Guia da Semana

O TasteAtlas, guia global de culinária que cataloga as especiarias de cada região do mundo, classificou os alimentos brasileiros mais amados pelo mundo e o resultado trouxe especiarias deliciosas e exclusivas do país.

Os sabores do Brasil conquistaram não só o paladar nacional, onde já fazem sucesso, como também o dos estrangeiros. Confira o ranking abaixo:

1. Tapioca

Em 1º lugar em popularidade, a tapioca ganhou a nota de 4 estrelas no site. “O cultivo da planta da mandioca se espalhou pelo mundo, principalmente na África e na América do Sul, onde se tornou um alimento básico”, diz o TasteAtlas, em tradução livre.

2. Pirarucu

O peixe de água doce ganhou o 2º lugar, com nota 4.1. “Este peixe em forma de torpedo, que respira ar, é amplamente conhecido por sua carne firme, branca e suculenta, com um sabor delicadamente suave e delicioso, tornando-o uma iguaria gourmet”.

3. Bagas de Açaí

As bagas de açaí ficaram na 3ª posição, com avaliação de 4.3. “Na região amazônica, onde são um alimento básico há séculos, as bagas de açaí são consumidas batidas em polpa. O sabor é descrito como uma combinação de chocolate e frutas vermelhas”, descreve o TasteAtlas.

4. Mandioca

A Mandioca levou o 4º lugar, também avaliada em 4.3 estrelas. “É amplamente cultivada em toda a América Latina e no Caribe, e é frequentemente elogiada por sua raiz tuberosa comestível e rica em amido, que é uma ótima fonte de carboidratos”.

5. Guaraná

E, por fim, no quinto lugar, a planta popular da região norte do Brasil, com nota 4.1. “O nome da planta vem da tribo Guarani que vive no Brasil. A tribo acredita que o guaraná tem propriedades mágicas e que é uma cura para muitos problemas intestinais”, conta a plataforma.

Como funciona o TasteAtlas?

De acordo com o Paladar, o TasteAtlas é um guia online interativo dedicado à comida tradicional, bebidas locais e restaurantes autênticos ao redor do mundo.

A avaliação no guia é feita com base em opiniões e avaliações de usuários, críticos e especialistas em gastronomia, focando na autenticidade, qualidade dos ingredientes e experiência culinária geral para determinar as melhores recomendações gastronômicas globais.

Por Giulia Frazão

Atualizado em 19 Set 2024.