Prince of Persia: The Lost Crown foi lançado em janeiro deste ano e rapidamente ganhou a atenção, não só dos fãs da franquia, como também daqueles que apreciam o gênero metroidvania. O sucesso fez a Ubisoft anunciar, pouco depois do lançamento uma expansão narrativa, chamada Mask of Darkness, com lançamento previsto para o dia 17 de setembro.
A convite da desenvolvedora, pudemos testar um trecho da expansão e conto para você agora tudo o que achei, em mais um preview exclusivo do Pizza Fria!
Desafios de plataforma!
O trecho compreendido na preview de Prince of Persia: The Lost Crown – Mask of Darkness foi uma das alas da nova região que chega na DLC, chamada de Palácio da Memória de Radjen. O trecho não é muito longo, e jogadores que terminaram a versão base não devem levar mais do que uma hora e meia para concluí-lo em sua totalidade, com alguma sobra.
O foco principal deste primeiro trecho da expansão são os desafios de plataforma. Com pouco envolvimento narrativo – já que são os documentos que contam trechos da história – o foco pensado pelos devs ficou na exploração do mapa e em oferecer mais desafios de habilidade e controle dos comandos do jogo. Seja pulando ou usando o dash aéreo, você vai passar boa parte do tempo mesclando essas técnicas com mecânicas de gameplay que marcaram o jogo base, como usar o arco para atirar e as espadas para aparar projéteis. E é isso.
Nesse primeiro momento, consegui resgatar minha “memória muscular” e tive uma experiência positiva em Mask of Darkness, mesmo com os desafios, e um modo geral, sendo mais complicados do que os do jogo base. Boa parte disso acontece porque suas habilidades e amuletos são nerfados quando você acessa a DLC. Não é possível, por exemplo, utilizar o pulo duplo. Os amuletos são todos perdidos, e só podemos usar aqueles que adquirimos na própria expansão. A explicação narrativa para isso é que estamos dentro da mente de Radjen, uma das Imortais que fazia a guarda real.
Gráficos e Sons
Acompanhando as novas mecânicas, Mask of Darkness traz novos inimigos, com um design que combina bem com aquilo que já tínhamos na versão base. Os desafios de plataforma são bem marcados com cores diferentes para indicar interações possíveis. No mais, é um ambiente bem construído, com gráficos bonitos, mas sem tantas cores vivas – parece ser essa a proposta da expansão.
A parte sonora da expansão manteve a qualidade da versão base, com novas linhas de diálogo bem dubladas em inglês. A tradução para o português do Brasil está presente e em alto nível.
Um ponto positivo é que minha preview foi produzida utilizando a versão de PC do jogo. Na review do jogo base, joguei no PlayStation 5. Utilizando o sistema de salvamento em nuvem, consegui continuar minha aventura exatamente onde havia terminado originalmente. No computador, o jogo suportou 4K a 120 FPS na maior parte do tempo, com leves quedas durante as transições de mapa. O ponto negativo que tive nesse primeiro trecho foram os crashes no aplicativo. Sei que é uma análise pré-lançamento, mas aconteceu mais de uma vez e precisei reiniciar ou mesmo refazer alguns desafios novamente, devido a erros no jogo. Tudo devidamente reportado para a Ubisoft.
O que esperar de Prince of Persia: The Lost Crown – Mask of Darkness?
Prince of Persia: The Lost Crown – Mask of Darkness parece seguir a linha de uma DLC focada em desafios de plataforma, e apesar de ser anunciada como uma expansão narrativa, me parece que este é um foco secundário. A história do jogo base é boa, mas a da expansão parece que chega apenas para concluir o ciclo dos Imortais, ainda que de forma leve. Até o momento, quase não houve interações em cutscenes ou mesmo diálogos. Como Sargon está no Palácio da Memória, é de se esperar que ele não converse com ninguém, e nem fale tanto sozinho.
Mask of Darkness chegará em Prince of Persia: The Lost Crown no dia 17 de setembro. Junto com o novo conteúdo, o game receberá a Complete Edition, que inclui o jogo base, a skin Immortals, o amuleto Prosperity bird, a skin Warrior Within, o guia digital de aventura, a DLC e duas novas skins para Sargon inspiradas em Prince of Persia: The Two Thrones.
O game está disponível para Ubisoft+, Nintendo Switch, PlayStation5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC, via Epic Games Store, Ubisoft Store e Steam.
*Preview elaborada em um PC equipado com uma RTX, com código fornecido pela Ubisoft.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Lucas Soares, Pizza Fria
Atualizado em 5 Set 2024.