O TasteAtlas, guia global de culinária que cataloga as especiarias de cada região do mundo, classificou os pratos brasileiros mais amados pelo mundo e o resultado trouxe especiarias deliciosas e exclusivas do país.
Os sabores do Brasil conquistaram não só o paladar nacional, onde já fazem sucesso, como também o dos estrangeiros. Confira o ranking abaixo:
1. Churrasco
Em 1º lugar em popularidade, o churrasco ganhou a nota de 4,6 estrelas no site. O prato é descrito pela plataforma como "pedaços suculentos, fatias, bifes e costeletas de carne bovina, vitela, cordeiro, porco e frango colocados em grandes espetos e grelhados em fogo de lenha".
2. Picanha
Apesar de ter uma classificação maior (4,7), a picanha ganhou o 2º lugar em popularidade. "Picanha é um corte fresco de carne bovina que é especialmente popular e muito valorizado no Brasil. Nos EUA, é chamado de sirloin cap, e no Reino Unido, é conhecido como rump cap. A picanha fica situada na parte de trás do animal, acima do bumbum, onde fica sobre uma capa de gordura", descreve o site.
3. Feijoada
Na 3ª posição, ficou a famosa feijoada, com nota de 4,3 estrelas. "Feijoada ou feijoada completa é o prato nacional do Brasil, um ensopado farto com carne de porco e feijão preto. O prato é consumido em todo o país, e cada família no Brasil tem sua própria receita especial", diz o TasteAtlas.
4. Escondidinho
O escondidinho foi classificado em 4,5 estrelas, em 4º lugar em popularidade. "Escondidinho é uma caçarola tradicional brasileira. Pode ser feita com uma variedade de ingredientes – carne bovina, frango, peixe, porco ou camarão. O original é chamado escondidinho de carne seca, feito com uma combinação de carne seca e salgada e purê de batatas".
5. Moqueca
Por fim, levando a 5ª posição dos pratos brasileiros mais amados pelo mundo, a Moqueca foi avaliada também em 4,5 estrelas. "É um ensopado de frutos do mar com uma base de óleo de palma e leite de coco ou azeite de oliva, combinado com peixe ou camarão (ou ambos). O prato é cozido em panelas de barro tradicionais junto com vegetais e ervas frescas, e é tradicionalmente servido com arroz", aponta a plataforma.
Por Giulia Frazão
Atualizado em 23 Set 2024.