A cada nova temporada da NFL, a Electronic Arts nos apresenta uma nova edição do EA SPORTS Madden NFL 25. Lançado para Xbox Series X|S, PlayStation 5, Xbox One, PlayStation 4 e PC, via EA app, Steam e Epic Games Store, o game promete uma série de atualizações e melhorias, buscando oferecer aos jogadores uma incrível e imersível experiência de futebol americano. Contudo, jogos lançados anualmente causam certo receio nos jogadores, e o público da EA sabe bem disso, sobretudo por não adotarem lá grandes mudanças. Diante disso, analisarei o jogo e, sobretudo, se realmente as melhorias anunciadas fazem efeito, mudando o cenário dentro de campo.
As mudanças após o kickoff
A Electronic Arts prometeu algumas mudanças no EA SPORTS Madden NFL 25. Dentre elas, destaca-se o BOOM Tech, um sistema dinâmico de tackles baseado em física e no Hit Stick reprojetado. Assim, a ideia do BOOM Tech é a de proporcionar um nível elevado de controle sobre quem estiver com a posse de bola, além da defesa, aprimorando a dinâmica dos tackles. Neste ponto, é interessante perceber sim algumas melhorias em animações, na dinâmica de impacto e até mesmo no realismo obtido. Contudo, não foi nada absurdamente crucial para mudar o jogo, sendo mais uma adição muito bem-vinda, assim como o FieldSENSE, lançado nas edições anteriores, ligeiramente aprimorado em 2025.
Fora isso, EA SPORTS Madden NFL 25 segue a mesma tônica dos anteriores. Porém, apresenta pequenas melhorias gráficas e animações renovadas, bem como adiciona duas novas equipes de comentaristas, com Mike Tirico & Greg Olsen e Kate Scott & Brock Huard, mantendo a anterior no seu time de narração. No quesito imersão, a transmissão simulada do jogo conta com novas montagens, ângulos de câmera e áudio imersivo. E tudo isso aprimora a experiência visual e sonora para os fãs do esporte.
Agora, uma novidade que percebi e senti diferença na jogabilidade do Madden NFL 25, foi a inclusão de mais de 900 novas jogadas, mecânicas de habilidades aprimoradas para portadores de bola, receptores e defensores. Ao escolher as táticas de ataque e defesa, novas possibilidades surgiram, aumentando ainda mais o leque dos quarterbacks. Além disso, o jogo também adotou o novo sistema de kickoff híbrido da NFL, que transformou um bocado a dinâmica do kicker. Aliás, achei que a barra de chute ficou um pouco estranha. Não entendo o motivo de mexerem nisso, mas achei totalmente desnecessário. Era muito melhor manter o padrão anterior. Mas a EA adora fazer isso…
De uma forma geral, a jogabilidade segue o padrão dos anos anteriores, com algumas mudanças visuais a mais. Assim, as transformações propostas podem soar como muito sutis, sobretudo para quem não está habituado ao jogo. Porém, a dinâmica de impactos de Madden NFL 25 foi bem aprimorada além da transmissão e até mesmo as animações das partidas estarem mais realistas. Quanto ao gráfico, mudou pouco também, mas para melhor. Sobre a adição dos narradores, eu particularmente gostava dos anteriores, mas não achei de todo ruim. Aliás, a EA está ativamente interessada em adicionar mulheres em seus jogos, algo presente também nas outras franquias, o que acho uma medida bem positiva.
Melhorias nos modos de jogo
EA SPORTS Madden NFL 25 traz diversos modos. De partidas rápidas para jogar contra os amigos, até um renovado modo Franchise, teremos uma infinidade de possibilidades de explorar o jogo. O modo Franchise, por exemplo, está oferecendo uma experiência ainda mais detalhada durante o Draft da NFL, com um Franchise Central redesenhado. E isso fica ainda mais claro com os visuais mais “simplificados”, nos permitindo conhecer gradativamente o Draft e todo o universo de uma franquia da NFL. É claro, tem as suas limitações, mas é interessante para conhecer mais das dinâmicas da competição e das contratações. Aliás, as animações deste modo estão melhores.
Já no modo Superstar, podemos personalizar nossos avatares com novos elementos, podendo escolher diferentes posições além de quarterback. Assim, temos a possibilidade ser draftados por algum time da NFL, nos mostrando em diferentes minigames, em busca de conseguir uma boa pontuação. Além disso, é possível disputar o campeonato contra a máquina, fazendo treinamentos, dando entrevistas, participar de eventos ao vivo, ou em partidas 3×3. E aqui temos agora um pouquinho mais de variedade na customização, algo que fez falta no ano passado. Os jogadores estão visivelmente mais bem construídos, deixando aquele aspecto genérico para trás.
Por último, mas não menos importante, temos também aqui a parte mais querida da EA, o Ultimate Team. O modo das “cartinhas” traz novas opções de personalização e muitos desafios, algo que particularmente me chama a atenção, sobretudo por ter uma baita dificuldade em encontrar adversários locais nas disputas online, um problema comum em todas as versões do jogo. Contudo, nem por isso deixo de cumprir os vários desafios e montar meu time, mesmo que seja só para distrair a cabeça. Afinal, como fã do esporte, fico tempos sem poder apreciá-lo, já que a temporada dura apenas quatro meses.
Vale ressaltar que este modo ainda promete trazer mais conteúdo do que nos anos anteriores, A ideia da EA para o Madden NFL 25 é trazer oito temporadas que incluirão momentos históricos, jogadores cultuados, dentre outras possibilidades como Time do Ano, melhores draftados, e por aí vai. A meu ver, este acaba sendo um ponto positivo apresentado pelo Ultimate Team, que traz bons desafios e memórias incríveis desta competição. No entanto, temos também aquele ponto de ser um jogo meio pay to win para quem compete.
Neste aspecto, EA SPORTS Madden NFL 25 traz algumas melhorias, é claro, além de manter seus tutoriais explicativos, essenciais para os novatos. Todavia, a tônica segue sendo a mesma, não tendo lá uma mudança radical em seus modos. As animações estão mais imersivas e tal, mas, fora isso, tudo segue bem similar. Não que isso seja ruim, claro. Afinal, a EA está sem concorrência neste campo e, além disso, não vem fazendo feio. Poderia ser melhor? Claro! Mas sabemos como as coisas funcionam no mundo dos games.
Vale a pena jogar EA SPORTS Madden NFL 25?
EA SPORTS Madden NFL 25 teve algumas melhorias desde sua edição anterior, destacando aqui a questão gráfica e o sistema BOOM Tech, que melhorou bastante nas colisões durante a partida. No entanto, torna-se necessário ressaltar que, em alguns momentos, o jogo traz um ou outro bug, bem como uma reação esquisita de um jogador ao percorrer sua rota. Em alguns casos, que foram poucos, eles saíram radicalmente do percurso, escondendo-se atrás da defesa, atrapalhando demais nas jogadas. Fora isso, a EA conseguiu manter um bom nível de jogo e, ainda por cima, adicionar pontos interessantes nele. Para os fãs mais apaixonados, fica o gostinho de quero mais, mesmo sem saber muito bem o que se quer.
Contudo, confesso que fiquei agradado com o resultado de EA SPORTS Madden NFL 25, analisando também o aspecto imersivo do jogo, que ganhou uma nova roupagem, com transmissões variadas, animações renovadas, novos narradores e gráficos mais realistas, mostrando um bom potencial de onde essa nova geração pode chegar. Soma-se isso a uma nova variedade de jogadas, times atualizados e todas as emoções que só esse esporte pode promover. Está tudo perfeito? Não, mas já é um ótimo começo. Ou melhor, continuação. Por fim, espero que a EA coloque uma legenda para português brasileiro e, além disso, siga renovando a franquia. Acho que não é pedir demais…
Fora isso, gostaria de deixar uma mensagem para os novatos que ficam receosos em começar o jogo, sobretudo pela infinidade de botões e jogadas que ele apresenta. Faça os tutoriais, entenda o que se passa em cada jogada. Treine no modo Ultimate Team cumprindo tarefas e, assim, você conseguirá entender melhor o que se passa. Sei que a modalidade não é tão convidativa a nós, brasileiros. Mas, se você quiser tentar, esse é o melhor caminho — e foi este que escolhi desde a edição de 2018 ou 2019, que me ajudou muito a aprender o jogo e todas as suas mecânicas. Porém, por R$ 299,00, vale a pena esperar uma promoção, né!?
*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela Electronic Arts.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Álvaro Saluan, Pizza Fria
Atualizado em 9 Set 2024.