Os jogos de estratégia em tempo real, conhecidos também como RTS, andam um bocadinho sumidos nos últimos tempos. Porém, a Digital Sun e a Hooded Horse lançaram Cataclismo em Acesso Antecipado, disponível para PC, via Steam. O título tenta mesclar gêneros, com estratégia em tempo real, construção, tower defense, gestão de recursos e um pouquinho de ação com vista isométrica. No entanto, os jogadores e jogadoras devem estar curiosos: afinal de contas, a ideia, que soa como muito audaciosa, funciona? Ou o jogo é complexo ao ponto de nos confundir? Essas e outras questões serão trazidas aqui nesta preview. Vem ver!
Uma história interessante
Em Cataclismo, jogamos com os poucos sobreviventes ocorrido após o evento de mesmo nome, que corrompeu o mundo em sombras, com o objetivo de dizimar toda a humanidade. Por conta disso, teremos de lutar contra diversas hordas de Horrores, monstros que surgem da escuridão em busca de destruir as bases humanas. Por conta disso, a questão dos horários do dia é essencial para os jogadores. Durante o dia, é possível explorar os mapas em busca de recursos e outros benefícios. Contudo, pela noite, as defesas devem estar de prontidão, já que os inimigos decidem que essa é a hora de atacar, aproveitando-se da penumbra noturna.
Com uma campanha narrativa interessante, que apresenta diversos personagens e, gradativamente, novas construções e tecnologias, Cataclismo traz desafios divertidos e desafiadores na medida certa. Portanto, ela é focada na personagem Iris, que lidera os últimos humanos neste mundo caótico. Desta forma, vamos preparando defesas e estruturas complexas para segurar os inimigos, misturando estratégia em tempo real, tower defense, gerenciamento de recursos e construção de bases. E o mais interessante disso, é que tudo se liga a proposta da narrativa, em que temos de lidar com limitações de um mundo caído em escuridão.
Desta forma, a Campanha disponível em Cataclismo, que não está totalmente concluída, já é um excelente ponto de partida para os jogadores, que podem aprender a dominar gradativamente as mecânicas do jogo, bem como os mais variados tipos de construção, unidades e recursos. Neste ponto, o jogo se destaca bastante. Mas ainda há muito a ser dito…
Jogabilidade totalmente única
Como eu disse anteriormente, Cataclismo mescla diferentes gêneros em um único jogo. E, sinceramente, isso é extremamente prazeroso. Como um grande fã de estratégia e defesa de torres, achei a proposta do jogo sensacional. E isso se confirmou ao começar a jogar a campanha. Ir aprendendo as dinâmicas, driblar diferentes percalços trazidos pelos mapas e lutar contra diversos inimigos nunca foi tão legal. Sendo assim, posso dizer que Cataclismo foi uma grandiosa surpresa neste ano – e o jogo ainda está em Acesso Antecipado… Ou seja, ao que tudo indica, no lançamento da versão final, esse jogo estará incrível.
Portanto, a ideia de como soa Cataclismo é, basicamente, um jogo meio LEGO, meio tower defense, meio construtor de cidades e muito RTS. Porém, além da Campanha, existem outros dois modos ainda mais desafiadores, feitos para aqueles jogadores que gostam de verdadeiros desafios. São eles: Skirmish e Endless, que proporcionam uma experiência completa e cheia de desafios, com ataques em ondas e provações cada vez maiores. Por fim, para os jogadores que adoram criar coisas novas, o Cataclismo também tem um satisfatório modo Sandbox, que nos deixa totalmente livres para usar a criatividade e testá-la contra os inimigos.
Além disso, vale ressaltar a presença do Steam Workshop e um editor de níveis e conquistas, mostra o compromisso da Digital Sun em oferecer uma experiência bem completa, mesmo em Acesso Antecipado. Aliás, o jogo está bem redondinho, não entendi ainda o motivo de não ter sido lançado, mas acontece. Aliás, vale ressaltar que tive poucos bugs durante a jogabilidade, como missões que não davam prosseguimento, e eu precisava recarregar o jogo salvo, telas de carregamento que congelavam ou alguns problemas na câmera do jogo, que travava atrás de alguns pontos mais altos.
Fora isso, a jogabilidade em si não teve problema algum. Desta forma, posso afirmar que Cataclismo já se apresenta para nós como um jogo surpreendentemente polido e bem feito, sendo uma grata surpresa.
Gráficos e outros detalhes
O estilo visual de Cataclismo é bem bacana, com gráficos bonitos, mas simples, sendo totalmente condizente com a proposta. Além disso, o jogo traz personagens interessantes e tudo o que um jogo desta mistura de gênero deveria ter, com gráficos 3D diferenciados, mesclados com desenhos em 2D nos menus, ressaltando as unidades e personagens como Iris, que traz consigo algumas habilidades especiais muio úteis, que podem ser desenvolvidas em uma ampla árvore de habilidades e aprimoramentos. O modo de construção do jogo é fácil e muito prático, nos disponibilizando uma série de estruturas feitas de materiais distintos – e cada vez mais resistentes aos inimigos.
Já a dublagem, que é em inglês, é bacana, assim como algumas cutscenes. Mas esses detalhes meio que acabam passando batido, já que a parte mais intensa do jogo mesmo fica por conta da jogabilidade. Felizmente, o título é legendado para nossa língua, algo que facilita a compreensão dos diálogos e também de todas as mecânicas do game, que não é nada difícil de se dominar, sendo uma ótima forma de extravasarmos nossa criatividade ao criar enormes fortificações.
O que esperar de Cataclismo?
Como eu disse mais acima, Cataclismo poderia facilmente ter sido lançado como um título completo, devido a sua qualidade altíssima. Porém, por ainda estar na fase de Acesso Antecipado, minha expectativa está muito grande. Afinal, quero saber quais são as novidades que a Digital Sun nos reserva, já que o título apresentou uma série de inovações interessantes. Com poucos bugs e muitas possibilidades de jogo, Cataclismo é uma excelente pedida para quem gosta de jogos desafiadores, que nos forçam a raciocinar e a criar diversas estratégias, exercendo toda a nossa criatividade. Sendo fã ou não de RTS ou tower defense, vale a pena dar uma chance para este título único, que chegou de mansinho.
Portanto, vale a pena demais comprar o jogo durante o Acesso Antecipado. Afinal de contas, ele deverá chegar em um preço maior em sua versão final, uma prática tradicional das publishers. Enfim, se eu não esperava nada deste jogo, agora, após ter jogado, estou extremamente ansioso para ver o que o futuro reserva. Desta forma, indico tranquilamente Cataclismo para todas e todos.
*Review elaborada em um PC equipado com uma RTX, com código fornecido pela Hooded Horse.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Álvaro Saluan, Pizza Fria
Atualizado em 1 Set 2024.