METAL SLUG ATTACK RELOADED é um jogo de tower defense, originalmente lançado para dispositivos móveis no ano de 2016, desenvolvido e publicado pela SNK CORPORATION. Nele, somos convidados à montar baralhos fortíssimos com mais de 300 personagens da série, enquanto defendemos nossa base e acompanhamos as presepadas de Marco e companhia.
E aí, será que vale a pena conferir essa versão aprimorada? É o que veremos agora, em mais uma análise explosiva do Pizza Fria!
Passinho para frente, passinho para trás
Metal Slug, leitores e leitoras. Que joguinho mais agradável, e quantas lembranças tenho com ele. Primeiro, de ser uma das minhas primeiras fontes de falência, e perda de moedinhas, da vida. De fato, tentar terminar o dito cujo nos arcades, menino que eu era, se mostrava uma tarefa muito mais árdua do que meus rasos bolsinhos conseguiam aguentar.
Logo após, no entanto, os títulos começaram a chegar aos consoles. Lembro de perder muito tempo de minha vida com os dois primeiros títulos, e incontáveis créditos imaginários, mas nunca me arrependi. Por isso que eu, fã confesso da parada, fiquei intrigado quando descobri a existência de METAL SLUG ATTACK RELOADED. Primeiro, por ser mais um slug para minha coleção. Segundo, por não me lembrar de tê-lo jogado.
Admito que não sou tão aficionado por jogos móveis, caros amigos e amigas. Além de não rodarem em meu 3310 (usado para comunicação e proteção improvisada), o excesso de aleatoriedade e microtransações acaba por me espantar desse lado da indústria. Felizmente, nosso título de hoje transporta o original com todo conteúdo incluso no pacote, finalmente permitindo que caretas como eu possam apreciá-lo. Dito isto, vamos nessa.
História
METAL SLUG ATTACK RELOADED conta a história do universo Metal Slug de maneira bem interessante, tomando como base os diversos exércitos que se enfrentam nos jogos principais da série. Portanto, podemos ver toda a jornada de Marco, Tarma, Eri e Fio ou, até, como o general malvadão e seu amigo careca da metralhadora conseguiram conquistar um exército tão grande.
O modo another story, bastante divulgado nos materiais promocionais, aprofunda ainda mais os aspectos narrativos da franquia ao permitir acompanhar diversos personagens e suas maluquices, indo desde os heróis até o povo de Marte. Além disso, diversos personagens, com diferentes níveis de importância para o todo, dão as caras e se fazem conhecer.
Ainda que tudo seja exposto por texto corrido, com algumas imagens de fundo e personagem, eu achei muito legal ter tanta variedade e riqueza de narrativas e detalhes. Dada sua construção, METAL SLUG ATTACK RELOADED consegue explorar a lore e o universo de uma forma que os títulos originais não conseguiam, e que sempre achei um desperdício. Afinal, a galera do mundo Metal Slug é muito engraçada e avacalhada, e conseguem nos tirar boas risadas sem muito esforço.
Jogabilidade
Antes de mais nada, METAL SLUG ATTACK RELOADED é um jogo de tower defense. E o que seria isso, vocês me perguntam? Bem, segundo meus tomos antigos, esse gênero é aquele no qual precisamos defender nossa base (ou qualquer coisa parecida) ao mesmo tempo em que tentamos arrebentar com a do inimigo. Fazemos isso, geralmente, através da liberação de unidades através do uso de algum recurso qualquer, enquanto observamos aliados e inimigos andarem em direção um ao outro ao longo de rotas pré-definidas.
No caso de nosso bonitão de hoje, tanto a base aliada quando inimiga fica em um plano 2D, com todas as unidades se movendo de uma ponta da tela até a outra. O jogador pode escolher qual delas lançar através das cartinhas que temos (pagando o custo de AP necessário), quando usar poderes especiais, quando sacrificar nosso AP para obter um limite maior e quando utilizar uma habilidade especial. Fora isso, todas as unidades andam e atacam de acordo com suas próprias habilidades e características. Confuso? Deixe explicar melhor.
METAL SLUG ATTACK RELOADED representa suas unidades através de cartas, que podem ser obtidas através de um tipo de roleta que nos dá resultados aleatórios. Cada carta pertence à um exército, e pode ser melhorada tanto em níveis quanto com equipamentos que liberam habilidades únicas. Cada uma tem um custo em AP para ser colocada em jogo, e precisamos ficar ligados para pensar se vale a pena gastar o AP em uma unidade ou guardar para outra mais forte. Cada fase necessita de uma estratégia em específico. Ou, se quisermos, podemos deixar o gameplay no modo automático e apenas aproveitar a ação.
Cada unidade tem seu especial, um golpe forte que pode ser usado quando uma barrinha se completa. Temos uma variedade muito grande, e é bem divertido montar nosso deck com bonecos que se completam e desempenham funções mais específicas. Contando que temos mais de 300 diferentes, posso dizer que o jogador possui bastante liberdade para montar um exército do seu jeitinho.
METAL SLUG ATTACK RELOADED trabalha com um sistema de níveis, no qual cada carta pode ter um nível máximo igual aquele do perfil do jogador. Logo, um jogador level 30 pode ter cartas com no máximo esse nível. Esse sistema é legal em tese, mas acaba por causar boa parte dos problemas que encontrei com o jogo, sendo sincero.
Um dos maiores problemas do título é a quantidade de grind, de repetição, que o jogador precisa passar. Muitas fases são mais difíceis do que deveriam, necessitando de repetir as mesmas fases várias vezes para subir de níveis, conseguir mais tropas e itens, e por aí vai. É um tanto quanto frustrante, e me parece um resquício das raízes de títulos para celulares.
Além disso, METAL SLUG ATTACK RELOADED não tem muitas facilidades ou melhorias de qualidade de vida. Por exemplo, não podemos subir o níveis de várias tropas ao mesmo tempo, precisa ser individual. Da mesma forma, não podemos girar diversas roletas. Isso gera um marasmo tremendo, e acaba tirando a diversão de construir nossos decks e montar as estratégias.
Sons e Visuais
METAL SLUG ATTACK RELOADED entrega todo charme dos jogos, com sprites bem animadas e modeladas, além de um monte de referência de todos os títulos da série. Eu fiquei maravilhado, e admito que meu apreço pela saga como um todo me permitiu aproveitar ainda mais algo que, por si só, já é muito bem feito e caprichado. Além disso, as expressões na cara dos bonecos nos diversos momentos de treta são impagáveis.
A trilha sonora também ficou caprichada, com músicas que capturam diversos jogos em essência ou, muitas vezes, sendo retiradas diretamente de clássicos como Metal Slug X e companhia limitada. Os efeitos sonoros, de explosões, gritos e risos maléficos, também ficaram açucarados.
Vale a pena comprar METAL SLUG ATTACK RELOADED?
É isso aí que está no título, amados e amadas. Será que METAL SLUG ATTACK RELOADED deu liga? Será que a transição dos celulares para consoles foi algo acertado, ou um desastre total? Bem, é hora de usarmos toda nossa vasta inteligência para lembrar do que falamos, elencar positivos, negativos e, enfim, bater o martelo sobre essa questão.
De positivo, METAL SLUG ATTACK RELOADED é bem divertido e viciante, com um ciclo de gameplay que prende. É legal montar os decks, temos muitas opções de bonecos com poderes diferentes e um modo história que vai deleitar qualquer fã da série. De fato, quase uma carta de amor para Metal Slug. De negativo, as raízes mobile do jogo ainda incomodam, com uma interface pesada, excesso de repetição e poucas funções de qualidade de vida.
No fim das contas, eu me diverti bastante com METAL SLUG ATTACK RELOADED. Ainda que tenha me frustrado em diversos momentos, com uma curva estranha de dificuldade e demora no aprimoramento de unidades por exemplo, ainda acredito que ele tenha conteúdo suficiente para agradar aqueles que sejam fãs de carteirinha (esses com mais facilidade) ou não. Se tower defense for sua praia, vale a pena conferir.
METAL SLUG ATTACK RELOADED foi lançado em junho deste ano para PC, via Steam, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch. METAL SLUG ATTACK, o game que deu origem ao novo título, chegou para Android e iOS em 2016.
*Review elaborada em um Nintendo Switch, com código fornecido pela SNK CORPORATION.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Matheus Jenevain, Pizza Fria
Atualizado em 5 Ago 2024.