirinho, e o exótico Macunaíma.

Confira o top 10 de melhores bebidas da América do Sul:

  1. Lulada, Colômbia
  2. Cholado, Colômbia
  3. Melão com Vinho, Chile
  4. Papelão com Limão, Venezuela
  5. Malbec Argentina, Argentina
  6. Carmenère (Chile), Chile
  7. Guarapo, Colômbia
  8. Cola de Mono, Chile
  9. Leite com Plátano, Chile
  10. Colada Morada, Equador

A diversidade de bebidas da América do Sul reflete a riqueza cultural e geográfica da região. Ao visitar qualquer país sul-americano, uma coisa é certa: há sempre uma bebida especial esperando para ser descoberta.

Por Gabrielly Bento

Atualizado em 8 Out 2024.